Buscar

PEÇA QUEIXA CRIME

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Excelentissimo Senhor Doutor Juiz de Direito da Vara do Juizado Criminal da Comarca de...
 YAMAHA ,brasileiro ,(estado civil), Professor, titular da cédula de identidade com o R.G. nº..., expedida pela..., inscrito no Cadastro de Pessoas Físicas do Ministério da Fazenda sob o nº..., residente e domiciliado junto à Rua..., nº..., no bairro..., CEP..., neste município e Comarca de..., com o endereço eletrônico..., vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, por meio de seu Advogado que esta subscreve, conforme inclusa procuração com poderes especiais (documento anexo), com fulcro no artigo 100 §2º do Código Penal, bem como no artigo 30 do Código de Processo Penal, oferecer 
QUEIXA-CRIME
em face de Cleide, Brasileira, (estado civil...), (profissão...), titular da cédula de identidade com o R.G. nº..., expedida pela..., inscrita no Cadastro de Pessoas Físicas do Ministério da Fazenda sob o nº..., residente e domiciliada junto à Rua..., nº..., no bairro..., CEP..., no município de ..., com o endereço eletrônico..., pela prática, em tese, dos crimes de ..., previstos nos artigos..., consoante as razões de fato e motivos de direito a seguir aduzidos, no anverso de 05 (cinco) folhas. 
I – DOS FATOS
Em razão da comemoração de seu aniversário, Yamaha, ora querelante organizou uma confraternização para celebração de seu aniversario em uma pizzaria na cidade de São Paulo. Nesse sentindo, o convite foi publicado em uma postagem do seu perfil na rede social para todos os seus contatos.
Ao ter noticia da realização da festa, Cleide, ex-funcionária de Yamaha, publicou na referida postagem, com patente intuito de ofender ao querelante, ás mensagens a seguir transcrita, ipsis litteris:
“não sei o motivo da comemoração, já que YAMAHA é uma bicha! ” ,
Ainda com o propósito de ofender YAMAHA ,perante seus contatos de denegrir acrescentou: “ele trabalha todo dia bêbado feito um gambá! ”
	Seus amigos NELSON DE ALMEIDA e DE ALBUQUERQUE, tomaram conhecimento dessas ofensas pela rede social.
YAMAHA, salientou que obteve conhecimento das ofensas há 5 meses.
ll- DO DIREITO
Dos fatos relatados, verifica que a querelada cometeu a pratica de crime de injuria (CP, artigo 140) e difamação (CP,art 139), Em Concurso formal (CP,artigo 70), sendo imperiosa a incidência de causa de aumento de pena do artigo 141. Inciso lll, do CP.
· FUNDAMENTO JURIDICO l – Injuria – crime de injuria (CP,artigo 140)- 
Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro:
        Pena - detenção, de um a seis meses, ou multa
 Como disposto no artigo, ofender a dignidade de alguém Injuriar alguém, significa imputar a este uma condição de inferioridade perante a si mesmo, pois ataca de forma direta seus próprios atributos pessoais.
 No caso, a querelada por meio de mensagem na rede social ofendeu visando ofender a dignidade do querelante.
· FUNDAMENTO JURIDICO ll- Difamação- crime de difamação (CP, artigo 139)- 
Art. 139 - Difamar alguém, imputando-lhe fato ofensivo à sua reputação:
Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa.
Com o propósito de prejudicar YAMAHA perante seus colegas de trabalho e denegrir sua reputação.
FUNDAMENTOS JURIDICO lll- Concurso formal (CP, artigo 70)- as condutas do fato e do fundamento jurídico 1 e 2 foram praticados mediante uma ação sendo, ainda, imperiosa e incidência da causa de aumento do artigo 141, inciso lll, do CP ( pelo fato de publicar nas redes sociais as palavras escritas que atingiu conhecimento de numero indeterminado de pessoas.
III – DOS PEDIDOS
Diante de todo o exposto, tendo em vista que a Querelado, agindo dolosamente, praticou os crimes imputados, requer, respeitosamente à Vossa Excelência, após a manifestação do Parquet seja a presente recebida, determinando-se a citação do Querelado e a intimação das testemunhas abaixo arroladas, bem como a juntada dos documentos anexos. Outrossim, requer-se, ainda, a designação de audiência preliminar. Finalmente, requer SEJA JULGADA PROCEDENTE A PRESENTE AÇÃO PENAL, com a consequente CONDENAÇÃO do Querelado, como incursa nos crime de Injuria (artigo 140, CP), pelo crime de difamação (artigo 139, CP), com causa de aumento de pena (artigo 141,lll,CP), em concurso formal (artigo 70 do CP) , bem como a fixação de valor mínimo para a reparação dos danos causados pelas infrações penais, nos termos do artigo 387, inciso IV do Código de Processo Penal, por ser medida que mais se coaduna a JUSTIÇA!
Informa o Querelante que no âmbito do JECRIM há isenção de custas, conforme o disposto no artigo 4.º §9.º da Lei estadual 11.608/2003. OU
Informa o Querelante que recolheu às custa judiciais, conforme documento anexo.
ROL DE TESTEMUNHAS : 
 
1.NOME, (endereço), (cédula de identida de nº...); 
2.NOME, (endereço), (cédula de identidade nº...); 
3.NOME, (endereço), (cédula de identidade nº...). 
 
Termos em que, 
Pede e aguarda deferimento. 
 
(Local, data) 
 
 
 
 
 
Advogado - OAB/… nº…

Outros materiais