Buscar

A sexualidade segundo Freud

Prévia do material em texto

A sexualidade e a diversidade de gênero 
 Ao falarmos sobre a sexualidade é importante ressaltar que para o psicanalista é de suma importância estudar sobre q sexualidade do indivíduo. Pois segundo Freud a sexualidade humana não é instintiva, mas sim afirma que o ser humano busca por prazeres desde a sua infância, buscando se satisfazer de diversas forma. 
 A busca pelo prazer não se relaciona apenas aos órgãos sexuais e a reprodução humana, como a maioria das pessoas em nossa sociedade pensa pois não é seu único objetivo. A sexualidade está ligada as neuroses e também ao comportamento humano, o comportamento do indivíduo.
 Na psicanálise falar sobre a sexualidade está muito além de apenas o corpo, pois é necessário analisar a questão do prazer que já vem acompanhando o indivíduo desde o seu nascimento. Podemos citar como exemplo a amamentação, ao se amamentar existe no individuo a necessidade do prazer ao se saciar. 
 O prazer é fundamental para a construção do indivíduo pois quando falamos de sexualidade estamos falando de um indivíduo que sente que está indo em busca do prazer. Ao falarmos obre a sexualidade é importante lembrarmos que o corpo faz parte, pois é traves dele que existem partes na qual o indivíduo sente prazer e assim também estamos nos referimos a sexualidade.
 A sexualidade é algo que vai muito além do corpo físico, muito além do contato pois temos eu ressaltar que estamos falando também de um componente psíquico. O indivíduo, pode apresentar transtornos biológico e transtornos ligados á sua vida relacional.
 De alguma forma esse indivíduo está tendo algumas dificuldades no desenvolvimento esperado ao se relacionar com o seu corpo, ao se relacionar com o outro. Por isso que falar das anomalias sexuais precisamos tomar muito cuidado porque a gente precisa entender que esse corpo forma física, tem um componente psíquico emocional que move todas as essas reações.
 Para entendermos a identidade é importante falar sobre suas subdivisões que são elas:
- Cisgêneros : a qual o indivíduo se identifica com o seu “gênero de nascença ” ou seja, a pessoa se vê com o gênero que lhe foi conferido ao nascer.
- Transgêneros: são pessoas que a sua identidade se difere do típico do seu sexo atribuído ao nascer, ou seja nascem com os órgão genitais de uma determinada forma porem não tem certeza se realmente é pertencente aquele indivíduo. Ao se citar o termo transgêneros é importante saber que é um termo abrangente, além de incluir pessoas não-binarias (pessoa que não se identifica nem com o gênero masculino e nem com o gênero feminino. ...
 Isso significa que a pessoa não binária não se identifica necessariamente como homem ou mulher, podendo assumir um gênero neutro, transitar entre os gêneros ou mesmo mesclá-los (dentre outras possibilidades).
 Expressão de gêneros: é quando a pessoa se manifesta publicamente assumindo a sua identidade de gênero, por meio do seu nome , da vestimenta , do corte de cabelo, dos comportamentos, da voz e/ou características corporais e da forma como interage com as demais pessoas.
 A identidade de gênero diz respeito ao gênero com o qual uma pessoa se identifica. É independente do sexo (ou seja, das características biológicas), está relacionada a identificação de uma pessoa com o gênero masculino ou feminino. ... Essa identificação é o que chama-se de identidade de gênero.
 Andrógena na psicologia esse termo também é usado para se referir a um transtorno de identidade de gênero no qual o individuo não se reconhece como homem ou mulher se reconheci como os dois.
 -Sexo biológico : a ciência considera como o conjunto de informações cromossomiais. Se baseia na identificação genotípica e considera os órgãos sexuais do nascimento, a capacidade de reprodução e as principais características físicas e fisiológicas que diferenciam o masculino do feminino, ou macho da fêmea
 -Intersexo: é muito usado para descrever pessoas que nascem com características sexuais biológicas que não se encaixam nas categorias típicas do sexo feminino ou masculino.
- Orientação afetivo sexual : é a atração afetiva e/ou sexual que uma pessoa manifesta em relação à outra, para quem se direciona, involuntariamente, o seu desejo. 
 Sempre quando formos falar sobre a sexualidade sempre associaremos a um ser humano no qual tem um sexo biológico que diz como esse corpo vai se desenvolver. E teremos junto com esse sexo biológico a identidade de gênero .
 Teoricamente quem tem um corpo feminino se identifica com o gênero feminino e quem tem um corpo masculino se identifica com o corpo masculino.
 Atualmente percebemos que isso pode não ser tão direto, e assim vamos ter este corpo que tem físico sexual mas que tem os seus desejos, estamos falando de orientação afetiva sexual, onde falamos do heterossexual , homossexual e o bissexual.
 Existem 3 tipos majoritários de orientação sexual: Heterossexual
- Heterossexual : Hétero é uma pessoa que se sente atraída e se relaciona com pessoas do sexo oposto. A heterossexualidade é uma orientação sexual. Por exemplo, uma mulher que se sente atraída por homens ou um homem que se sente atraído por mulheres são chamados de heteros.
- Bissexual : Pessoa que se atrai pelos dois gêneros ou mais, sendo feminino ou masculino, ou mais gêneros.
- Pansexual : um bissexual é aquele que sente atração física por ambos os sexos O termo pansexualidade, segundo a psicóloga, surgiu como um movimento para "quebrar o preconceito" contra pessoas transgênero que ainda existia na comunidade bi —antes, muitas pessoas que se consideravam bissexuais ainda rejeitavam pessoas trans ou não-binárias, tanto no movimento quanto nas relações. A pessoa que se autodenomina pansexual sente atração por pessoas, independentemente do sexo, do gênero ou de como se apresentam ao mundo.
- Homossexual : refere-se à característica, condição ou qualidade de um ser que sente atração física, estética e/ou emocional por outro ser do mesmo sexo ou gênero
 Nós temos algo que foi colocado pra nos como o que é esperado, e dentro do que é esperado (biologicamente falando) temos uma expectativa. Mas nos também temos aquilo que tem um sentido pro indivíduo e um significado.
 Quando falamos de identidade sexual, identidade de genêro e orientação sexual, temos aquilo que é esperado mas também temos aquilo que é vivenciado. 
 Houve um momento na história em que até o ano de 1973 foi usava- se a expressão homossexualismo e foi modificada para sexualidade, pois o homossexualismo, a terminação “ismo” significava uma doença , devido a este fato alterou-se para o termo homossexualidade devido a opção sexual que o indivíduo se identificava. 
 O indivíduo sofria bastante preconceito, verbal ou físico, agressões, exclusão pela sociedade devido a sua identidade de gênero, ou sua opção sexual.
 Hoje ainda sim existe um certo preconceito mas bem menos do que no passado, no qual havia um alto índice de preconceito físico ,verbal e agressões. Eles foram conquistando o seu espaço perante a sociedade e mostrando a forma como se sentem , e assim, tornou-se possível conversar e discutir. Expandiu—se o campo de visão e pensamento do ser humano ao se impor diante a sociedade reivindicando seus direitos o respeito devido, pois são seres humanos como todos e devem ser respeitados e ouvidos independente da sua escolha de gênero.

Continue navegando