Buscar

Estudo Dirigido Sistema Nervoso III

Prévia do material em texto

ESTUDO DIRIGIDO SISTEMA NERVOSO III
1. Quais estruturas anatômicas compõem o encéfalo?
É composto pelo Tronco encefálico, Cerebelo e Cérebro.
2. Quais estruturas anatômicas compõem o tronco encefálico?
O Tronco Encefálico é composto pelo Bulbo, Ponte e Mesencéfalo.
3. Como é formada as pirâmides do bulbo?
As pirâmides são fibras nervosas motoras, descendentes do trato Piramidal, que ligam o encéfalo até os neurônios motores da medula.
4. Fale sobre a anatomia do mesencéfalo.
O mesencéfalo é a região mais rostral, ventralmente há os pedúnculos cerebrais e a fossa interpeducular e dorsalmente visualizamos os colículos ventrais e caudais. Em um corte transversal é possível observar o teto formado pelos colículos, a região mais ventral é a base que é formada pelos pedúnculos, a substância negra e o tegmento na parte dorsal.
5. Fale sobre a localização e os centros localizados na formação reticular.
A formação reticular está localizada por todo o tronco encefálico, é um arranjo difuso de neurônios e tratos e possui centros controladores como, centro respiratório no bulbo, centro vasomotor no bulbo, centro do vômito no bulbo, centro da deglutição na ponte, centro locomotor no mesencéfalo e centro dos movimentos oculares na ponte.
6. Fale sobre a anatomia do cerebelo
O cerebelo está dorsal a ponte e ao bulbo e caudal aos hemisférios cerebrais separados pela fissura transversa, forma o teto do quarto ventrículo e é ligado ao tronco encefálico pelos pedúnculos cerebelares rostral, médio e caudal. Macroscopicamente o cerebelo é composto por uma área central mais elevada ao vérmis e dois hemisférios cerebelares, possui lóbulos e suas folhas são separadas entre si por sulcos, suas fissuras são mais profundas e separam os lóbulos do cerebelo, a sustância cinzenta está localizada mais externamente e a branca mais internamente, nela ainda existem quatro núcleos de substância cinzenta: Denteado, Emboliforme, Globoso e Fastigial. O Cerebelo aparenta-se com uma arvore e por isso é conhecido como árvore da vida.
7. Quais estruturas anatômicas compõem o cérebro?
É composto pelo Diencéfalo e Telencéfalo.
8. Quais as estruturas anatômicas que compõem o diencéfalo. 
O Diencéfalo pode ser dividida em quatro regiões principais: Epitálamo, Subtálamo, Tálamo e Hipotálamo.
O Epitálamo é a parte mais dorsal do Diencéfalo, a estrutura anatômica em evidência é a Epífise ou Glândula pineal.
O Tálamo é formado por duas massas de substância cinzenta unidas centralmente, essa união é chamada de Aderências Intertalâmicas, ainda é encontrado o corpo geniculado medial relacionado a audição e o corpo geniculado lateral relacionado a visão. Essa região está relacionada a sensibilidade, motricidade, comportamento emocional e ativação do córtex.
O Subtálamo é formado pelo núcleo subtalamico, está localizada em uma zona de transição entre o Diencéfalo e o Tegmento mesencefálico, é uma área motora.
O Hipotálamo é a região mais ventral do Diencéfalo e controla as atividades viscerais e a regulação hormonal. Possui Corpos mamilares, Quiasma óptico; recebe as fibras ópticas, Túber cinéreo; prende-se a hipófise por meio do infundíbulo, o Infundíbulo; é uma formação nervosa em forma de funil, prendendo-se ao Túber cinéreo.
9. Fale sobre a estrutura anatômica do telencéfalo.
O Telencéfalo são dois hemisférios cerebrais separados pela fissura longitudinal. Possui o Córtex; estrutura mais externa, Núcleos da base; que são acúmulos de substância cinzenta dentro do centro branco medular e Centro branco medular; onde estão os axônios mielinizados que são fibras de projeção que ligam o Córtex a regiões subcorticais, também são fibras de associação, intra-hemisféricas ou inter-hemisféricas, ainda há o corpo caloso que é uma larga faixa de fibras comissurais e principal meio de união entre os hemisférios.
10. O que é o corpo caloso? 
O corpo caloso que é uma larga faixa de fibras comissurais e principal meio de união entre os dois hemisférios. É dividido em joelho, tronco médio e esplênio.
11. Descreva a divisão filogenética córtex.
É dividido em Paleocórtex, Neocórtex e Arquicórtex.
O Paleocórtex é a parte do córtex responsável pelo olfato, é delimitado pelo sulco rinal, possui as estruturas lobo piriforme, bulbo olfatório e o trato óptico lateral e medial.
O Neocórtex é a região acima do sulco rinal e sulco esplenial, é caracterizada pelos seus sulcos e giros. Essa região é dividida pelos chamados lobos cerebrais e são separados pela especificidade de cada região, eles são: Lobo frontal, Lobo parietal, Lobo temporal e Lobo occipital.
O Arquicórtex é representado pelo sistema límbico sendo um sistema responsável pela regulação do comportamento sexual, fome, sede e emoções. Sua estrutura é representada pelo giro cingulado, giro supracaloso, a região dorsal ao corpo caloso e ventral ao tálamo e a parte mais ventral o corpo amigdalóide.
12. Quais lobos estão presente no córtex cerebral?
Estão presentes os Lobos frontal, Lobos parietal, Lobos temporal e Lobos occipital.
13. O que são núcleos da base? Cite quais são.
Núcleos da base são aglomerados de corpos de neurônios permeados na substância branca do encéfalo.
Os núcleos são: os caudados, dividido em cabeça, corpo e cauda, o Putâmen, o Globo pálido, os três juntos formam o núcleo estriado e o Putâmen e o globo pálido juntos formam o núcleo lentiforme, todos estão relacionadas as funções motoras somáticas, o Claustrum não possui função conhecida e o Corpo amigdalóide participa do sistema límbico.

Continue navegando