Buscar

ALIENACAO PARENTAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ALIENAÇÃO PARENTAL
O que é a alienação parental?
A alienação parental é o afastamento da criança ou adolescente de um dos genitores, provocado por um dos pais, com a intensão de matar no interior do filho a figura do outro genitor. 
Só os pais podem praticar a alienação parental? 
Não. A alienação pode ser praticada tanto pelos pais, quanto pelos avós do menor e, ainda, por aquele que, ainda que não estejam entre os pais e avós, têm o menor sob a sua autoridade. 
(Arte)
Como acontece?
. Um dos genitores dificulta o exercício do direito regulamentar de convivência familiar. 
. Não fala sobre informações pessoais da criança ou adolescente referentes à escola; doenças; dentre outras. 
. Muda de endereço sem justificar visando dificultar a convivência da criança ou adolescente com o outro genitor e com outros familiares do mesmo. 
Por tudo isso, em 26 de agosto de 2010 foi aprovada a Lei n°12.318, que aborda sobre a alienação parental, vejamos o que diz os artigos 2º e 3º da referida lei:
Art. 2º  Considera-se ato de alienação parental a interferência na formação psicológica da criança ou do adolescente promovida ou induzida por um dos genitores, pelos avós ou pelos que tenham a criança ou adolescente sob a sua autoridade, guarda ou vigilância para que repudie genitor ou que cause prejuízo ao estabelecimento ou à manutenção de vínculos com este. 
Art. 3º A prática de ato de alienação parental fere direito fundamental da criança ou do adolescente de convivência familiar saudável, prejudica a realização de afeto nas relações com genitor e com o grupo familiar, constitui abuso moral contra a criança ou o adolescente e descumprimento dos deveres inerentes à autoridade parental ou decorrentes de tutela ou guarda. 
Alienação Parental é crime?
Sim. Quem pratica atos de alienação parental pratica também crime. A alienação parental é um crime previsto na lei número 13.431. Quem comete alienação parental pode receber como punição a prisão preventiva ou incorrer em crime quando da desobediência de medidas protetivas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente e pela Lei Maria da Penha.
Como e quando apresentar denúncia de Alienação Parental?
A denúncia não precisa estar necessariamente na petição inicial ou na contestação, ela pode ser apresentada a qualquer momento por meio de uma simples petição intermediária, sem que permitido ao juiz ignorá-la. Na verdade, o juiz tem a faculdade e o dever de determinar a abertura de incidente investigatório se, por exemplo, apurar durante o trâmite de um processo possível ocorrência de alienação parental. Embora a denúncia de alienação parental possa ser apurada em ação autônoma, na prática é mais comum que ocorra incidentalmente na própria ação de divórcio, ação de dissolução de união estável ou em ação de regulamentação ou modificação de guarda, onde se busca a fixação da guarda unilateral, com restrição do direito de visitas, ou a modificação de anterior acordo de guarda.
Como provar a alienação parental?
Mantenha um registro diário de tudo o que acontece com seu filho, incluindo todas as conversas e os incidentes com o outro pai. Seus registros podem ser extremamente importantes na hora de provar a alienação parental, que significa simplesmente desmentir as acusações do outro pai.
Observação: Alienação parental é diferente de síndrome da alienação parental. A primeira é o afastamento do filho de um dos genitores, provocado pelo outro. Já a segunda diz respeito ás sequelas emocionais e comportamentais da criança ou adolescente.

Outros materiais