Buscar

AULA 01 METODOS E TECNICAS DE AVALIAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

RELATORIO DE AULAS PRÁTICAS: MÉTODOS E TÉCNICAS DE AVALIAÇÃO
Nome: Guilherme Silva Nogueira Matricula: 01452347
Curso: Fisioterapia
Professor(a):Orientador(a):
Polo: Uninassau/Doroteia
AVALIAÇÃO POSTURAL, PERIMETRIA E AVALIAÇÃO DA FORÇA MUSCULAR
Resumo sobre o tema abordado em sala.
Sabe-se que a avaliação postural é de suma importância, é através dela que o paciente passa a ter conhecimento do problema, é a partir dela que é analisados os equilíbrios.
O que pretendemos encontrar ao realizamos uma a avaliação postural de um paciente?
A avaliação postural evoluiu muito, e e necessário levar em consideração todas as queixas antes de iniciar a avaliação, é importante perguntar ao paciente qual o seu principal objetivo, se é para fins de força ou para melhorar lesões, dores ou alguma anomalia. Realizar a avaliação postural é de suma importância para o tratamento especifico de alguma lesão e para pode-la tratar posteriormente o mais breve....
Aponte quais são os principais pontos do corpo humano a serem analisados durante a observação postural?
Alinhamento das escapulas, quadril em anteroversão e retrovessão, processo mastoide, lóbulo da orelha anterior e etc.
Quais os procedimentos e equipamentos utilizados durante uma avaliação postural?
A mesma é feita a partir da inspeção do paciente, o mesmo é avaliado na posição anatómica, o mais adequado será o paciente utilizar trajes que não oculte as informações do seu corpo, são utilizados quatro observações, são: anterior, posterior,lateral esquerda e lateral direita, e um dos equipamentos utilizados para essa avaliação são o fio de prumo, simetrógrafo e o podoscopio. 
Caso você identifique alguma deficiência muscular em um paciente, como devemos analisar a força daquela musculatura? Explique o que você faria para identificar se o músculo apresenta fraqueza muscular. 
Vários fatores podem levar um quadro de fraqueza muscular, como: dor, fadiga, comprometimento do sistema nervoso atrofia pelo desuso e etc. É necessário utilizar a escala de Oxford para saber o grau da força, pode0se utiliza-la para avaliar a qualidade do Tonus muscular utilizando somente a palpação. 
Quais os critérios de escores da força muscular utilizados de acordo com a escala de Oxford, explique cada um
Avaliação manual com escala MRC : a escala MRC gradua a forca em 5 níveis específicos, sendo 0 quando o paciente não percebe nenhuma contração muscular e 
TEMA DE AULA: TESTES ESPECIFICOS E PERIMETRIA 
Explique do que se trata a periometria e quais os procedimentos para a sua realização?
A perimetria é a mensuração em centímetros da circunferência feita com fita métrica, que permite avariar a dispotagem a massa muscular de atrofismo e o edema. Algumas precauções são necessárias como registar os pontos de referencias utilizados, o ponto de referencia, o ponto fixo demarcado com lápis demográfico, medir sempre com a pele nua, fita flexível porem não elástica, não colocar pressão excessiva, nem deixar a fita afrouxar, realizar pelo menos duas medidas e calcular a média, não medir após a atividade física e fazer sempre no mesmo horário e mesma posição.
Descreva como é realizada a perimetria dos membros superiores e inferiores?
As medidas podem ser realizadas com o paciente em repouso(sentado), é necessário pedir para o paciente despir o membro superior a ser avaliado, o fisioterapeuta vai apalpando o olécrano, com flexão total da articulação do cotovelo, é necessário utilizar um lápis dermatografico para as marcações. A perimetria dos membros inferiores, diferentemente da realização dos membros superiores, nos membros inferiores, é necessário que o paciente esteja com trajes de banho, o mesmo pode ser analisado deitado ou na posição anatómica, deve-se ser analisado o trocanter maior, só se chega ao trocanter, quando identificado as cristas ilíacas.....
Explique cada teste realizados para os membros superiores descrevendo o posicionamento do terapeuta e do paciente, e a indicação de cada um.
O primeiro teste é o de apreensão do ombro, esse teste de apreensão serve para identificar uma instabilidade da articulação leno-umeral, ele é realizado somente com 
abdução do ombro do ângulo de 90 graus, com a flexão de cotovelo de 90 graus e o fisioterapeuta vai realizar o movimento passivamente de rotação externa do ombro. O teste é positivo se o paciente revelar uma expressão de apreensão, se ele tem a sensação de que o ombro vai sair do lugar ou se mesmo o paciente compensa o movimento não deixando o fisioterapeuta realizar o movimento, portanto é considerado positivo! Outro teste também muito utilizado é o teste hawkins, esse teste vai identificar alguma lesão na musculatura espinhoso ou algum comprometimento das estruturas. 
Explique cada teste realizados para os membros inferiores descrevendo o posicionamento do terapeuta e do paciente, e a indicação de cada um.
O paciente deve esta na posição anatomica de frente para o profissional, o mesmo fará uma pressão na parte de baixo na região lateral da coxa, procurando identificar a crista ilíaca que esta a 10cm abaixo do trocanter maior, ainda na parte inferior, o paciente ainda de pé o profissional irá localizar a patela do joelho, para ser localizado os maléolos lateral e medial das extremidades da fibula e da tibia. 
Explique cada teste realizado para a coluna vertebral descrevendo o posicionamento do terapeuta e do paciente, e a indicação de cada um.
A coluna do paciente é marcada com uma caneta, tendo como ponto de eixo a espinha ilíaca posterior superior, com objetivo de avaliar a flexibilidade da coluna, um ponto de 10 centímetros chamado de teste de schober.
Conclusão sobre a importância da realização dos testes específicos, no momento da avaliação fisioterapeuta. 
Esse teste é um meio de interpretação de traumas que deve ser acompanhado também pelo medico, acompanhado também por outros exames clínicos,o fisioterapeuta deve trabalhar em conjunto com medico.

Continue navegando