Buscar

A NOVA PSICOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A NOVA PSICOLOGIA 
1- Em sua opinião, a descoberta de Wundt de que não conseguimos atender a mais de um estímulo ao mesmo tempo ainda é válida nos dias de hoje, em um mundo de constante exposição a experiências multimídia? Justifique 
Sim, pois, mesmo expostos a diversas experiências multimídias, nosso cérebro não consegue focar em muitas ações ao mesmo tempo, resultando na maioria das vezes, uma má resolução de todas as tarefas realizadas. 
2- Por que Wundt, e não Fechner, é considerado o fundador da nova Psicologia?
Fechner não estava determinado a fundar uma nova ciência, seu objetivo era compreender a relação entre o universo mental e material. Enquanto Wundt, estava disposto a fazer da psicologia uma ciência independente: instalou o primeiro laboratório, lançou a primeira revista especializada e deu início à psicologia experimental.
 
3- Qual a diferença entre a “criação” e a “fundação” de uma ciência? 
A criação consiste em formular uma teoria, já a fundação transforma essa teoria intencionalmente, organizando e adicionando informações que sejam essenciais para uma instituição. 
4- Defina a psicologia cultural de Wundt.Como ela contribuiu para a divisão interna da psicologia?
A psicologia cultural trata das etapas do desenvolvimento mental humano, manifestados nos costumes sociais, mitos, linguagem,lei e moral. Ela dividiu a nova ciência em duas partes: experimental e social. Tal que a primeira, as funções mentais mais simples (sensação e percepção), deveriam ser estudadas por meio de métodos de laboratório. Enquanto a segunda, os processos mentais mais elaborados ( aprendizagem e memória) não podiam ser investigados pela experimentação científica, por serem condicionados por aspectos culturais. 
5- Por que a psicologia cultural teve pouco impacto nos Estados Unidos?
Na época de publicação da psicologia cultural (1900 a 1920), os psicólogos norte-americanos estavam envolvidos em suas próprias pesquisas, uma nova psicologia estava surgindo nos Estados Unidos com uma abordagem distinta da de Wundt. Não viam mais a necessidade de se basearem nos acontecimentos da Europa.
6- Descreva a diferença entre os trabalhos dos fisiologistas alemães e dos empiristas britânicos na psicologia.
Os empiristas acreditavam que os elementos da consciência eram estáticos e se conectam de forma passiva mediante processos mecânicos de associação. Wundt, ao contrário, acreditava no papel ativo da consciência em organizar seu próprio conteúdo, criou então o voluntarismo, que é o processo da força de vontade própria de organizar processos de pensamentos superiores. 
7- Quais são os elementos da consciência? Qual é o papel desses elementos na vida mental?
As sensações e os sentimentos. As sensações ocorrem sempre que órgãos de sentido são estimulados, e as informações são enviadas ao cérebro. Os sentimentos são complementos das sensações. Essa junção forma a experiência imediata.
8- Aponte a diferença entre a experiência mediata e a imediata.
A experiência mediata oferece informações relacionadas com algo além dos elementos de uma experiência, proporcionando informações ou conhecimento. A imediata é realizada pela interpretação do objeto.
9- Descreva a metodologia e as regras da introspecção adotada por Wundt. Ele defendia a introspecção quantitativa ou qualitativa? por que ?
A introspecção se tratava do autoexame do estado mental. Indivíduos eram treinados de forma rigorosa a fim de proporcionar resultados (sobre as percepções internas) satisfatórios. As regras estabelecidas eram: os observadores devem ser capazes de determinar quando o processo será introduzido; devem estar em estado de prontidão e alerta; deve haver condições adequadas para se repetir várias vezes a observação e deve haver condições adequadas para várias situações experimentais quanto a manipulação controlada do estímulo. Wundt defendia a introspecção quantitativa, pois para ele o que era relevante eram as informações objetivas sobre os elementos e processos da experiência consciente. 
10- Aponte a distinção entre a percepção interna e externa. Qual o objetivo da apercepção?
Percepção interna: o foco da observação encontra-se dentro do observador, na sua experiência consciente.
Percepção externa: o foco da observação encontra-se fora do observador.
A apercepção tem como objetivo organizar os processos mentais, formando uma síntese que cria novas propriedades mediante a mistura dos elementos.
11- Como a apercepção se relaciona com os trabalhos de James Mill e John Stuart Mill?
James Mill e John Stuart Mill associavam as leis da química ao estudo dos elementos da mente, que chamam de "química mental”. Para Wundt, na apercepção o processo de organização dos elementos mentais forma uma síntese que cria novas propriedades mediante a mistura ou a combinação dos elementos. 
12- Descreva o destino da psicologia wundtiana na Alemanha. Em que se baseava a crítica ao sistema de Wundt?
Embora a psicologia de Wundt tenha se espalhado rapidamente, não transformou a natureza da psicologia acadêmica na Alemanha, isso ocorreu porque alguns psicólogos e filósofos eram contrários à separação da psicologia e da filósofa. Os órgãos governamentais, responsáveis pela criação das universidades, também não viam nenhum valor prático na psicologia que justificasse a alocação de recursos para laboratórios independentes e departamentos acadêmicos.
O motivo das críticas ao sistema de Wundt, era devido ao método de introspecção, que nem sempre produziam o mesmo resultado, já que se tratava de uma auto-observação e experiência particular, de modo que poderia haver divergências mediante a repetição da observação.
13- Descreva a pesquisa de Ebbinghaus sobre a aprendizagem e a memória. Qual a influência de Fichner sobre esse trabalho?
Ebbinghaus criou o método de memorização de sílabas sem sentido, testava a si próprio repetidamente, os resultados ele traçou em um gráfico que foi chamado de curva do esquecimento. Ele resolveu aplicar na psicologia a metodologia de Fechner na psicofísica: as medições sistemáticas e rígidas.Seu objetivo era aplicar o método experimental aos processos mentais superiores. 
 14- Qual é a diferença entre a psicologia do ato de Brentano e a psicologia wundtiana?
Brentano se opunha à ideia de Wundt de que a psicologia deveria estudar o conteúdo da experiência consciente. Para ele, o objeto de estudo da psicologia é a atividade mental ( ato mental de ver, não o que é visto). Assim a psicologia do ato contestava a noção wundtiana de que os processos mentais envolvem conteúdo ou elementos. 
15- Qual é a divergência entre Stumpf e Wundt em relação a introspecção e a redução da experiência a elementos?
Stumpf discordava da posição de Wundt de dividir a experiência em elementos. Acreditava que analisar a experiência mediante a redução em conteúdo ou elementos mentais acabava tornando-a artificial e a fazia deixar de ser natural.
16- Defina a introspecção experimental sistemática de Kulpe. Qual é a diferença entre a abordagem de Kulpe e a de Wundt?
Era um método que utilizava relatos retrospectivos de processos cognitivos das pessoas após terem completado uma tarefa experimental. Na abordagem de Kulpe primeiro era realizada uma tarefa complexa (conexões lógicas) e em seguida eram coletados relatos individuais 
sobre os processos cognitivos ocorridos durante a realização da tarefa. Para Wundt, isso não era permitido, ele analisava a experiência consciente à medida que ela ocorria e não a lembrança do fato ocorrido.
17- Como a ideia do pensamento sem imagens desafiou o conceito e experiência consciente de Wundt?
Para Wundt toda experiência é composta de sensações e imagens e tenta reduzir a experiência consciente a essas partes componentes. Os resultados de introspecção de Kulpe revelaram o contrário: o pensamento pode ocorrer sem qualquer conteúdo sensorial. Essa pesquisa identificou o aspecto não sensorial da consciência. 
18- Apesar de muitas diferenças, o que o trabalho de Wundt, Ebbinghaus, Brentano e Stumpf têm em comum? 
Eles estavamunidos em torno de um único objetivo: desenvolver a psicologia como ciência independente. Mesmo com visões diferentes quanto ao objeto de estudo da psicologia, mudaram definitivamente a perspectiva de estudo da natureza humana.

Mais conteúdos dessa disciplina