Buscar

ATIVIDADE CONTEXTEXTUALIZADA - AVALIAÇÃO NUTRICIONAL APLICADA

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO NUTRICIONAL APLICADA – CASO CLINICO 
Ana Claudia Garcia de Figuerêdo Bêda
Matrícula 01373120
Curso Nutrição
Conforme solicitado, será apresentado um texto abordando os tópicos solicitados do caso clínico do paciente A.S.D., 
Avaliação da fáceis do paciente:
Foi observado no paciente diversos sinais de consumo de tecido adiposo e muscular como diminuição acentuada da Bola gordurosa de Bichart e de têmporas e masseter, exposição do arco zigomático, ombros quadrados, olhos encovados, dentição incompleta, escápulas proeminentes, abdome escavado e consumo do músculo quadríceps.
A semiologia apresentada revela grande perda de massa corpórea, que pode derivar da perda macro nutricional oriunda de quadro de diarreia e vômitos, causando a perda de tecido adiposo e muscular observados nos sinais físicos do paciente.
Os sinais cognitivos do paciente apresentam olhar perdido, pouca comunicação, além de estar acamado, o que denota sintomas de marasmo.
Classificação do paciente segundo a Avaliação Subjetiva Global (ASG):
Aplicado o exame físico para detectar perda de gordura e massa muscular, e a presença de liquido extra vascular, observou-se um ressecamento cutâneo relevante, pela inelástica, turgor diminuído e mucosas e conjuntivas hipocoradas e desidratadas, provavelmente provindas do quadro gastrointestinal.
O IMC de 18,2kg/m², abaixo de 18,5kg/m², indica estado de magreza e desnutrição. 
Interpretação da perda de peso:
O paciente revelou que, há 6 meses, o peso habitual era de 70kg, e peso atual de 45kg. A perda de peso de 25kg no período de 6 meses, ou seja, 35,8% do seu peso habitual, revela perda de 4.16kg/mês, considerada perda de peso acentuada.
Interpretação dos dados bioquímicos:
Todos os marcadores apresentados estão deficientes. 
No caso da hemoglobina e dos hematócritos, essa deficiência pode sinalizar uma infecção grave, anemia ou até leucemia. E o déficit de albumina pode ser derivado de anemia devido ao estado nutricional ou pode denotar problema renal derivado do quadro. 
Um exame adicional de Proteína C-Reativa poderia ajudar na averiguação de uma possível neoplasia maligna. 
Discussão sobre os sinais observados no exame físico e opinião:
A junção do exame de fáceis, semiologia e marcadores bioquímicos apresentados nos remetem a uma ampla analogia diagnóstica. Infecção renal, leucemia, diverticulose, entre outros. 
São necessários, sim, exames complementares como Cobalamina, Proteina C-Reativa, Ferritina, para obter uma avaliação nutricional mais correta e prescrever uma dieta assertiva que não cause prejuízo a possíveis patologias e contribua, concretamente, para o restabelecimento do paciente. 
Um exemplo pode ser dado em relação a pacientes renais, que pode ser o caso desse paciente, onde o ácido fólico e da vitamina B6 (piridoxina), cujas quantidades orientadas são superiores às recomendações (INSTITUTE OF MEDICINE, 2000), e onde devem ser diminuídas doses de vitamina D, prejudiciais nesses casos.
Concluindo, faz-se necessário investigações mais aprofundadas para prescrição da dieta desse paciente. 
Fonte Arial 12, sem negrito ou itálico, alinhamento justificado e na cor preta. Deixar uma linha em branco após o parágrafo do texto. Além de ser digitado em espaçamento simples entre linhas, não deve haver nenhum tipo de espaçamento do tipo “antes e depois”, nem entre parágrafos. Somente serão aceitos textos encaminhados nesta formatação. Salvar o resumo em formato .DOC ou .DOCX. Lembre-se de referenciar devidamente após a escrita!

Continue navegando