Buscar

Atividade de Pesquisa - Ergonomia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ERGONOMIA
Aluno (a): Silvana Aparecida da Silva	
Data: 20/06/2022
Atividade de Pesquisa
NOTA:
INSTRUÇÕES:
· Esta Atividade contém 10 questões, totalizando 10 (dez) pontos.
· Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação
· Nome / Data de entrega
· Utilize o espaço abaixo destinado para realizar a atividade.
· Ao terminar grave o arquivo com o nome Atividade de Envio (nome do aluno).
· Envie o arquivo pelo sistema.
1) Descreva,com suas palavras, o que é ergonomia, quais são seus objetivos e qual é o papel do ergonomista.
É a capacidade de desenvolver e aplicar técnicas de adaptação de elementos do ambiente de trabalho ao ser humano, seus objetivos são reduzir riscos, atuando nas condições dos espaços físicos da empresa e organização de processos corporativos bem como gerar o bem-estar do trabalhador e consequentemente aumentar a sua produtividade.
2) Como o desconforto pode se manifestar em um ambiente de trabalho? Como ergonomista, que sugestões você propõe para aliviar ou mesmo eliminar os fatores que causam desconforto?
A falta de conforto nas instalações físicas do ambiente de trabalho afeta a saúde mental e corporal do funcionário e consequentemente derrubam a produtividade podendo levar o colaborador a Dort e Ler. O ergonomista tem como responsabilidade verificar o ambiente de trabalho, tais como móveis ergonômicos para melhor conforto, luminosidade de ambiente para facilitar a execução do trabalho. 
3) Diferencie a antropometria dinâmica da funcional.
A antropometria dinâmica mede os alcances dos movimentos de cada parte do corpo e como são medidos mantendo-se o resto do corpo estático. A antropometria funcional verifica as medidas antropométricas relacionadas com a execução de tarefas específicas.
4) “Quanto mais luz melhor.” Essa afirmação é verdadeira? Justifique.
Parcialmente sim, no entanto, a luz não pode ser excessivamente artificial. O ideal é aproveitar ao máximo a luz do sol da deixar o ambiente mais atraente para os colaboradores e, apenas nos horários de baixa incidência de iluminação natural, acender as lâmpadas. Dessa maneira, os trabalhadores poderão enxergar melhor, ter menos problemas de visão e consequentemente um ambiente mais amistoso para se trabalhar.
5) O que é desconforto térmico?
O desconforto térmico local ocorre devido a fatores que alteram a uniformidade no ambiente. Tais fatores podem ser devido a correntes de ar, diferença vertical de temperatura do ar, janelas ou superfícies frias ou quentes, ou variações deles.
6) Cite dois fatores que prejudicam a concentração contínua e proponha maneiras de evitá-lo.
O desconforto – A falta de conforto nas instalações físicas do ambiente de trabalho afeta a saúde mental e corporal e consequentemente a produtividade podendo levar a problemas como Dort e Ler.
A iluminação – É um fator importantíssimo que pode influenciar diretamente na qualidade do trabalho e na saúde do trabalhador. É necessário fazer uma análise crítica de toda a área de trabalho para poder diminuir ou erradicar fatores que atrapalham e prejudicam a execução de atividade buscando sempre melhorias para um bom desenvolvimento das atividades e a melhoria da produção.
7) O que é uma lesão por esforço repetitivo? Cite algumas profissões que estão mais sujeitas a LER.
LER é a lesão por esforço repetitivo – doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho, atinge especialmente os membros superiores dedos, mãos, braços, cotovelos, ombro, etc). Os profissionais do comércio e de serviços, como operadores de telemarketing, secretárias e outros que trabalham constantemente sentados em frente ao computador
8) Quando entrará em vigor a nova redação da NR 17?
Conforme o art. 4º da Portaria nº 423, de 07 de outubro de 2021, a nova NR-17 entrará em vigor no dia 03 de janeiro de 2022.
9) Para que serve um diagnóstico ergonômico?
É uma importante ferramenta para detecção dos riscos envolvidos com a atividade, uma vez que o trabalho pode causar danos ao organismo humano, quando desenvolvido em condições adversas.
10) A AET (Análise ergonômica do trabalho) é dividida em três fases, cite cada uma delas e discorra seu objetivo.
Análise da tarefa - Estudar as condições de trabalho nas quais o trabalhador exerce suas atividades. 
Atividade de Pesquisa: ERGONOMIA

Outros materiais