Buscar

Atividade Contextualizada-Estética Aplicada à Cirurgia Plástica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade Contextualizada – Estética Aplicada à Cirurgia Plástica
Ingrid Akiau Messias de Oliveira
RA.:28001512
5º período – Estética e Cosmética – UnG
	Sabe-se que a atuação do esteticista complementa a atividade médica, portanto, é obrigatório que o esteta tenha em mãos uma autorização médica, obtendo o máximo de informações possíveis, a fim de evitar intercorrências. Portanto, é válido o contato de agradecimento à equipe precedente e a obtenção de orientações sobre o curso cirúrgico. 
	A paciente apresentada no estudo, encontra-se no pós operatório mediato, ainda na fase inflamatória, sendo essa a razão pela qual sente dores intensas e apresenta dificuldades de locomoção. Conhecendo os benefícios das práticas manuais e eletroterapias no pré e pós-operatório, a seguir apresentaremos algumas propostas de tratamento. 
A princípio, pode-se indicar a drenagem linfática manual em todos os locais que passaram por procedimento cirúrgico, pois a DLM auxilia na melhora de hematomas, na diminuição e prevenção de edemas. No caso da mamoplastia de aumento, a drenagem linfática manual minimiza as chances de contratura capsular. Nesse primeiro momento, pode-se montar um protocolo com 10 sessões de DLM e laser terapia, utilizando densidades de energia entre 2,0 a 4,0Jmc² para auxiliar na redução de edemas e potencializar a cicatrização.
Ainda na fase inflamatória, pode-se aplicar o ultrassom na região onde ocorreu a lipoaspiração para facilitar a reparação tecidual. Outro protocolo que tem se mostrado bastante eficiente é a endermoterapia; porém esse tratamento é mais indicado para o pós-operatório tardio.
A radiofrequência também seria um protocolo sugerido, todavia é mais apropriado já no final da fase inflamatória, quando o edema está menos evidenciado. Deve-se ainda avaliar a sensibilidade térmica do paciente, não podendo ultrapassar a temperatura de 36ºC. 
No home care, a paciente deverá seguir à risca todas as orientações passadas pelo seu cirurgião. As diretrizes podem incluir uso de cintas, faixas e sutiãs pós-cirúrgicos, ingestão dos medicamentos prescritos nos horários e por tempo estipulado e suspensão das atividades físicas por pelo menos 30 dias, além de dormir em decúbito dorsal por algumas semanas ou em ângulo de 45º. No caso da blefaroplastia, além de algumas das orientações já citadas anteriormente, a paciente poderá fazer compressas de água fria no local, não utilizar maquiagem e usar óculos escuros e protetor solar ao sair de casa.
Referências
Dlugosz, Amanda et. al. Pós operatórios em cirurgias estéticas - atuação esteticista e cosmetóloga: revisão de literatura. In. Ser Educacional Blackboard. Disponível em: <https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_98062_1/outline/assessment/_5260637_1/overview/attempt/_18576386_1?courseId=_98062_1 >. Acesso em: 27.4.2022.
Garabet. Karabachian Neto. Blefaroplastia – cuidados pré e pós operatórios. Disponível em: < https://www.garabet.com.br/blefaroplastia-pre-e-pos-operatorios/#:~:text=Esses%20s%C3%A3o%20os%20cuidados%20p%C3%B3s,solar%20e%20n%C3%A3o%20causar%20manchas. >. Acesso em: 2.5.2022.
Maia, Kharen dos Santos; Zarbato, Graciela Freitas. Tratamentos estéticos utilizados após cirurgias plásticas em Mulheres de tubarão – sc. In: repositório Anima Educação. Disponível em: <https://repositorio.animaeducacao.com.br/bitstream/ANIMA/15855/1/TCC%20II%20Kharen%20RIUNI.pdf >. Acesso em 2.5.2022.
Veja, Julia da, Santos, Jéssica. Estética Aplicada à Cirurgia Plástica. São Paulo: Cengage, 2020.

Mais conteúdos dessa disciplina