Buscar

AV1 PPEII Prova

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PPEII
Fazer ciência significa:
Produzir conhecimento
Quando pretendemos objetivar, precisar os dados coletados em uma pesquisa, constatar, apenas, a recorrência do fenômeno, devemos utilizar que tipo de procedimento metodológico?
Pesquisa quantitativa e questionário com perguntas fechadas
Sobre o novo conceito de professor pesquisador André (2001, p. 57) diz: "para alguns, formar o professor pesquisador significa levar o futuro docente a realizar um trabalho prático ou uma atividade de estágio, que envolve tarefas de coletas e de análise de dados. Para outros, significa levar os futuros professores a desenvolver e implementar projetos ou ações nas escolas". Articulando os dois conceitos, poder-se-ia dizer que os futuros docentes deveriam ser formados para:
Ter uma atitude vigilante e investigativa para tomar decisões nas situações de ensino.
O fichamento é uma técnica de investigação muito usada pelos alunos e solicitada pelos professores para organização de estudos. Consiste no ato de registrar o material necessário à compreensão de um tema ou de um texto. Existem regras de trabalho acadêmico que orientam na forma de se fazer um fichamento com objetividade. Um fichamento deve apresentar as seguintes informações:
Indicação bibliográfica, resumo, citações, comentários, ideação.
Para Marilena Chauí, em vez de perguntar "que horas são?", podemos indagar "o que é o tempo?". Em vez de dizermos "ficou maluca?" ou "está sonhando?", podemos nos perguntar "o que é o sonho, a loucura, a razão?" (Convite à Filosofia. São Paulo, Ática, 1994). Portanto,
A atitude filosófica diferencia-se estruturalmente do senso comum.
O caminho que o ser humano percorre para chegar ao conhecimento do mundo, das coisas e de nós mesmos, se dá a partir de uma relação pessoal de percepção da realidade. Diante dessa afirmativa, falar da interpretação e da sensibilidade do observador significa assumir uma concepção do mundo que ocorre por meio: 
Das Artes.
Em relação ao curso da ciência, leia o fragmento abaixo:
"[...] nos tempos antigos era a filosofia que determinava o curso da ciência, o ideal do conhecimento era filosoficamente estipulado; nos tempos modernos, pelo contrário, o ideal científico, físico, do conhecimento passa a determinar o conhecimento metafísico". (BORNHEIM, Gerd. Galileo Filósofo. In: Estudos sobre Galileo Galilei. Porto Alegre: UFRGS, Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul e Consulado Geral da Itália de Porto Alegre, 1964. p. 78). Com base no texto e nos conhecimentos sobre a relação entre filosofia e ciência, é correto afirmar:
A filosofia moderna, por partir da ciência, finalmente atinge a verdade metafísica buscada pelos antigos.
O interesse e a curiosidade do homem pelo saber levam-no a investigar a realidade sob os mais diversificados aspectos e dimensões. Cada abordagem ou busca admite níveis diferentes de aprofundamento e enfoques específicos conforme o objeto de estudo, objetivos visados e a qualificação do pesquisador. A partir do exposto, quando pretendemos imprimir certa flexibilidade na investigação, aprofundando no mundo dos significados das ações e relações humanas, um lado não perceptível e não captável em equações, médias e estatísticas, devemos nos propor a realizar uma pesquisa de caráter:
Qualitativo
A observação participante, como metodologia utilizada na pesquisa qualitativa, é utilizada quando o pesquisador deseja ampliar o nível de apreensão do objeto social, o que permite dizer que:
Tal método possibilita um mergulho na realidade com a valorização da entrevista.
"[...] não é certo que a ciência natural esteja ligada exclusivamente a um grupo de pessoas, designadas por cientistas, e a filosofia a outro grupo de pessoas, conhecidas por filósofos. Um homem que nunca tenha meditado nos princípios da sua obra, ainda não atingiu uma atitude de homem maduro perante ela; um cientista que nunca tenha filosofado sobre a sua ciência, nunca poderá passar de um cientista secundário, um imitador, um funcionário da ciência" (COLINGWOOD, s/d, p. 9). "Em relação à proposta de o professor tornar-se um investigador, Perrenoud, como outros autores, defende a ideia de que, fazendo uso de uma prática reflexiva, o professor desenvolve um trabalho próximo ao do investigador, sem considerar, contudo, que só por meio da realização de pesquisas o professor pode se tornar um profissional reflexivo" (SANTOS, 2001, p. 11). As reflexões dos autores se referem a três dimensões da pesquisa, que são:
Atitude filosófica, reflexão crítica sobre a prática profissional e a pesquisa acadêmica.
Para Triviños, deficiências nos resultados de uma pesquisa podem derivar do embasamento teórico, um vez que os fatos sociais e educacionais, por sua complexidade, exigem um suporte de princípios que permitam atingir os níveis da verdadeira importância de que se estuda. Marque a resposta correta:
A busca bibliográfica deve ser norteada pelos conceitos básicos de uma teoria que compreenda, explique e dê significado aos fatos estudados.
Pesquisa descritiva, segundo Triviños (2004), significa:
Descrever o fenômeno com exatidão.
Na relação sujeito e objeto precisamos ter consciência que o segundo transcende o primeiro. Os fatos e as coisas no espaço vida têm sempre algo que transcende. Compreender que os objetos de estudo transcendem significa dizer que:
As coisas e os fatos vão sempre além do que representam ou parecem ser.
"A redação do diário é científica? O diário é apenas um instrumento. A arqueologia se interroga para saber se um martelo é científico? Não. Ela o utiliza inteligentemente ou não, no seu trabalho de escavação. Em matéria de diário, a ciência se encontra numa relação adequada com esta técnica de coleta de dados. E uma dimensão desta relação se encontra na distância com que se constrói o diário, quando da releitura, e na exploração que se faz nos dados recolhidos nos escritos mais elaborados" (HESS, 2006, 93). O diário é feito de momentos e, de acordo com Hess (ibid. p. 101), o "encontro com o outro, o encontro intercultural, pode se desenvolver no nível de um momento". Assim, o diário de itinerância possibilita ao professor:
Momentos de autoformação, heteroformação e ecoformação.
"São hoje muitos e fortes os sinais de que o modelo de racionalidade científica que acabo de descrever em alguns dos seus traços principais atravessa uma profunda crise. [...] essa crise é não só profunda como irreversível; [...] estamos a viver um período de revolução científica que se iniciou com Einstein e a mecânica quântica e não se sabe ainda quando acabará; [...] os sinais nos permitem tão-só especular acerca do paradigma que emergirá deste período revolucionário, mas que, desde já, pode afirmar-se com segurança que colapsarão as distinções básicas em que assenta o paradigma dominante"(SANTOS, 2007, p. 68). Ao analisar a crise do paradigma dominante, Santos afirma: "O aprofundamento do conhecimento permitiu ver a fragilidade dos pilares em que se funda" (ibid. p. 68). Marque a alternativa que indique condições teóricas analisadas por Santos (ibid. p. 68-74), que definem a emergência de um novo paradigma científico:
Relatividade, mecânica quântica, teorema da incompletude, imprevisibilidade, microfísica.
Para exemplificar como esse conceito de senso comum é de larga utilização, podemos considerar as múltiplas acepções deste termo. Assinale qual destas alternativas está referente ao senso comum:
O termo senso comum pode ser interpretado como um sistema de crenças de uma determinada cultura
Uma prática pedagógica, fundamentada na práxis, significa que o professor é considerado:
Pesquisador

Outros materiais