Buscar

PAS Fundamentos da orientação ped (postar)

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE TIRADENTES
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
CLAUDILENE SANTOS DE MORAIS ABREU
 JAQUELINE REIS DE JESUS
RAIRA BEATRIZ DE JESUS SOUZA 
SEBASTIANA ALVES DE SANTANA DANTAS
FUNDAMENTOS DA ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Relatório integrador
 POÇO VERDE-SE
 2021
CLAUDILENE SANTOS DE MORAIS ABREU
JAQUELINE REIS DE JESUS
RAIRA BEATRIZ DE JESUS SOUZA 
SEBASTIANA ALVES DE SANTANA DANTAS
FUNDAMENTOS DA ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Relatório integrador
	
Relatório integrador apresentado ao curso de Pedagogia, sob orientação dos professores Gregory da Silva Balthazar e Anderson Teixeira de Souza, como um dos pré-requisitos para avaliação da disciplina Fundamentos da Orientação Pedagógica. 
 POÇO VERDE
 2021
 Esta Produção de Aprendizagem Significativa (PAS) foi dividida em três ações de aprendizagem, a primeira foi para escolher um dos textos indicados no suporte e, em seguida, fazer um mapa conceitual evidenciando, ao destacar conceitos considerados chaves, nosso ponto de vista sobre o papel da Orientação Pedagógica para uma educação democrática e cidadã marcada pela inclusão da diversidade. O texto que escolhemos foi O orientador educacional: a criação de espaços de participação social e exercício da cidadania, de Ricardo Santos David. 
 A segunda ação de aprendizagem foi para escolher uma reportagem de revista ou jornal sobre conflitos escolares que envolvam a diversidade cultural e, em seguida, diante do caso escolhido, produzir uma identificação conceitual - dos conceitos delimitados do mapa conceitual - a partir do estudo de caso elencado, de modo a delinear a importância do papel da OP na resolução de problemas concernentes à diversidade cultural. O caso que escolhemos de conflito escolar que envolva a diversidade cultural foi de uma estudante agredida verbalmente e fisicamente por intolerância religiosa dentro da escola.
 Já a terceira ação de aprendizagem foi produzir um relatório integrador dos conhecimentos adquiridos durante o desenvolvimento das ações da PAS, como também, oferecer o relato da vivência prática-profissional mediante aplicação dos conhecimentos em situações reais em relação ao estudo de caso escolhido. No caso, a ação 03 é este relatório integrador, ou seja, o presente relatório.
A ação de aprendizagem 01
 Esta ação foi muito importante, pois pouco conhecíamos sobre a orientação pedagógica, mas depois da leitura e da construção do mapa conceitual conseguimos entender com clareza a importância da Orientação pedagógica nas escolas. O orientador pedagógico é o principal responsável pelo desenvolvimento pessoal dos alunos, zelando pela formação dos discentes como cidadãos críticos, reflexivos, com valores e atitudes, ele ajuda os professores a entender as dificuldades que os alunos apresentam no processo de ensino e aprendizagem, assim como, ouve, dialoga e orienta os alunos, pais, professores e gestores, ou seja, toda comunidade escolar.
 Como afirma Grinspun:
A prática de orientador, hoje, deve estar em procurar ajudar o aluno a construir o conhecimento, a facilitar as condições de aquisição desse conhecimento, promovendo as interações e toda a teia de relações que envolva o sujeito e o meio. Os sentimentos permearão todo o processo e o seu significado será valorizado na construção pretendida. É com esse desafio que o orientador, na prática, terá que lidar: ajudar o aluno, orientá- lo no sentido de permitir viver seus desejos, sonhos e paixões, que se interrelacionam com os saberes, com os fazeres, com o próprio conhecimento. (2003, p. 149-150).
 O mapa conceitual que elaboramos na ação de aprendizagem 01 sobre o papel da Orientação Pedagógica para uma educação democrática e cidadã marcada pela inclusão da diversidade, será apresentado a seguir:
 As principais funções do orientador pedagógico, quando executadas de forma correta e com profissionalismo, contribuem para uma educação inclusiva e democrática, pois todas as necessidades dos alunos são estudadas e consideradas, contribuindo, assim, para melhores estratégias e metodologias para garantir a aprendizagem efetiva a todos.
Auxilia os professores nas dificuldades de aprendizagens dos alunos
Ajuda o prof. a compreender o comportamento dos alunos e a agir de maneira adequada com eles
Levantamento das necessidades educacionais especiais
Precisa conhecer a realidade de cada aluno e da comunidade em que a escola está inserida
Relacionamento com a comunidade
Formação pessoal dos estudantes
Principais funções
Atitudes
Valores
Sentimentos
Emoções
Orienta os alunos em seu desenvolvimento pleno
Orientação pedagógica
Professor-aluno
Escola e família
Pais e filhos
Ouve, orienta e dialoga diante de desafios das relações: 
Ação de aprendizagem 02 
 Nos dias atuais a escola está trabalhando para trazer a presença da família na escola, em busca de deixar o ambiente escolar com mais harmonia. Com forma mais participativa dos pais ou responsáveis, desta maneira a instituição traz mais atividades educativa e com a participação coletiva de toda a clientela.
 A orientação educacional tem o papel de preparar o professor, para que ele possa fazer um trabalho pedagógico com auxílio e compreensão em situações de aprendizagem. A orientação educacional está ligada aos fatos e acontecimentos com relação aos estudantes e no seu aprendizado. 
 A escola vem vivenciando uma nova realidade e enfrentando diversos desafios, é preciso pensar e repensar nas formas de aprendizagem. Precisa estar comprometido com a construção do sujeito estudante, na formação de suas ações.
 Hoje não se preocupar exclusivamente com os alunos problemas. Ela tenta contribuir, na solução dos problemas enfrentados pelos estudantes. O desafio maior do sistema educacional é o de oferecer um ensino de qualidade, em que a formação ocorra em cidadão participativo, crítico, emancipado que consiste de seu papel na sociedade.
 O orientador educacional é um dos principais responsáveis na educação dos alunos e no desenvolvimento pessoal, preocupando-se com a formação de seus valores, atitudes, emoções e sentimentos. Orienta, ouve e dialoga com os alunos, professores, gestores, responsáveis e com a comunidade escolar. Participa da organização e da realização do projeto politico pedagógico e da proposta pedagógica da escola. Ajuda o professor a lidar com dificuldades de aprendizagem dos alunos. Media conflitos entre alunos, professores e outros membros da comunidade. Conhece a legislação educacional do país, circula pela escola e convive com os estudantes.
 
Relato da vivência prática-profissional
 A escola é um ambiente de formação e aprendizado, assim, também conta com ótimas oportunidades voltadas a combater o preconceito religioso em sala de aula e fora dela.
 Ainda que a discriminação não apareça de maneira explicita na escola, é interessante abordar o assunto junto aos alunos para conscientizar por meio do dialogo. 
 Se o preconceito é construído pela sociedade, para erradicá-lo é preciso contar com a desconstrução, isso pode ser feito em sala, ensinando o estudante a se colocar no lugar do outro e enxergar que, apesar das diferenças, todos merecem respeito.
 Como falado anteriormente, o estudo de caso que escolhemos de conflito escolar que envolva a diversidade cultural foi de uma estudante agredida verbalmente e fisicamente por intolerância religiosa dentro da escola. Uma jovem de 14 anos foi chamada de macumbeira e depois foi agredida fisicamente pela colega de turma, a motivação para tanta agressão é que a garota é praticante do candomblé. Em casos como esse, o orientador deve,juntamente com os professores e equipe diretiva, conscientizar os alunos sobre o respeito à diversidade, assim como, deve promover aulas para debater sobre a religião do candomblé, explicando suas crenças, culturas e tradições, como uma forma de tentar amenizar o preconceito existente equivocadamente com essa religião pela falta de conhecimento sobre ela.

Continue navegando