Buscar

Filme Germinal - Resenha e respostas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ATIVIDADE AVALIATIVA DE DIREITO DO TRABALHO 
01- Descreva seu entendimento em relação aos conhecimentos de Direito Coletivo e o título do filme “Germinal”. (2,0)
Direito coletivo do trabalho é o segmento do direito do trabalho que trata das organizações de trabalhadores e patrões, das negociações coletivas, contratos coletivos, e da greve.
O filme Germinal trata exatamente das primeiras manifestações e organizações de trabalhadores em busca de seus direitos, na França do século XIX, em momento em que os trabalhadores exerciam suas atividades de modo perigoso, insalubre, expostos a risco iminente de morte por acidentes, em jornadas abusivas e com salários miseráveis. 
Quanto ao título do filme, “Germinal”, é uma referência ao verbo germinar, pois foi nessas condições realmente calamitosas para a classe trabalhadora que germinaram as primeiras iniciativas de organizações de trabalhadores com o objetivo de defender os direitos dos trabalhadores. Conforme as palavras do personagem principal do filme, Étienne Lantier, no encerramento do filme: “[...] aquela germinação depressa iria rebentar na terra”.
02- Quais são os personagens principais e seu papel na organização da greve dos trabalhadores? (1,5)
· Étienne Lantier - Organizador da greve. Personagem principal. Inspirou-se na Associação Internacional de Trabalhadores de Londres para idealizar a greve de Montsou. Planejava mudar a situação dos trabalhadores legalmente, dentro da lei. Acreditava na união dos trabalhadores como instrumento de força contra os abusos dos patrões. Idealizou a criação do fundo dos trabalhadores, o qual serviria como caixa de resistência. Defendia que a força estava na união dos trabalhadores, em número, quantidade, e não em atitudes de anarquia. Faz o primeiro ato parecido com uma assembleia, no meio da rua, solicitando que levantassem as mãos os trabalhadores que fossem favoráveis à greve. No dia seguinte inicia-se a greve. Após um mês de greve em Voreux, porém, percebendo que a continuidade do trabalho nas minas vizinhas atrapalhava os objetivos dos trabalhadores, acaba, lamentavelmente, cedendo à anarquia, e conduz os trabalhadores de Voreux para destruírem a mina de Jean Bart, que continuava funcionando em meio à greve.
· Toussaint Maheu - o pai de família, adere aos ideais de sindicais de Étienne. É persuadido pelo secretário geral a não participar das organizações dos trabalhadores. Mas quando inicia-se a greve compõe a delegação dos trabalhadores sendo eleito pelos seus pares para fazer a negociação com o patrão, sendo ele quem se dirige diretamente ao patrão expondo as razões dos grevistas. Acaba sendo fatalmente assassinado em um dos confrontos com as minas.
· Vincent Maheu dit Bonnemort (pai de toussaint) - sem papel relevante na greve, trabalhou nas minas desde os 8 anos, estando aos 58 ainda trabalhando.
· Catherine Maheu - filha de Toussaint, não coopera com a greve, pois prioriza suas necessidades financeiras bem como as de sua família, está sempre se dispondo a trabalhar, mesmo durante a greve.
· Chaval - companheiro de Catherine. Após acusado pelos grevistas de Voreux de ser um traidor por continuar trabalhando, durante a greve, na mina vizinha de Jean Bart, é persuadido a iniciar a greve em Jean Bart. Em Jean Bart incita os operários a entrarem de greve, contudo, é comprado por seus patrões em troca de uma promoção para capataz, e desiste da greve, provocando o repúdio de seus pares.
· Souvarine - anarquista, acusa Étienne de ser tolo e marxista, e que os ideais grevistas seriam inúteis. Alega que tão somente a anarquia poderia mudar para melhor a situação dos trabalhadores. Defendia destruir tudo para fazer nascer um novo mundo. Diante do fracasso da greve e de todos os esforços dos trabalhadores, pratica conduta criminosa, destruindo a mina de Voreux por meio do alagamento e desabamento, ao afrouxar as estruturas de contenção da água, provocando a morte de operários.
· Rasseneur - dono da pensão - bar, defendeu que a greve seria ruim para ambas as partes, para a companhia e para os mineiros [min 56:11 do filme], e defendeu que os operários fizessem um acordo com a companhia. Defendeu que antes de fazer uma greve era necessário filiar todos os mineiros da região na Associação dos Trabalhadores [min 56:43 do filme].
· Philippe Hennebeau (Diretor da Mina) - tenta impedir a greve dos mineiros.
· Maigrat (comerciante inescrupuloso) - sem papel na greve, retinha a venda de alimentos em troca de favores sexuais das mulheres desesperadas.
03- Quais serviços essenciais foram destaques no filme, comparando com a nossa Lei da Greve atual? (1,5)
O próprio trabalho dos grevistas em si é uma atividade essencial, pois eram mineiros, responsáveis pela produção de combustível (carvão mineral), atividade essencial na atual lei de greve brasileira (art. 10º, inciso I).
Porém, quanto à manutenção de serviços essenciais durante a greve, o único serviço essencial que vi ser respeitado no filme foi o de alimentação dos animais, no minuto 1h55min do filme, que foi autorizado ao senhor Vincent Maheu dit Bonnemort, para alimentar os cavalos. Também continuou havendo atendimento do médico mesmo durante a greve, que chega tarde demais para socorrer a filha morta de Toussaint. Também continuou a comercialização de alimentos, mas essa era feita na cidade, e não nas minas em si, então não tem relação com a greve.
04- Faça uma relação do salário produção pago no filme aos trabalhadores, correlacionando com os cortadores de cana na velha e nova atualidade? (1,5)
Os trabalhadores recebiam 30 cêntimos por dia inteiro de trabalho. 
Era pago 50 cêntimos por vagoneta de carvão cheia, que depois foi baixado para 40 cêntimos por vagoneta (a partir de 1º de outubro).
05- Demonstre seu conhecimento a respeito de receitas sindicais e comente o título da forma de contribuição citada no filme e para que a mesma foi estipulada entre os trabalhadores? (1,5)
Quanto à receita sindical estabelecida no filme, Etienne a chamava de “fundo” e “caixa de resistência”. Foi estipulada para manter as necessidades básicas dos trabalhadores durante o período de greve, porém foi recolhida em valor insuficiente.
06- De acordo com o filme, quais as condições de trabalho demonstradas? Cite alguns direitos da atualidade não respeitados pelos donos das fábricas. (2,0)
No filme, os trabalhadores eram submetidos a trabalhos forçados em minas de carvão, perigosos, insalubres, expostos permanentemente a risco iminente de morte por desmoronamentos ou alagamentos, sem a adoção de quaisquer medidas de segurança efetivas para a defesa da vida dos trabalhadores. 
Não bastassem essas condições precárias de trabalho, seus salários eram miseráveis e suas jornadas abusivas. Os trabalhadores expunham suas vidas a constante risco para tão somente ter o que comer. 
Direitos atuais não respeitados: 
-Trabalho de crianças;

Continue navegando