Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Gestão de prazos e cronogramas
N1
O desenvolvimento de um projeto é um processo em que se aplica, como entrada, o planejamento estratégico, assim como as experiências com projetos anteriores, políticas organizacionais, premissas e possíveis restrições. Logo que chegou a Be Beauty, Larissa se deparou com um grande desafio. Percebeu que a maior dificuldade era gerenciar o tempo. A redução do índice de atrasos e as não entregas dos produtos solicitados era o ponto fundamental para que a Be Beauty conseguisse acompanhar o mercado. Larissa percebeu que as atividades ficavam paradas, com um mesmo colaborador, por longos períodos de tempo, o que impossibilitava a estimativa de duração de atividades e a mensuração do tempo em que as atividades estavam sendo executadas. Uma metodologia adotada pela gerente, para auxiliar na solução dessa dificuldade, foi a técnica PERT, que facilita o processo de estimativa da duração das atividades do projeto e possibilita a observação sequencial da realização dessas atividades, otimizando melhor o tempo.  
 
Descreva os processos de estimativa de duração de atividades, utilizando a técnica PERT.
A técnica PERT se baseia em três estimativas: Otimista, Pessimista e Mais Provável, ditos O, P e MP, respectivamente. 
Esse conceito reduz as chances de terem falhas em projetos novos, pois essas estimativas mostram os riscos de cada etapa, que conta com expertise de especialistas. O método PERT reduz as incertezas das atividades.
Sobre as estimativas, quando falamos de Otimista, falamos do cenário onde tudo sai perfeitamente como o previsto. O Pessimista, é o pior cenário, e o Mais Provável é onde tudo vai acontecer sem grandes surpresas.
Para utilização do método PERT, é preciso seguir algumas etapas, como designar lideranças para o projeto em questão, elaborar as fases para a implementação do projeto, estimar a duração do projeto, incluindo o tempo de cada etapa do mesmo, e determinar um responsável pelo processo, para responder pelo projeto.
Para chegar ao PERT, seguimos o CPM, que é o Método do Caminho Crítico, que consiste em otimizar as etapas do processo, por meio de organização de tarefas de forma gráfica, com setas, setas pontilhadas e círculos.
PERT tem uma fórmula de importância, cujo cálculo é feito PERT = (Pessimista +4 x Mais Provável + Otimista) / 6.
A técnica PERT permite a evolução e análise positiva de um projeto, apontando déficits e otimizando recursos, além de uma previsão de duração da atividade, melhorando o desempenho das empresas.