Buscar

diamino fluoreto de prata

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Diamino Fluoreto de Prata
O que é?
	O diamino fluoreto de prata é um produto de ação tópica, indolor e de baixo custo, usado como uma alternativa para o tratamento da cárie dentária. Trata-se de uma solução alcalina composta por um complexo entre amônia, prata e fluoreto, que age tanto na parte inorgânica, quanto na parte orgânica do dente. 
Como funciona sobre o processo carioso? 
	O diamino fluoreto de prata detém propriedades cariostáticas, preventivas, anticariogênicas, remineralizantes e dessensibilizantes. Vale ressaltar que esse material posssui três mecanismos de ação, sendo o primeiro a obstrução dos túbulos dentinários, que dificulta a infusão de ácido e bactérias. A ação cariostática é o segundo mecanismo, que se dá pela reação entre o diamino fluoreto de prata e o componente mineral do dente. Basicamente, quando o fluoreto de cálcio em contato com o ambiente ácido se disassocia em cálcio e flúor. O cálcio se liga na hidroxiapatita e forma a fluorapatita. Já o flúor, aumenta a resistência da dentina a desmineralização e dificulta a penetração aos ácidos. O terceiro mecanismo é a ação enzimática, que se caracteriza pelo aumento da resistência da proteína dentinária.
Quais suas indicações?
	Considerando que o uso deste produto é considerado não�invasivo, indolor e de fácil aplicação, ele tem sido recomendado para crianças na primeira infância, com alta atividade cárie e não cooperativa. Sendo mais recomendo em concentrações mais altas.
Efeitos adversos.
	Embora o DFP seja efetivo no controle de lesões de cárie, sua aplicação causa um manchamento superficial do esmalte, exibindo uma pigmentação escura.

Continue navegando