Buscar

Defesa 1

Prévia do material em texto

João foi contratado pela empresa B em 04-05-2000. Laborou até 10-02-2020, quando então pediu demissão pois passava por depressão e queria se dedicar a uma vida retirada no sítio que possuía. A rescisão foi devidamente homologada pelo sindicato e as verbas rescisórias foram pagas. Em 15-02-2022 ajuizou ação trabalhista contra a empresa B pedindo pagamento de adicional de transferência referente ao período de março de 2016 até a data da sua dispensa. Alega que foi transferido para laborar no parque fabril localizado na cidade vizinha, 5km mais distante que o local original de sua contratação. Pediu ainda condenação da empresa B ao fornecimento das guias de saque do FGTS, alegando que, por ter mais de 50 anos quando do pedido de desligamento, o saque lhe era de direito. Pede, por fim, pagamento de horas extras, alegando que laborava 9 horas diárias por três dias da semana.
Considerando que, entre João e a empresa B havia acordo de compensação semanal e que a empresa B foi sucedida em janeiro de 2016 pela empresa C, e que, de 2016 até o pedido de demissão, João esteve sob o comando desta, como advogado daquela, tome a medida cabível.
01 – Pra quem eu vou atuar nesse caso? Empresa B
02 – Qual a peça cabível nesse caso? Contestação
03 – Qual o endereçamento desta peça? Juízo que está apreciando a reclamação
04 – Qual fundamentação utilizarei nesta peça?
Preliminar
	A – peremptória – carência de ação – ilegitimidade passiva – empresa B foi sucedida pela empresa C, logo a empresa C é que deveria estar no polo passivo da ação.
	B – dilatória – não tem
Prejudicial de mérito
	A – prescrição: 	bienal – prazo de dois para ajuizar ação
				Quinquenal – todos os direitos pretérito anteriores a cinco anos do ajuizamento da ação sejam declarados prescritos.
 
	B – decadência – não tem
	C – compensação – não tem
Mérito
	A – adicional de transferência – defesa direta – NÃO DEVO O ADICIONAL, pois os requisitos para o pagamento do benefício não foram preenchidos - 25% salário – fato gerador é ser transferido de forma relevante (a ponto de trocar de domicílio) + de forma provisória.
	B – hora extra – defesa indireta – fazia hora extra mas havia acordo de compensação, logo, as horas trabalhadas além do normal eram convertidas em folga compensatória.
	C – saque do FGTS – defesa direta – NÃO DEVO AS GUIAS, porque pediu demissão. E a lei não prevê que o empregado com mais de 50 anos tem direito ao saque mesmo pedindo demissão injustificada.
5 – Qual pedido farei nesta peça?
A – preliminar seja acolhida e extinto o processo sem julgamento do mérito.
Ad cautelam, no mérito.
B – declare a prescrição bienal, quinquenal e julgue improcedente os pedidos + princípio da causalidade (custas, despesas, honorários etc).
EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA ...... VARA DO TRABALHO DE ......(não colocar comarca)
Processo n.....
Empresa B, pessoa jurídica de direito privado, regularmente inscrita no CNPJ sob o n...., com sede na Rua..., n..., cidade, estado, cep.... email...., neste ato representado por seu advogado, Dr...., inscrito na OAB sob o n...., com escritório na Rua..., n... cidade, estado, cep...., email....., onde, na forma do art. 77, V do CPC receberá intimações, vem, respeitosamente perante Vossa Excelência (V. Exa.,), na forma do art. 847 da CLT, apresentar sua 
CONTESTAÇÃO
em face da Reclamação Trabalhista que lhe move José, nacionalidade, estado civil, profissão, nascido em ...., portador do RG..., CPF...., residente na Rua.., n..., cidade, estado, cep....email...., já devidamente qualificado, pelos motivos de fato e de direito a seguir expostos.
DOS FATOS
Trata-se de ação trabalhista promovida pelo Reclamante em face da Reclamada pleiteando sua condenação ao pagamento de adicional de transferência, horas extras e saque do FGTS. No entanto, a demanda está fadada ao total insucesso, pois, além de demandar a pessoa errada a pretensão do Reclamante está fulminada pela prescrição, conforme será demonstrado abaixo.
Lógica aristotélica – silogismo
Premissa maior = lei
Premissa menor = fato
Conclusão = pedido
PRELIMINARMENTE 
tese de defesa processual
DA ILEGITIMIDADE PASSIVA DA RECLAMADA
Reza o art. ____ do CPC que, para ajuizar uma ação, é preciso ter interesse e legitimidade. (premissa maior = lei).
No caso em tela, a Reclamada foi adquirida pela empresa C no dia ....., de modo que, pela regra do art. ____ da CLT, houve sucessão trabalhista, fazendo, portanto, com que esta seja a responsável pelas supostas dívidas trabalhistas junto ao Reclamante. (premissa menor = fato).
Assim sendo, diante do exposto, tendo em vista que a Reclamada é parte ilegítima passiva, carece o Reclamante do direito de ação, de modo que, na forma do art. _____ do CPC, deverá este Juízo acolher a presente preliminar e extinguir o feito sem julgamento do mérito, condenando ainda o Reclamante ao pagamento das custas, despesas processuais e honorários advocatícios, na forma do art. _____ da CLT. (conclusão).
Reza o art. ____ do CPC que, para ajuizar uma ação, é preciso ter interesse e legitimidade. (premissa maior = lei). Tendo em vista que Reclamada foi sucedida pela empresa C no dia.... e que esta assumiu todo o passivo trabalhista, o Reclamante, portanto, está demandando parte ilegítima (premissa menor), de modo que, deverá este Juízo acolher a presente preliminar e extinguir o feito sem julgamento do mérito, na forma do art. _____ do CPC e condenar o Reclamante ao pagamento das custas, despesas processuais e honorários advocatícios, na forma do art. _____ da CLT. (conclusão).
Ad cautelam, caso este Juízo não acolha a preliminar supra, segue a Reclamada com sua defesa.
PREJUDICIAIS DE MÉRITO
PRESCRIÇÃO BIENAL
Reza o art. ____ da CF c.c art. ___ da CLT que o trabalhador tem o prazo de dois anos para ajuizar a demanda após o seu desligamento.
No caso em análise, o Reclamante se desligou em 10-02-2020 e ajuizou a ação no dia 15-02-2022, portanto, após o decurso do prazo bienal.
Assim sendo, diante do exposto, na forma do art. ____ do CPC requer seja declarada a prescrição nuclear e a consequente extinção do feito com julgamento do mérito, com a consequente condenação do Reclamante as custas, despesas e honorários advocatícios.
Reza o art. ___ da CF c.c art. ___ da CLT que o trabalhador tem o prazo de dois anos para ajuizar a ação trabalhista após a sua dispensa. No caso em tela, o reclamante ajuizou ação depois o prazo bienal esgotar-se. Assim sendo, requer a extinção do feito com julgamento do mérito, na forma do art. ____ do CPC.
PRESCRIÇÃO QUINQUENAL
Prevê o mesmo art. ___ da CF que o reclamante pode requerer os direitos trabalhistas pretéritos aos últimos cinco anos contados da data do ajuizamento da ação.
No caso em análise, o Reclamante laborou de 2000 à ...... de 2022. 
Tendo em vista que a ação foi ajuizada no dia 15-02-2022 requer sejam declarados prescritos todos os direitos anteriores a 15-02-2017, na forma do art. ____ do CPC.
DO MÉRITO
ADICIONAL DE HORA EXTRA
(defesa indireta – reconheceu-se a hora mas se alegou fato modificativo em seguida)
Conforme prevê o art. ___ da CF c.c art. _____ da CLT, aquele que laborar além da 8ª hora diária terá direito a receber o adicional de jornada extraordinária.
Contudo, prevê o art. ___ da CLT que é possível entre as partes convencionar a concessão de folga compensatória, através de acordo de compensação, acordo este que existia entre as partes.
Assim sendo, tendo em vista que a Reclamada já pago ao Reclamante pelas horas trabalhadas em forma de folga compensatória, não há outra saída senão julgar improcedente, na forma do art. _____ do CPC a presente pretensão.
ADICIONAL DE TRANSFERÊNCIA
Reza o art. ____ da CLT que, para o adicional de transferência ser devido é preciso que o trabalhador sofra uma alteração circunstancial objetiva relevante, ou seja, que o obreiro tenha que mudar seu domicílio, e ainda, de forma provisória.
No caso em análise, contudo, o Reclamante foi transferido para trabalhar a apenas 5km de distância dolocal original e ainda de forma definitiva, não preencho, portanto, nenhum dos requisitos acima mencionados.
Assim sendo, por não fazer jus ao referido adicional, na forma do art. ____ a improcedência do pedido é media que se impõe.
SAQUE DO FGTS
Conforme prevê o art. ____ da Lei ______, são vários os motivos que autorizam o trabalhador a efetuar o saque do FGTS. Porém, dentre estes motivos, não consta o pedido de demissão imotivada e muito menos o fato de ter o obreiro idade de 50 anos quando do pedido de demissão.
Destaca-se que no Reclamante no dia ......pediu demissão de forma imotivada. Reforça-se que a extinção do contrato se deu exclusivamente por iniciativa do obreiro.
Assim sendo, por total falta de sustentação legal, já que a norma supra indicada não faz referência a idade de 50 anos e ao pedido de demissão imotivado como fato autorizador do saque do FGTS, na forma do art. _____ do CPC, a improcedência desta pretensão também é medida que se impõe.
CONCLUSÃO
Diante de todo o exposto, requer a este Juízo que acolha a presente preliminar e determine, na forma do art. ____ do CPC, a extinção do feito sem julgamento do mérito, haja vista a carência de ação do Reclamante. Caso assim não entenda Vossa Excelência, que seja declara a prescrição nuclear-bienal, extinguindo o feito com julgamento do mérito, na forma do art. ____ do CPC. Se assim também não entender este Juízo, que todos os direitos anteriores a 15-02-207 sejam declarados prescritos, pois fulminados pela prescrição quinquenal, devendo, portanto, serem atingidos pela coisa julgada material, na forma do art. ___ do CPC e, quanto aos pedidos feitos na inicial (hora extra, adicional de transferência e saque do FGTS), na forma do art. ____ do CPC, sejam julgados improcedentes, devendo, ao final, o Reclamante ainda ser condenado ao pagamento de custas processuais, despesas judicias e honorários advocatícios, na forma do art. ____ da CLT.
Pretende a Reclamada provar o alegado por todos os meios de provas permitidas em direito, como depoimento pessoal das partes, testemunhas, juntada de documentos e tantas outras que se fizerem necessárias.
Termos em que,
Pede deferimento.
Cidade, data.
__________
Advogado - OAB

Continue navegando