Buscar

PROVA N2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 Analise o excerto a seguir.
“Ainda, é inegável a pluralidade cultural do mundo em que vivemos e que se manifesta, de forma impetuosa, em todos os espaços sociais, inclusive nas escolas e nas salas de aula. Essa pluralidade frequentemente acarreta confrontos e conflitos, tornando cada vez mais agudos os desafios a serem enfrentados pelos profissionais da educação. No entanto, essa mesma pluralidade pode propiciar o enriquecimento e a renovação das possibilidades de atuação pedagógica”.
MOREIRA, A. F. B.; CANDAU, V. M. Indagações sobre currículo: currículo, conhecimento e cultura. Brasília: MEC/SEB, 2008. p. 20. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/indag3.pdf. Acesso em: 11 jan. 2020.
O texto demonstra preocupação com a diversidade cultural nos currículos escolares, afirmando que a pluralidade cultural contribui para qualificar o ensino.
Diante dessas considerações e das orientações legais para os currículos escolares, assinale a alternativa que revela corretamente em que essa preocupação encontra ressonância.
2 A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional traz em seu texto um sentido amplo da educação como função educativa ao estabelecer os princípios e os fins da educação sob bases democráticas. Entre os princípios basilares para o ensino, o Artigo 3 explicita “a igualdade de condições para o acesso e permanência na escola”, frisando a “garantia de padrão de qualidade”, bem como a valorização das experiências extracurriculares, vinculando a educação, trabalho e práticas sociais.  Em relação ao educando, a LDBEN também valoriza a função social do estudante frente à sua atuação na escola e na sociedade de modo geral.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Congresso Nacional, [2009]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 23 dez. 2019.
Partindo dessas premissas legais estudadas no texto base, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A educação, enquanto práxis, objetiva educar para o exercício da cidadania, o que implica qualificar, de forma crítica, para o mercado de trabalho
PORQUE
II. Relaciona a vida social à vida cultural a partir do ensino na escola.
Agora, assinale a alternativa correta.
3 A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei n. 9.394/96 - atribuiu autonomia pedagógica, administrativa e financeira para as instituições de ensino e previu ainda a participação da comunidade escolar nas tomadas de decisões. Isso inclui profissionais da educação, estudantes, pais e/ou responsáveis e comunidade externa pertencente ao entorno da escola.
Libâneo lembra que “[...] para atingir os objetivos de uma gestão democrática e participativa e o cumprimento de metas e responsabilidades decididas de forma colaborativa e compartilhada, é preciso uma mínima divisão de tarefas e a exigência de alto grau de profissionalismo de todos”.
LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: MF Livros, 2008, p. 105.
De acordo com as palavras de Libâneo e os estudos realizados, associe cada título a seguir com o respectivo fundamento.
I. Projeto Político Pedagógico
II.  Conselho de Classe
III. Conselho Escolar
IV.Grêmio Estudantil
V. Profissionais da educação
( ) Atuam no ambiente escolar e devem participar das tomadas de decisões na escola: docentes, técnicos, merendeiras, auxiliares de faxina e outros
( ) Órgão fiscalizador das práticas de gestão
( ) Órgão que discute de forma coletiva os processos de avaliação do rendimento escolar
( ) Organização de caráter representativo dos estudantes
( ) Instrumento de gestão de todas as práticas escolares 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.
4 Leia com atenção o trecho a seguir.
“A primeira tarefa de responsabilidade direta da União será a revisão da formação inicial e continuada dos professores para alinhá-las à BNCC. A ação nacional será crucial nessa iniciativa, já que se trata da esfera que responde pela regulação do ensino superior, nível no qual se prepara grande parte desses profissionais. Diante das evidências sobre a relevância dos professores e demais membros da equipe escolar para o sucesso dos alunos, essa é uma ação fundamental para a implementação eficaz da BNCC”.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília, DF: MEC, 2017. p. 21. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79611-anexo-texto-bncc-aprovado-em-15-12-17-pdf&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 11 jan. 2020.
De acordo com o texto da BNCC, uma tarefa urgente será intervir na formação de professores. Diante disso, assinale a alternativa que apresenta corretamente a medida mais conveniente a ser adotada pela União.
5 Os anos de 1980 marcaram o fim da Ditadura Militar e o começo de um período que se chamou de redemocratização brasileira. Este processo teve início com a eleição indireta de um civil para presidência: Tancredo Neves. Embora Tancredo Neves não tenha chegado a assumir a Presidência do Brasil, pois faleceu às vésperas da posse, José Sarney, o vice-presidente eleito, dá prosseguimento ao processo de redemocratização brasileira. Neste período, a educação volta a ser pauta central da agenda do governo, impulsionada pelas pressões sociais representadas por movimentos sociais que muito contribuíram para o retorno do regime democrático no país.
Considere este contexto para analisar as afirmativas a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas.
I. (   ) O movimento “diretas já” reivindicou as eleições diretas para presidente da República no Brasil.
II. (   ) Foi promulgada a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 9.394/1996, que vigora atualmente.
III. (   ) A Constituição Federal de 1988 tornou-se marco da democracia no Brasil.
IV. (   ) O movimento “caras-pintadas” reivindicou o impeachment do presidente do Brasil, à época Fernando Collor de Mello.
V. (   ) O Ato Institucional de 9 de abril de 1964, conhecido como AI-1, contribuiu para garantir os direitos civis a todos os brasileiros.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta.
6 A respeito do Plano Nacional de Educação 2001-2010, leia o trecho a seguir.
“O fracasso do PNE não ocorreu porque os governantes sejam por princípio maus e, ao chegarem ao poder, se rendam às circunstâncias. Esta é uma visão por demais ingênua das coisas. Em verdade, os planos de educação tendem a pecar por dois problemas: de um lado, o excesso de propostas; de outro, a falta de previsão orçamentária. Quando se quer resolver tudo, dificilmente se consegue”.
VIEIRA, S. Política(s) e Gestão da Educação Básica: revisitando conceitos simples. RBPAE, v.23, n.1, jan./abr. 2007, p. 59. Disponível em:
<https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/download/19013/11044>. Acesso em: 25/01/2020.
Considerando-se esses apontamentos, assinale a alternativa correta.
7 A Lei n. 9.394/1996, diante das crescentes demandas sociais para o Ensino Superior no Brasil, flexibilizou as formas organizacionais de oferta de Educação Superior, possibilitando diversos formatos e modalidades de ensino na perspectiva de democratizar o acesso. Esse reordenamento contribuiu decisivamente para que dois movimentos educacionais ocorressem: expansão e interiorização.
Diante dessas informações e dos estudos realizados até aqui, analise as seguintes assertivas.
I. Uma das formas de expandir o acesso ao Ensino Superior e qualificar para o mercado de trabalho foi a criação dos Centros Federais de Educação Tecnológica.
II. A formação de tecnólogos responde a uma demanda reprimida de oferta de mão de obra especializada para atender às exigências do mercado de trabalho.
III. O Brasil sempre contou com mão de obra especializada, razão por que não há necessidade da criação dos Centros Federais de Educação Tecnológica.
Está correto o que se afirma em:
8 Os princípios que orientam o ensino na LDBEN são importantes e indispensáveis paraa educação numa perspectiva democrática. Isso porque a realidade brasileira é multicultural e multirracial e com inúmeras tradições regionais. Nesse sentido, ao assegurar o pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, o respeito à liberdade e o apreço à tolerância, a coexistência de instituições públicas e privadas de ensino, com a garantia de gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais, a lei fortalece a consolidação de uma sociedade mais plural e fraterna.
Com base nesse contexto, analise as afirmativas a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
I. (   ) As instituições de ensino, respeitadas as normativas legais, possuem autonomia pedagógica.
II. (   ) As pessoas pertencentes a diferentes etnias, raças e portadoras de deficiências têm os direitos adquiridos pelas legislações.
III. (   ) A LDBEN prevê o direito ao ensino-aprendizagem ao longo de toda a vida.
IV. (   ) A Educação para Jovens e Adultos não está contemplada pela LDBEN.
V. (   ) A Educação Especial deve ser realizada em instituições especializadas para deficientes.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
9 Leia o trecho a seguir.
“A Educação Básica de qualidade é um direito assegurado pela Constituição Federal e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. Um dos fundamentos do projeto de Nação que estamos construindo, a formação escolar é o alicerce indispensável e condição primeira para o exercício pleno da cidadania e o acesso aos direitos sociais, econômicos, civis e políticos. A educação deve proporcionar o desenvolvimento humano na sua plenitude, em condições de liberdade e dignidade, respeitando e valorizando as diferenças”.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília, DF: MEC/SEB/DICEI, 2013. p. 4. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2013-pdf/13677-diretrizes-educacao-basica-2013-pdf/file. Acesso em: 11 jan. 2020.
Com base nesse texto e no que foi tratado na unidade, analise as afirmativas a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
I. (   ) A educação é um direito fundamental e está assegurada pela legislação educacional vigente.
II. (   ) Somente é assegurado o direito à educação no Ensino Fundamental.
III. (   ) A educação como direito é obrigatória e gratuita na Educação Básica em instituições das redes públicas.
IV. (   ) O direito à educação assegura que pessoas de diferentes culturas, raças e etnias possam ter liberdade de expressão.
V. (   ) O direito à educação não faz parte dos direitos assegurados por lei.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
10 A reforma do Ensino Médio pressupõe a autonomia do estudante para que possa escolher o percurso formativo direcionado às suas escolhas profissionais futuras. Nesse sentido, ele deverá optar por uma entre as quatro áreas do conhecimento que compõem o currículo do Ensino Médio. É o caso, por exemplo, de João Fernando, que optou por seguir carreira na área de saúde e pretende, após concluir o Ensino Médio, prestar seleção para ingressar em um curso de graduação em Medicina.
Considerando o exemplo de João Fernando, assinale a alternativa que apresenta o percurso acadêmico correto a ser seguido por ele.

Continue navegando