Buscar

Psicologia Solcial - 2 Avaliação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

2ª AVALIAÇÃO - PSCS
1. Sá, Curto, Bordin e de Paula realizaram uma pesquisa intitulada "Exposição à violência como risco para o surgimento ou a continuidade de comportamento antissocial em adolescentes da região metropolitana de São Paulo", em 2009. Esses autores constataram que a violência doméstica é um dos fatores mais relevantes para a manutenção do comportamento antissocial, enquanto fatores atinentes à violência urbana relacionam-se ao surgimento do comportamento antissocial. Tendo em vista o comportamento antissocial, analise as seguintes sentenças:
I- Os meios de comunicação de massa apresentam inúmeras opções de entretenimento; assim, pouco abordam temas relativos à agressão e à violência.
II- O ambiente familiar e uma comunidade violenta parecem ser modelos para a manutenção e o desenvolvimento de comportamentos violentos.
III- Uma maneira de prevenir comportamentos antissociais é estimular sentimentos como empatia e altruísmo.
IV- Fatores políticos não interferem nos comportamentos antissociais. Estes geralmente são desencadeados por distúrbios orgânicos ou doenças mentais. Raramente injustiças sociais estão por trás da realização de crimes.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: SÁ, Daniel Graça Fatori de et al. Exposição à violência como risco para o surgimento ou a continuidade de comportamento antissocial em adolescentes da região metropolitana de São Paulo. Psicologia: teoria e prática. São Paulo, v. 11, n. 1, jun. 2009. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-36872009000100015&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 22 out. 2012.
A) Somente a sentença II está correta.
B) As sentenças I e IV estão corretas.
C) As sentenças II e III estão corretas.
D) As sentenças I e III estão corretas.
2. Atualmente, a violência urbana tem atingido índices elevados, e são cada vez mais raras as situações em que ocorre a ajuda ao próximo; afinal, o individualismo e o egoísmo têm se sobressaído. Desta forma, a psicologia social tem intensificado seus estudos acerca do comportamento pró-social e do altruísmo. Sobre esse tema, assinale a alternativa INCORRETA:
A) A empatia está relacionada ao altruísmo, já que a preocupação empática por outra pessoa leva a uma motivação verdadeiramente altruísta para ajudá-la.
B) Enquanto que a agressão tem base fundamentalmente social, o altruísmo é uma característica inata, transmitida hereditariamente. Infelizmente, não pode ser desenvolvida nas pessoas que nascem sem essa tendência.
C) Quando uma pessoa põe em risco a sua própria vida, visando salvar alguém que esteja em perigo, sem tencionar receber alguma recompensa, está comportando-se de maneira altruísta.
D) Altruísmo explicita qualquer ato que beneficia alguém, sem acarretar benefícios para o altruísta; pelo contrário, comumente envolve algum custo pessoal para aquele que presta ajuda.
3. A abordagem vygotskiana enfatiza o contexto sociocultural no processo de trabalho, o uso de instrumentos e a interação dialética entre os seres humanos e o ambiente. Um dos conceitos centrais dessa abordagem é a mediação, que basicamente pode ser considerada como a interlocução que ocorre entre sujeitos (THOFEHRN; LEOPARDI, 2006). Sobre a mediação, analise as seguintes sentenças:
I- É fundamental compreender a mediação, uma vez que ela pressupõe a relação do ser humano com o mundo e com os outros seres humanos, resultando, assim, no desenvolvimento das funções psicológicas superiores.
II- A relação do ser humano com o mundo é direta; portanto, ferramentas auxiliares da atividade humana são absolutamente supérfluas e dispensáveis.
III- É por meio dos instrumentos que acontece a mediação. Tais elementos mediadores podem ser de duas categorias: física ou material (alteram o meio físico e o sujeito da ação, de maneira concretas); representacional ou de signos (mudam a relação do ser humano consigo mesmo e com os outros).
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: THOFEHRN, Maira Buss; LEOPARDI, Maria Tereza. Construtivismo sócio-histórico de Vygostky e a enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem. Brasília, v. 59, n. 5, out. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672006000500019&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 22 out. 2012.
A) Somente a sentença II está correta.
B) As sentenças I e III estão corretas.
C) As sentenças I e II estão corretas.
D) Somente a sentença III está correta.
4. Na psicologia, a nomenclatura desenvolvimento diz respeito ao seguimento sistemático e alterações que acontecem com o ser humano no decorrer de sua trajetória. O termo sistemático ocorre pelo fato de estas alterações consistirem, de certa maneira, uniformizadas e de modo até mesmo previsível. Partindo deste pressuposto, analise as sentenças a seguir:
I- As alterações que o ser humano sofre do seu nascimento até sua morte não fazem parte do seu desenvolvimento.
II- A área do desenvolvimento humano se atém às alterações estáveis e não às mudanças corriqueiras de temperamento, como humor e demais comportamentos.
III- A área do desenvolvimento humano somente se atém às mudanças triviais que o ser humano tem, abrindo mão das alterações permanentes.
IV- A área do desenvolvimento humano se atém, da mesma maneira, às mudanças estáveis e corriqueiras do indivíduo.
Assinale a alternativa CORRETA:
A) As sentenças I e III estão corretas.
B) As sentenças I, III e IV estão corretas.
C) As sentenças III e IV estão corretas.
D) Somente a sentença II está correta.
5. Para que um grupo funcione adequadamente, necessita estabelecer normas para serem seguidas por seus integrantes. As normas possibilitam que os membros do grupo se conscientizem da importância de segui-las, caso queiram permanecer no grupo. A respeito do comportamento antissocial e pró-social, analise as sentenças a seguir:
I- A agressão é um comportamento antissocial, que pressupõe ações que visam prejudicar alguém, seja por meio físico ou psicológico.
II- O agente da agressão tem intenção de causar danos a outrem.
III- As causas das ações agressivas são exclusivamente individuais, portanto estão desvinculadas de aspectos sociais.
IV- Uma das formas de prevenir a agressão é estimular os sentimentos de empatia e altruísmo.
V- Generosidade e solidariedade são exemplos de comportamentos pró-sociais, isto é, visam ao bem comum e não só aos próprios interesses.
Assinale a alternativa CORRETA:
A) As sentenças II, III e IV estão corretas.
B) As sentenças I, II, IV e V estão corretas.
C) As sentenças I e III estão corretas.
D) As sentenças I, II, III e V estão corretas.
6. Orlandi e Toneli (2005) realizaram um estudo sobre o fenômeno da paternidade na adolescência. Em sua pesquisa mencionaram a contribuição dos autores Levandowski e Piccinini (2002), que partem do pressuposto de que nem sempre a paternidade na adolescência acarreta consequências funestas para os jovens, como geralmente é apontado pela literatura acadêmica. Indubitavelmente, os jovens encaram dificuldades na tarefa de ser pai; entretanto, quando recebem apoio de sua família e da família de sua namorada, tais dificuldades tornam-se mais brandas. Sendo assim, classifque V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
	
( ) A adolescência consiste em um fenômeno psicológico e social, constituído histórica e culturalmente.
( ) O conceito de adolescência é único e de caráter universal, isto é, pode ser aplicado em todos os países do globo terrestre. Trata-se do período que demarca o final da infância, que corresponde aos 12 anos de idade e perdura até os 16 anos de idade, independente do gênero.
( ) O termo adolescência foi inaugurado no século XX, referindo-se ao período de transição entre a infância e a adultez.
( ) Tanto o momento quanto a maneira como ocorre a transição entre infância e adultez variam de acordo com o contexto social em que o adolescente está inserido.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: ORLANDI, Renata; TONELI, Maria Juracy Filgueiras. Sobre o processo de constituiçãodo sujeito face à paternidade na adolescência. Psicol. rev. (Belo Horizonte), Belo Horizonte, v. 11, n. 18, dez. 2005. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-11682005000200008&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 19 out. 2012.
A) V - F - V - V.
B) V - V - V - F.
C) F - V - F - F.
D) F - F - F - V.
7. Estudamos a psicologia sócio-histórica e também o desenvolvimento humano. Em nossa sociedade, é na fase adulta que as pessoas costumam passar mais tempo trabalhando. Sendo assim, analise as seguintes sentenças:
I- As relações materiais entre os homens constituem a sociedade, sobretudo, por meio do trabalho. Para compreender tais relações, é preciso levar em conta o contexto histórico, regional e social no qual se processam.
II- A vida real das pessoas determina o seu psiquismo. As relações de produção e reprodução das condições materiais da existência fundamentam as relações sociais, estruturando-as e organizando-as.
III- Há características comportamentais da fase adulta que se apresentam entre os 30 e os 40 anos, independente da época e da região. Ainda que seja uma comunidade primitiva, uma sociedade de classes ou uma civilização sem classes, o desenvolvimento humano ocorrerá da mesma forma.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A) Somente a sentença III está correta.
B) As sentenças II e III estão corretas.
C) As sentenças I e II estão corretas.
D) Somente a sentença I está correta.
8. Os instrumentos psicológicos sofrem mudanças qualitativas no decorrer do desenvolvimento humano. A ocasião em que as questões externas são substituídas pelas internas é, provavelmente, a mudança mais importante. Sobre esses aspectos, assinale a alternativa CORRETA:
A) O momento no qual o sujeito aprende o significado de um determinado objeto é conhecido como representação corporal.
B) As reproduções mentais não conseguem fazer a ligação entre o abstrato e o real.
C) Os aspectos mentais que se sobrepõem aos elementos do mundo real são reconhecidos como processo de externalização.
D) Os aspectos mentais da realidade são considerados os principais intercessores na relação do sujeito com o mundo.
9. A psicologia do desenvolvimento é campo de estudo da área psicológica que começa a se consolidar por volta de 1900. Trata-se de um arcabouço teórico que subsidia estudos da psicologia social. Assinale a alternativa CORRETA que corresponde à psicologia do desenvolvimento:
A) Estuda diferentes compreensões e conformações a respeito dos distúrbios psiquiátricos de acordo com as culturas em que se desenvolvem.
B) Procura compreender os seres humanos nas suas similaridades e distinções. Por exemplo, visa a explicar por que pessoas da mesma família, que se desenvolvem no mesmo ambiente, possuem personalidades tão distintas.
C) É uma área pluridisciplinar, que apresenta e traduz a prática da observação, da descrição e da análise das dinâmicas interativas e comunicativas como uma das mais relevantes técnicas.
D) Investiga a humanidade concreta e a estrutura constitutiva de ser humano tal como ela se apresenta na realidade da vida.
10. Maturação e aprendizagem são dois termos utilizados ao fazermos referência ao processo de desenvolvimento. A maturação é o processo que nos torna capazes de desenvolver determinadas atividades em cada etapa de nossas vidas. Está relacionada ao processo biológico do código genético. E a aprendizagem?
A) A aprendizagem é um processo espontâneo, que não pode ser influenciado pelo meio, ou pelas pessoas com as quais convivemos.
B) A aprendizagem está pautada na oportunidade de experiências que o indivíduo tem.
C) Assim como a maturação, a aprendizagem também se pauta exclusivamente nas esferas biológicas e genéticas.
D) A aprendizagem está atrelada ao destino. Quem é destinado a ser inteligente, nem precisa esforçar-se, pois naturalmente será.

Continue navegando