Buscar

Assembleia Nacional Constituinte

Prévia do material em texto

Educandário Nossa Senhora das Neves
Aln.annaclara@ensnvigia.com
Assembleia Nacional Constituinte
Com o agravamento da crise e o descontentamento das massas, a burguesia conseguiu apoio popular para trasnformar a Assembleia Ncional em Assembleia Nacional Constituinte. 
Tratava-se assim de uma reunião que tinha o objetivo de elaborar uma constituição para a França.
Formada por uma maioria de representantes do Terceiro Estado, a Assembleia promoveu diversas reformas políticas e sociais na França. 
Entre elas, o fim do privilégio do Primeio e do Segundo Estados e a revogação de muitos dos impostos cobrados por eles, como o dízimo que todo eram obrigados a pagar ao clero. 
Além disso, ela aboliu todos os direitos hereditários. 
Em agosto de 1789, a Assembleia Nacional Constituinte francesa votou a Declaração dos Direitos Homem e do Cidadão. 
Esse documento sofreu influência das ideias iluministas, servindo posteriormente de base para a Constituição Francesa, além de inspirar a Declaração dos Direitos Humanos crida pelas Nações Unidas em 1948. 
Em 1790, a Assembleia aprovou a Constituição Civil do Clero. 
Ela estabelecia o confisco dos bens da igreja pelo Estado. 
Além disso reduzia o número de bispos e padres e determinaa que os membros da igreja passaraim a ser funcionários do Estado e, como tal, teriam suas atividades e rendiemnto determinado pelo governo. 
Em 1791, a Assembleia aprovou uma Constituição. 
Ela previa a divisão do poder em Executivo, Legislativo e Judiciário e determinava que o Estado não poderi interferir no comércio. 
O voto estabelecido foi o censitário, ou seja, apenas os francesses que recebessem certa renda poderiam votar. 
Em junho de 1791, o rei e sua família tentaram fugir da França, mas foram descobertos e presos em Varennes e neviados de novo a Paris. 
O rei Luís XVI, sem alternativas, jurou fidelidade a essa Constituição e à nova Assembleia. 
Os partidos revolucionários
No entanto, após o início das turbulências políticas, tal Assembleia não era homogênea, pois havia interesses diversos em seu interior. 
Essa divergência de opiniões se agravou após a aprovação da Constituição, quando a Assembleia se dividiu em grupos ou facções políticas. 
Os girondinos, representantes da alta burguesia, tinham uma postura moderada, procuravam evitar as consquistas populares mais radicais e defendiam a manunteção do regime monárquico constitucional. 
Seus reprsentante defendiam u governo descentralizado e liberdade total de comércio. 
Os jacobinos, formados pela baixa burguesia e pelos trabalhadores urbanos, como os sans-culottes, tinham uma postura mais radical. 
Eles formavam o Partido da Montanha. 
Havia ainda um terceiro grupo, denominado Partido da Planície ou Pântano, que mantinha uma posição de centro, ora apoiando os jacobinos, ora votando com os girondinos. 
O povo excluído do processo políticou começou a se organizar em uma série de grupos cujo o objetivo era exigir mudanças que também o beneficiassem. 
Os mais famoso deles foi o grupo dos sans-culottes, formados principalemente por pequenos burgueses e camponeses. 
Uma de sua sprincipais reivindicações era o sufrágio universal masculino. 
Por sua postura plítica radical, os sans-culottes acabaram se aproximando dos jacobinos.

Continue navegando