Buscar

Técnica PERT

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ALUNO: CESAR RIZZO FIUZA
R.A. 20355403
ATIVIDADE N1 – GESTÃO DE PRAZOS E CRONOGRAMA 
Descreva os processos de estimativa de duração de atividades, utilizando a técnica PERT.
Como vimos ao decorrer da matéria, a técnica PERT foi desenvolvida pela NASA em 1958 no EUA, da qual foi possível estimar a duração de uma atividade em três possíveis estruturas sendo elas, Otimista, Pessimista e Mais Provável.
Através dessas estimativas podemos diminuir os riscos e incertezas de cada etapa do projeto, assim identificando o melhor caminho a ser percorrido com a combinação dessas três probabilidades.
Para Larissa conseguir aplicar a metodologia PERT em seu projeto, ela precisará obter as estimativas de duração das atividades com cada especialista das áreas internas da sua fábrica, assim ela conseguirá ponderar o tempo de duração de cada etapa de atividade, mas para isso ela precisará montar os três cenários com cada especialista, afim de garantir sucesso no projeto.
No cenário Otimista, Larissa precisará projetar o melhor caminho a ser percorrido em cada etapa, sem considerar atrasos em nenhum processo interno nem a falta de insumos ou mão de obra no seu projeto.
Para o cenário Pessimista, Larissa irá adotar falhas e erros no processo para majorar a duração das atividades, afim de estimar que em todos os processos haverão falhas e faltas de insumos ou mão de obra no seu projeto.
Por fim no cenário Mais Provável, Larissa irá considerar algo mais razoável, de forma que as etapas ficarão dentro de uma normalidade sem surpresas boas ou ruins para o projeto.
Larissa também precisará segmentar seu projeto em diversas tarefas para determinar como será montado o calendário de prazos, como será direcionado a liderança e/ou gerência em seu projeto, as datas marco para entrega de cada etapa do projeto e por fim designar alguém para gerenciar o projeto.
A técnica PERT pode ser calculada por uma fórmula paramétrica onde:
PERT = (Pessimista + 4 x Mais Provável + Otimista) / 6
O peso da divisão 6 no final da fórmula, poderá ser alterado de acordo com o grau de dificuldade da atividade, porém nunca ultrapassar 6, para que não seja reduzido de mais o prazo das atividades.
Também temos a fórmula do Desvio Padrão = Pessimista – Otimista /6.
Vale lembrar que quanto maior o desvio padrão, haverá maior incerteza na estimativa de prazo do projeto, devido a variação grande entre as etapas Otimista e Pessimista.
E por fim a fórmula da Variância = (Pessimista – Otimista)² / 6.
Conclui-se que a técnica PERT pode ser usada em diversos tipos de projetos e áreas de atuações, com ou sem risco para o projeto, pois permitirá uma análise de previsão do projeto, identificar as incertezas a serem vencidas no projeto, apoiará na redução de custos e recursos aplicados, permitirá uma análise completa das durações das atividades e por fim combinada com a técnica CPM irá melhorar a comunicação entre os setores da Companhia.
Referências Bibliográficas:
XAVIER, C. M. S. Gerenciamento de Projetos: como Definir e Controlar o Escopo do Projeto. São Paulo: Saraiva, 2018.
Utilizando a técnica PERT em projetos: https://www.teclogica.com.br/utilizando-a-tecnica-de-pert-em-projetos/ - Acessado em 23/01/2022 às 07:50.

Continue navegando

Outros materiais