Buscar

atps historia e geografia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA 
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
POLO – FACNET 
PEDAGOGIA
FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
TUTORA: KELLEM LINS
Claudiana Alves da Rocha RA: 9362293334
Fernanda Fernandes Marron da Silva RA: 7985726140
Suelen Melissa Pereira Araujo RA: 7377582649 
Veronice Eduardo Silva de Oliveira RA: 2100464876
INTRODUÇÃO
Vivemos em um mundo conquistado, desenraizado e transformado pelo titânico processo econômico e tecno cientifico do desenvolvimento do capitalismo, que denominou os dois outros últimos séculos.. O futuro não pode ser uma continuação do passado, e há sinais, tanto externamente quanto internamente de que chegamos a um ponto de crise histórica. As forças geradas pela economia tecno cientifica são agora suficientemente grandes para destruir o meio ambiente, ou seja, as fundações materiais da vida humana. As próprias estruturas da sociedades humanas, incluindo mesmo algumas das fundações sociais da economia capitalista, estão na iminência de ser destruídas pela erosão do que herdamos do passado humano. Nosso mundo corre o risco... Se tentarmos construir o terceiro milênio nessa base, vamos fracassar. E o preço do fracasso, ou seja, a alternativa para uma mudança da sociedade, é a escuridão. (HOBSBAWN, 1995, p. 562). As diferentes noções mundiais vivem momentos de angustia e medo, as noticias que circulam nos meios de comunicação apresentam um cenário de catástrofes e terror. Mediante a tantas transformações, o conteúdo de História e Geografia ganham destaque no meio educacional, partindo de um simples conteúdo, para uma necessidades de aprendizagem. Como já havia ensinado Paulo Freire, o ser humano só tem as possibilidades de participar ativamente na historia, na sociedade e nas transformação da realidade se for auxiliado a tomar a consciência da realidade e de sua própria capacidade para transforma-la. O individuo não pode lutar contra as forças que não compreende, a não ser que descubra que pode.
INTRODUÇÃO
Essa conscientização coloca o primeiro objetivo da educação que é “antes de tudo provocar uma atitude critica, de reflexão, que comprometa a ação”. O conteúdo de geografia e história, pois desde o nascimento a criança é portadora de capacidades afetivas, emocionais e cognitivas, tendo o desejo de estar perto de outras pessoas. A interação e o aprendizado continuo com os outros, sejam eles adultos ou crianças, são fundamentais para o desenvolvimento. Dentre os diferentes recurso que a criança utiliza destacam – se a imitação, o faz de conta, a oposição, a linguagem e a apropriação da linguagem corporal. Sendo que as diferentes linguagem utilizadas, estão presentes e em sintonia com o espaço vivido, e o seu histórico de vivencia. Nesse sentido, é fundamental que o educador estimule o aprendizado por meio de vínculos de cooperação e de associação, com a finalidade de exercitar os diferentes recursos que as crianças utilizam para se relacionar, socializar e aprender com os outros. A partir das capacidades da criança para o desenvolvimento cognitivo espacial, A partir do conhecimento de suas dimensões corporais e de suas relações com o meio e com o outro, a criança estabelece referencias que utiliza para significar o espaço vivido.
MAPA CONCEITUAL – Fernanda Fernandes 1999
casa
Transporte escolar
escola
shopping
LEGENDA
Escola: Colégio Jesus Maria José, ensino fundamental. 
Percurso: Descia do prédio onde morava e pegava ônibus escolar, passava em frente ao shopping e comércios , e seguia para escola.
 Mapa conceitual: Claudiana Alves 
LINHA DO TEMPO: Fernanda Fernandes M. Silva
Nascimento - 1986 
Presidente José Sarney instituía o Plano Cruzado / A Argentina foi a grande campeã da Copa do Mundo no México / A revolução na música. O grupo RPM liderado por Paulo Ricardo, atingia seu auge com apenas três anos de estrada. No mesmo ano as bandas Titãs, Ira, Legião Urbana, Paralamas do Sucesso e tantas outras lançam discos que são obras primas do rock nacional.
Vitória da mãe contra o câncer - 2001
Início do governo Bush/ EUA sofrem maior atentado terrorista de sua história, no dia 11. O World Trade Center, em Nova York, é destruído quando dois aviões sequestrados atingem as torres gêmeas. Outro atinge o Pentágono, nos arredores de Washington, e um quarto cai na Pensilvânia. A estimativa de mortos era de 10 mil pessoas /1ª morte por antraz /Bob Stevens, editor de fotografia de um tablóide da Flórida, morre no dia 5 após inalar esporos de antraz em sua correspondência. Outros quatro americanos morreriam de forma semelhante.
Casamento - 2013
O incêndio durante uma festa na boate Kiss, em Santa Maria (RS), deixou ainda centenas de feridos. O fogo começou durante a madrugada, depois que a banda Gurizada Fandangueira usou artefatos pirotécnicos no palco. Dois integrantes da banda e dois sócios da boate foram presos / chuva no Rio de Janeiro provocou alagamentos e deixou 1 morto, 2 mil desalojados e 450 desabrigados / Facção incendeia ônibus e bases em SC.
Linha do Tempo: Veronice E. S. Oliveira
Mrte do pai-1995: A Internet chega ao Brasil e entra de vez nas nossas vidas. Início do governo de Fernando Henrique Cardoso. O monopólio da Petrobras foi quebrado em votação recorde na Câmara. Na África o vírus Ebola devasta parte da população do Zaire e mata mais de 100 pessoas. Em Oklahoma um atentado terrorista matou 168 pessoas e deixou 500 feridas. Em Kobe, no Japão um terremoto de 7,3 graus na Escala Richter mata mais de 6 mil pessoas.  O Botafogo foi o campeão brasileiro O teatro e a TV perde Paulo Gracindo, morte do humorista Costinha, e do empresário Adolpho Bloch da editora Bloch.
 Nascimento do filho-2000: O Brasil e o Mundo em 2000: O futebol vivia seu pior momento, Bush ganha eleição confusa, Nascia o 1º filho de Ronaldinho fenômeno e Guga foi tenista número 1 do mundo. País assiste sequestro na televisão, sequestrador tortura passageiros de um ônibus no Rio.A ciência apresentou um dos maiores avanços: mapeou o DNA humano. Concorde cai na França e mata113 pessoas. Submarino afunda e mata 118 na Rússia.
Casamento-2003: Luís Inácio Lula da Silva assume a presidência da República. Entra em vigor o novo Código Civil brasileiro aprovado pelo Congresso em setembro de 2001. O Projeto Genoma Humano é finalizado, com 99% do DNA sequenciado a uma precisão de 99,99%  Explosão do foguete VLS-1 no Centro de Lançamento de Alcântara mata 21 cientistas brasileiros.  Pela primeira vez em 60000 anos o planeta Marte passa pela menor distância à Terra, 55758006 km.  Gilberto Gil recebe o Grammy Latino prêmio de personalidade do Ano em Miami. 
 
Linha do tempo: Claudiana Alves 
Casamento-2001: Início do terceiro milênio da nossa era. George W. Bush toma posse da presidência dos Estados Unidos. Três explosões destroem a Plataforma P-36, pertencente à Petrobras, na Bacia de Campos. As torres gêmeas em Nova York são destruídas por terroristas e o Pentágono em Washington. 26 de Novembro - No Brasil, 106 presos fogem da prisão de Carandiru, São Paulo, a maior fuga de sua história. 
Nascimento 1º filho: Primeira crise política do presidente Lula no Brasil. O robô Opportunity da NASA recolhe imagens de um sistema rochoso, em Marte, que indica a existência de água no planeta.  Se forma no Atlântico sul o Furacão Catarina, que três dias depois viria a atingir parte do litoral do sul brasileiro. São criadas as redes sociais Orkut e Facebook.
Nascimento 2º filho: Barack Hussein Obama toma posse como primeiro negro a presidir os EUA. Morre o cantor Michael Jackson. Rio de Janeiro é a cidade escolhida para sediar as olimpíadas de 2016. Início da reforma ortográfica. Surto de gripe suína, falta remédio e vacinas para infectados. Airbus A-330 do vôo Air France 447 Rio/Paris cai no Oceano Atlântico com 228 pessoa, 58 brasileiros.
Linha do Tempo Suelen
Casamento-2013: 242 pessoas morrem em um
trágico incêndio ocorrido na boate Kiss no município. Morre Chorão, vocalista da banda Charlie Brown Jr. Chuvas causam nova tragédia na Região Serrana do RJ,deixando vários mortos e muitos desabrigados. O brasileiro Roberto Azevêdo é o primeiro latino americano a ser eleito diretor geral da OMC. Protestos gerais em várias cidades do Brasil reúnem cerca de 250 mil pessoas. Vitória da Seleção Brasileira de Futebol na Copa das Confederações. Chega ao Brasil o Papa Francisco em sua primeira viagem internacional. Acontece na Costa do Sauípe o sorteio dos grupos da Copa do Mundo 2014.
Viagem com marido-2014: Morre cinegrafista da Band Santiago Andrade atingido por rojão em protestos no Rio de Janeiro. A NASA descobre o primeiro planeta potencialmente habitável. Abertura da XX Copa do Mundo de Futebol, no Brasil. Seleção brasileira perde historicamente, na semifinal, para a seleção alemã por 7 à 1 no Mineirão. A Seleção alemã de futebol vence a Copa do Mundo 2014. Morre candidato à presidencia, Eduardo Campos.
Morte da sogra-2015: Começa o segundo mandato de Dilma Rousseff, a presidente do Brasil. O brasileiro Marco Archer é executado na Indonésia. Ônibus cai em ribanceira em Joinville, no Norte catarinense, 51 pessoas morreram, entre elas, 11 crianças. Acontecem por todo o Brasil os protestos de 15 de março, com 11 milhões de brasileiros pedindo reformas e o fim da corrupção no Governo Dilma Rousseff. Nasce Carlota de Cambridge, o segundo filho de Kate Middleton e Príncipe William. Morte de muitos famosos.
 
 
Identificação Geográfica – Taguatinga DF 
No desenvolvimento dessa etapa , não conseguimos fotos da construção do polo anhanguera facnet pois o polo se encontra dentro de um shopping (Taguatinga shopping ) . Porém puxamos em nossa memória a área geográfica antes da construção da universidade. E chegamos ao resultado, de que a Faculdade trouxe ao local, um comercio mais intenso, voltado para o publico jovem. O espaço voltado a Faculdade é amplo, com varias salas de aula, bibliotecas, banheiros adequados, como estacionamento, com um visual agradavel.
Identificação Geográfica 
Acesso a faculdade 
AMPLIAÇÃO DO SHOPPING
ENTRADA
NESTA IMAGEM AINDA ESTAVA EM ANDAMENTO A AMPLIAÇÃO DA TORRE QUE SE ENCONTRA HOJE A FACULDADE ANHANGUERA NO SHOPPING.
Identificação Geográfica - MAPA
IDENTIFICAÇÃO GEOGRÁFICA ANHANGUERA- FACNET
 A Geografia e a História que são conteúdos que caminhão, juntos, possibilita aos alunos entender o passado, fazer parte do presente e a diferença no futuro, fazendo parte do contexto social com uma visão adequada, pacifica e critica, auxiliando na resolução das problemáticas do mundo. A formação do Educador do conteúdo de Geografia e História deve estar sempre atualizada, e o professor deve criar estratégias lúdicas, para conquistar a atenção do aluno e não fazer da aula algo cansativo, fazendo com que o aluno se desinteresse pelo conteúdo. Ambos os conteúdos devem ser trabalhados, com novas ideias, novas tecnologias, e não apenas aqueles questionários entediantes e cansativos, que trabalham de forma condicionada de aprendizado, as crianças e jovens de hoje não se contentam, com perguntas e respostas prontas, eles gostam de ser desafiados.
RETRATOS DA CIDADE NO PASSADO E NO PRESENTE
Partindo dessa concepção os conteúdos estudados, envolvendo o contexto da educação, são essenciais na formação, dos alunos, para que eles sejam cidadãos críticos, e participativos socialmente, auxiliando na construção da cidadania e da sociedade. Com a geografia e história dentro da educação infantil torna é possível fazer com que as pessoas se encontrem como seres sociais, fazendo a diferença para um mundo melhor, onde tenhamos políticos que governem honestamente, que a desigualdade social seja sanada, e que a sustentabilidade saia do papel e aconteça antes que o nosso mundo se acabe, antes que nossa espécie seja extinta.
Conclusão:
 Foram abordados aqui a respeito de assuntos que são muito comuns e ao mesmo tempo muito importantes e que fazem parte da história de vida de qualquer ser humano de modo geral, e que frequentemente, diante do estilo de vida moderno o qual nos deparamos, nem sempre paramos para observar, a não ser que precisemos, como é o caso da nossas paisagens, nossa sociedade e outros aspectos da vida, que sofrem transformações e mudanças , com uma rapidez, que nem ao menos nos damos conta e que são inerentes á disciplina estudada.
Referências Bibliográficas: 
Campinas: Papirus, 2008. Disponível em: < http://books.google.com.br/books?id=fZvinOVU72IC&lpg=PP1&hl=pt-R&pg=PA4#v=onepage&q&f=false >. Acesso em: 22/maio /2015. 
STRAFORINI, Rafael. Ensinar Geografia: o desafio da totalidade-mundo nas séries iniciais. São Paulo: Annablume, 2004. 
Desafios e Utopias no Ensino de Geografia. 3ª ed. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 1999 > 20/maio /2015 KAERCHER, Nestor André. 
O gato comeu a Geografia Crítica? Alguns obstáculos a superar no ensino-aprendizagem de Geografia. In: PONTUSCHKA, Nídia N. > 20/maio/2015
< http://googlemaps.com.br > Acesso em 22/05/2015.
 <www.anhanguera.com.br > Acesso em 22/05/2015

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais