Buscar

O PAPEL DO ORIENTADOR EDUCACIONAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O PAPEL DO ORIENTADOR EDUCACIONAL
O trabalho de Orientação Educacional, passou por diversas etapas e transformações para se adaptar às mudanças e necessidades sociais. É importante que o orientador educacional conheça a realidade da escola e dos alunos, levando em consideração suas características e particularidades. 
De acordo com Pascoal, Honorato e Albuquerque (2008), o orientador educacional deve atender os alunos em suas necessidades, não se restringindo somente aos problemas disciplinares. Assim, é importante que o orientador trabalhe problemas atuais para que, através destes, desenvolva a consciência crítica do aluno. 
Também, está a cargo do orientador fazer um elo entre a situação escolar e a família, contribuindo para que os alunos aprendam de modo significativo, traçando metas, junto à família. 
É função do orientador também propiciar debates sobre temas relevantes no cotidiano dos alunos, professores e pais, com o objetivo de elevar o nível de cultura da comunidade em que estão inseridos.
Neste sentido, Carvalho (2010) salienta que o trabalho de um orientador se reveste de grande responsabilidade e importância. Embora não exista um código de ética elaborado especificamente para o Orientador Educacional, como todo profissional, ele deve ter sua atuação prática pautada em ética.
Segundo Grinspun, o orientador educacional deve ser um facilitador no processo educacional do aluno, orientando, mediando e auxiliando o mesmo em relação a todas as áreas de sua vida e seu convívio com o meio.
O principal papel da Orientação será ajudar o aluno na formação de uma cidadania crítica, e a escola, na organização e realização de seu projeto pedagógico. Isso significa ajudar nosso aluno ‘por inteiro’: com utopias, desejos e paixões. (...) a Orientação trabalha na escola em favor da cidadania, não criando um serviço de orientação para atender aos excluídos (...), mas para entendê-lo, através das relações que ocorrem (...) na instituição Escola. (GRINSPUN, 2002, p. 29).
De acordo com o embasamento teórico pesquisado, hoje a função do orientador escolar, vai além dos portões da escola, auxiliando no trabalho docente, fazendo um elo entre a escola e a comunidade escolar e apoiando os estudantes no seu processo de ensino e aprendizagem, além de atender suas necessidades de modo amplo. 
Nos dias atuais, o papel do orientador visa contribuir para a formação do indivíduo com um todo, não somente para orientar em casos sobre os comportamentos e atitudes de seus alunos, mas também para acolher, ouvir e auxiliar o aluno a compreender seu espaço dentro da escola e na sociedade.

Continue navegando