Buscar

Luckesi avaliação e verificação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AV1 - Atividade Contextualizada
UNINASSAU – Pedagogia - Polo: Campina Grande PB
Disciplina: Avaliação: Teoria e Prática - D1.20221.C
Professora: Priscila Maria Silva do Carmo - Tutor: Gabriel Prates Alves
Roberto Aires Cavalcante
Pedagogia
Como avaliar? Qual o verdadeiro objetivo de uma avaliação? Em nosso país ainda usamos muito apenas a avaliação classificatória baseada unicamente em notas, se o aluno conseguiu ótimo, se não conseguiu o professor apenas dá sequência ao conteúdo ou atividade. Na prática cotidiana da sala de aula, a avaliação é um grande desafio para os educadores, é preciso não só o estudo e aprofundamento do tema, mas a transformação de nossas condutas, no sentido de aprendermos a nos servir da avaliação como uma aliada na busca da qualidade e eficiência em nossas atividades educativas escolares. 
Luckesi nos leva a discutir sobre avaliação e verificação. Más afinal, o que praticamos na escola? A verificação investiga a verdade de alguma coisa, seu processo se dá pela observação, na verificação não existe uma cobrança expressa para que o aluno tire notas boas e significativas; diferente da verificação a avaliação atribui um valor quantitativo exigindo que o aluno alcance notas, metas, etc. Nesse contexto cabe ao professor três procedimentos: a medida de aproveitamento escolar, transformação da medida em notas ou conceitos e a utilização dos resultados verificados. Diante dessa situação a conclusão que Luckesi nos apresenta é que a maioria dos professores não sabe trabalhar com a avaliação, pois ele trabalha é com a aferição, ou seja, ele apenas mede o conhecimento do educando já que a verdadeira avaliação envolve todo um processo de diagnosticar e avaliar o aluno. 
No Estudo de Caso apresentado a Professora Tereza utiliza a avaliação formativa, já que compreende todas as atividades realizadas ao longo do processo de ensino e aprendizagem dos alunos, este tipo de avaliação está incorporado ao processo de ensinar da professora.
A avaliação formativa, que ocorre durante todo o processo educacional, busca diagnosticar as potencialidades do aluno e detectar problemas de aprendizagem e de ensino. Sua importância também é evidenciada em documentos e normas oficiais, a BNCC destaca que construir e aplicar procedimentos de avaliação formativa, que levem em conta os contextos e as condições de aprendizagem, são referências para melhorar o desempenho da escola, dos professores e dos alunos; a LBD, em seu Art. 24, também nos traz que a avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos são muito proveitosos.
Diante da situação exposta no Estudo de Caso e do que foi estudado na disciplina entendo que a Supervisora Pedagógica deve realizar um treinamento com os professores da instituição para conscientizá-los da importância dos processos avaliativos que visam mais do que apenas notas, é preciso que eles implementem processos que busquem avaliar os alunos como um todo; não é apenas "vender" um aluno com boas notas na escola e em futuros processos avaliativos como o ENEM, um verdadeiro e eficiente processo avaliativo mostrará o quanto o educando está preparado para a vida e o que a instituição pode fazer para auxiliá-lo.
Fontes de pesquisa:
Material didático da disciplina Avaliação: Teoria e Prática
Sítios:
LDB. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm . Acessado em 12 de junho de 2022.
BNCC. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ . Acessado em 12 de junho de 2022.