Buscar

Cidades Educadoras_2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

"Nesse contexto, citamos um projeto interessante que foi conduzido no âmbito da AICE e no qual se destaca a participação da sociedade - ou melhor, das comunidades locais - na produção do espaço da Cidade de Changwon, na Coreia do Sul. Trata-se do projeto Construindo o Melhor Bairro, que envolve temas como civismo, educação em valores, participação cidadã, desenvolvimento urbano e gestão de resíduos sólidos urbanos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVES, Alceli Ribeiro e BRANDENBURG, Elena Justen. Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa. Curitiba: Intersaberes, 2018, p.160.
Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa sobre o projeto Construindo o Melhor Bairro em Changwon, é correto afirmar que:
	
	D	caracteriza-se por atribuir aos cidadãos, o protagonismo no desenvolvimento de ações para melhorar a qualidade de vida de seus bairros.
“Podemos afirmar que esses dados indicam a busca dos governos de cidades menores por maior visibilidade, interlocução com outras cidades e ações conjuntas e inovadoras para a transformação da realidade local, tendo em vista o recuo dos investimentos em políticas públicas após a crise no final do século XX. [...].”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVES, Alceli Ribeiro, BRANDENBURG, Elena Justen. Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa. Curitiba: InterSaberes, 2018. p. 126.
Considerando o extrato de texto e os demais conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa, assinale a alternativa que apresenta corretamente uma das vantagens de participar da AICE:
	
	C	Estar fora dos Congressos Internacionais sem poder organizá-los.
Changwon foi construída em 1973 como parte de um grande programa de expansão econômica do governo, e desde então a cidade se inseriu em uma trajetória de crescimento e desenvolvimento na região”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVES, Alceli Ribeiro, BRANDENBURG, Elena Justen. Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa. Curitiba: InterSaberes, 2018. p. 160.
Considerando essas informações e os demais conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa, assinale a alternativa que indica o motivo correto de Changwon chamar a atenção sob o ponto de vista do planejamento urbano e regional:
	A	Porque é a única cidade da Coreia do Sul planejada para ser tanto residencial quanto industrial.
Outra ferramenta utilizada pela delegação para trocar experiências, divulgar práticas educadoras, fortalecer ações conjuntas e incrementar o número de membros da associação são as exposições itinerantes”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVES, Alceli Ribeiro, BRANDENBURG, Elena Justen. Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa. Curitiba: InterSaberes, 2018. p. 135.
Considerando essas informações e os demais conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa assinale a alternativa que indica, corretamente, o objetivo da criação na América Latina da exposição itinerante nomeada Princípio em Ação:
	
	E	Objetivava refletir sobre a capacidade de as cidades influenciarem positivamente na qualidade de vida da população por meio de linhas de atuação.
“Segundo o site oficial da AICE, a rede Brasileira de Cidades Educadoras (Rebrace) é formada por 14 cidades-membro (AICE, 2018)”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVES, Alceli Ribeiro, BRANDENBURG, Elena Justen. Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa. Curitiba: InterSaberes, 2018. p. 137.
Considerando essas informações e os demais conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa, assinale a alternativa que indica corretamente quais regiões brasileiras não possuem nenhuma cidade-membro da associação:
	
	B	Sul e Centro-Oeste.
Não existe nenhum pré-requisito para tornar-se membro da AICE - além, é claro, do interesse em cumprir os princípios da Carta das Cidades Educadoras - , o que possibilita a diversidade de cidades integrantes da rede”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVES, Alceli Ribeiro, BRANDENBURG, Elena Justen. Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa. Curitiba: InterSaberes, 2018. p. 127.
Considerando o fragmento de texto e os demais conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa, sobre associar-se a AICE, assinale a alternativa que aponta corretamente qual é a documentação necessária para tornar-se membro da rede das Cidades Educadoras:
	
	C	Comprovar o desenvolvimento de projetos conjuntos com as secretarias municipais com base nos princípios da Carta das Cidades Educadoras
o movimento relacionado ao projeto educativo de cidade não é restrito à AICE, mas se fortaleceu pelo mundo com a fundação da associação. No Brasil, desde a publicação do relatório de Edgar Faure em 1973, somado às ideias de Paulo Freire, que anunciava o potencial educativo das cidades na década de 1990, e às ideias de Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo e Mayumi Souza Lima, os quais se preocuparam com a reconfiguração dos espaços escolares, buscou-se atender aos novos paradigmas pedagógicos associados à educação integral por meio de territórios educativos.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVES, Alceli Ribeiro, BRANDENBURG, Elena Justen. Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa. Curitiba: InterSaberes, 2018. p. 137.
Considerando essas informações e os demais conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa, assinale a alternativa que indica corretamente os territórios que foram o marco referencial de projetos educativos no território urbano brasileiro:
	A	Bairro-Escola de Moema em São Paulo (1997); o Bairro-Escola Rio Iguaçu em Curitiba; e a Escola Integrada de Belo Horizonte (2007).
“O primeiro Congresso Internacional da Associação das Cidades Educadoras, aconteceu em 1990 em Barcelona, na Espanha. Durante o evento ficou definido que aconteceria a cada dois anos em locais e temas definidos pela AICE”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: videoaula 4 Cidades Educadoras - Associação Internacional das Cidades Educadoras. Tema 02: Os Congressos Internacionais, p. 9, do início até 1’:10”.
Considerando a citação acima e de acordo com a videoaula 4, tema 2 - Os Congressos Internacionais, assinale a alternativa que aponta o tema apresentado pela cidade de São Paulo no 10º encontro, em 2008:
	A	Construção da cidadania em cidades multiculturais.
Atualmente, segundo estudo realizado pela ONU (2012) [...] a pobreza e a desigualdade socioespacial são elevadas na região [América Latina], cerca de 124 milhões de habitantes vivem na pobreza, ou um em cada quatro pessoas em áreas urbanas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVES, Alceli Ribeiro, BRANDENBURG, Elena Justen. Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa. Curitiba: InterSaberes, 2018. p. 130 e 131.
Considerando essas informações e os demais conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa assinale a alternativa que apresenta, corretamente, em que outros aspectos os países da América Latina lutam por progresso:
	
	D	Desemprego e déficit habitacional.
O projeto Nosotros Proponemos, realizado na cidade de Évora, em Portugal [...] teve como objetivo principal promover a cidadania ativa e participativa dos alunos em situações envolvendo problemas e soluções no entorno da escola e do bairro em que a escola está inserida”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente,
ele está disponível em: ALVES, Alceli Ribeiro, BRANDENBURG, Elena Justen. Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa. Curitiba: InterSaberes, 2018. p. 158.
Considerando essas informações e os demais conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa, assinale a alternativa que indica, corretamente, de que modo o projeto Nosotros Proponemos se apresenta como inovador sob o ponto de vista da Geografia:
	
	D	Foi inovador porque desenvolveu a criticidade dos alunos e despertou neles a formação para a cidadania e gestão participativa.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando