Buscar

Desafio - Empreendedorismo corporativo - EAD 3 FEITO

Prévia do material em texto

Nome: Daniel Melo Pfeifer
Empreendedorismo e Inovação:
Empreendedorismo corporativo:
	Que tal fazer uma reflexão sobre o nível em que se encontra a cultura empreendedora na empresa em que você trabalha ou de alguma outra empresa que você conhece bem? Você não precisa identificar o nome do empreendimento, mas deve apresentar qual é o setor de atuação. Você considera que a empresa incentiva os funcionários a terem um comportamento empreendedor?
	1) Como você classifica a orientação estratégica da empresa? Está mais voltada para a percepção e busca de novas oportunidades ou está focada no controle dos recursos, sejam eles humanos, materiais ou financeiros?
	2) Como é a estrutura administrativa desta empresa? Há uma forte hierarquia, com níveis hierárquicos bem definidos, ou apresenta uma estrutura simples, com várias redes informais?
	3) Quanto à orientação para o desenvolvimento da empresa, o foco é um crescimento rápido e o risco é aceito para atingir este crescimento, ou a empresa está mais focada em um crescimento seguro, lento e firme?
	Baseando-se nas questões apresentadas produza um texto apresentando a sua análise.
	Analisando a empresa de prestação de serviços, no ramo de Centro de Formação de Condutores, pode-se dizer que a empresa visa sempre o crescimento e melhorias contínuas, acompanhando os avanços da tecnologia. 
	A empresa incentiva os funcionários a terem comportamento empreendedor, no sentido de se manterem atualizados com as novas portarias e resoluções que regem o trânsito e na criação e elaboração de materiais de ensino aprendizagem para utilizar nas aulas teóricas e práticas. São realizados cursos de atualização pelos colaboradores e reuniões de debate para melhorias nos métodos e técnicas de ensino.
	Já a orientação estratégica da empresa está voltada para a busca de novas oportunidades, no sentido de manter um quadro de colaboradores qualificados e sempre atualizando-se, acompanhando os avanços tecnológicos. Mas também é focada no controle de recursos, mantendo a empresa com uma boa saúde financeira, sem a necessidade de buscar recursos externos para novos investimentos.
	A estrutura administrativa da empresa é bem definida, pois os cargos e funções são regidos pelo departamento estadual de trânsito, onde tem-se no mínimo um diretor geral, um diretor de ensino, atendentes, instrutores teóricos e práticos, um médico e um psicólogo. Neste caso todos são subordinados ao diretor geral, mas os instrutores teóricos e práticos e atendentes são orientados pelo diretor de ensino. Essa hierarquia definida faz com que a empresa seja muito organizada nas suas atividades, pois cada um tem a sua função definida e sabe a quem deve recorrer em caso de dúvidas e orientações.
	A empresa é focada num crescimento seguro, lento e firme, pois como o ramo dessa empresa que presta serviços essenciais para obtenção da carteira nacional de trânsito, é um segmento de constante crescimento e muita procura, não há a necessidade de se fazer investimentos que podem prejudicar a saúde financeira da empresa, com isso ela visa num crescimento seguro, mas sempre acompanhando os avanços da tecnologia e melhorias contínuas para prestar um serviço de qualidade aos seus clientes.

Continue navegando