Buscar

PROVA 2 - sem gabarito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Turma: Quarta Matutino
Duração: 8h30min as 9h30min
A prova possui valor 10,00.
Boa prova!!!!
1 – (valor 1,0) A aposentadoria especial possui nítido caráter preventivo e impõe-se para aqueles trabalhadores que laboram expostos a agentes prejudiciais à saúde. Sobre esse benefício é correto afirmar que, de acordo com a legislação ora em vigência.
a) A comprovação de atividade especial para fins de concessão de aposentadoria especial, ocorrerá com a utilização das folhas de pagamento do segurado, devendo constar o recebimento de adicional de insalubridade.
b) A concessão do benefício de aposentadoria especial depende da comprovação de carência mínima de 12 meses.
c) A aposentadoria especial será devida ao segurado (homem) que tiver trabalhado sujeito a condições especiais que prejudiquem a saúde, durante 15 (quinze), 20 (vinte) ou 25 (vinte e cinco) anos, reduzindo em 5 anos para a mulher.
d) O segurado que recebe aposentadoria especial terá seu benefício cessado se retornar a exercer atividade considerada especial.
e) Nenhuma resposta está correta.
2. (valor 1,0) A aposentadoria especial é devida aos trabalhadores que tenham laborados expostos a agentes agressivos, de acordo com a legislação, podendo ser concedida aos 15/20/25 anos de labor. Sobre essa temática assinale a alternativa correta, analisando os vínculos empregatícios de João, com 60 anos de idade, abaixo indicados:
	Empresa
	Duração
	Ap. Especial aos:
	Mineração 
	5 anos
	15 anos
	Metalúrgica 
	10 anos
	25 anos
	Escritório
	3
	Sem agentes agressivos
	Cerâmica 
	7 anos
	20 anos
	Total
	25 anos
	
a) Como Joao laborou durante 25 anos e possui 60 anos de idade poderá solicitar sua aposentadoria especial com tempo reduzido, sendo o mesmo deferido.
b) João já ultrapassou o tempo mínimo necessário de aposentadoria especial aos 20 anos, podendo receber o benefício de imediato.
c) O período na qual Joao laborou sem exposição a agentes agressivos (3 anos) será desconsiderado, entretanto, analisando o período contributivo restante, mesmo assim Joao possui tempo suficiente para fins de aposentadoria especial aos 20 anos.
d) Joao deverá converter o tempo exposto a agentes agressivos para a atividade preponderante, que no caso acima será aos 25 anos, para verificar se possui direito a aposentadoria especial, incluindo o período sem exposição a agentes insalubres (3 anos).
e) Caso Joao não tenha tempo mínimo para concessão de aposentadoria especial poderá converter todo o tempo especial (exposto a agentes agressivos) para tempo comum, objetivando uma aposentadoria aos 35 anos, incluindo o tempo sem exposição aos agentes agressivos.
3. (Valor 1,0) A EC 103/2019 provocou mudanças significativas nos benefícios previdenciário, sob a fundamentação de austeridade econômica. Alguns benefícios sofreram maiores impactos que outros. No benefício de aposentadoria especial não foi diferente, mudanças ocorreram. Assinale a alternativa correta sobre esse benefício:
a) Todos os segurados que já estavam filiados à previdência social antes da mudança da legislação de 2019 terão direito adquirido às regras antigas, mesmo que os requisitos sejam cumpridos após as mudanças. 
b) Até a data de entrada em vigor da Emenda Constitucional 103/2019 é possível a conversão de tempo especial em comum, sendo vedada a conversão após esta data.
c) A nova legislação previdenciária não alterou as regras do benefício de aposentadoria especial referente a cálculo da RMI.
d) O cálculo da RMI da aposentadoria especial segue a mesma sistemática relacionado ao demais aposentadorias no novo regramento, ou seja, média dos salários de contribuição multiplicado pelo coeficiente de 100%.
e) Para concessão da aposentadoria especial após a entrada em vigor da EC 103/2019 é necessário completar, cumulativamente, 3 requisitos, tempo mínimo de exposição (15, 20 ou 25 anos de exposição a agentes agressivos), idade mínima e pontuação mínima. 
4 (valor 2,0) Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para cada assertiva abaixo, de acordo com a legislação em vigência (após a EC 103/2019)
( ) A aposentadoria especial passou a ser devida aos 15 anos de exposição aos agentes agressivos, desde que seja cumprido idade mínima de 55 anos para homens e mulheres;
( ) A aposentadoria especial passou a ser devida aos 20 anos de exposição aos agentes agressivos, desde que seja cumprido idade mínima de 60 anos para homens e 55 para mulheres;
( ) Não existe idade mínima para concessão da aposentadoria especial antes e após a alteração estabelecida pela EC 103/2019.
( ) Não existe diferença de idade para concessão de aposentadoria especial para homens e mulheres.
5. (Valor 1,0). Maria, de 50 anos de idade, vivia em união estável com Joao (55 anos de idade) desde 2015 e, no ano de 2021, formalizaram o matrimônio. Ambos estavam vivendo felizes e em harmonia, entretanto, em 01/2022 João, ao fazer uma viagem de trabalho, nunca mais retornou, estando desaparecido até os dias de hoje (06/2022), ou seja, 5 meses desaparecido. Destaca que Joao estava laborando na empresa há 15 meses somente, não possuindo qualquer outro vínculo, eis que era seu primeiro contrato de trabalho formal. Assim, assinale a alternativa correta.
a) Maria poderá solicitar o benefício de pensão por morte de forma imediata, diante do desaparecimento de Joao, que será deferido pelo INSS;
b) Maria somente poderá receber o benefício de pensão por morte após a decretação judicial da morte presumida de Joao, necessitando esperar 6 meses de desaparecimento.
c) Maria possui prazo de 90 dias para solicitar o benefício de pensão por morte, contados desde o desaparecimento de João, oportunidade em que receberá o benefício desde essa data.
d) Como João não possui 18 contribuições mensais à Previdência Social, o benefício de pensão por morte não será deferido, eis que não cumpre o requisito carência para concessão do mesmo.
e) Maria poderá solicitar o benefício de pensão por morte a qualquer momento, sendo esse devido de forma vitalícia.
6. (Valor 1,0) Leia com atenção as assertivas sobre o benefício de pensão por morte e assinale o que pede abaixo:
I. O cônjuge divorciado ou separado judicialmente ou de fato que recebia pensão de alimentos concorrerá em igualdade de condições com os dependentes de primeira classe.
II. A pensão por morte será devida ao conjunto de dependentes do segurado que falecer, desde que demonstrada a dependência econômica e financeira para todos.
III. Os dependentes do segurado que falecer estão separados por classes, entretanto, se demonstrada a dependência econômica e financeira, não existe proibição legal de divisão do benefício entre classes diferentes.
IV. A concessão da pensão por morte é regida pela lei vigente ao tempo do óbito, independentemente da data solicitação do benefício. 
Está correto o que se afirma em:
a) I, II e IV apenas. 
b) I, III e IV apenas.
c) I e IV apenas.
d) I e II apenas.
e) II e III apenas.
7. (valor 1,0) O prazo de união estável/casamento (menos que 2 anos) e tempo de contribuição (menos que 18 contribuições mensais) passaram a ser analisados para cancelamento do benefício de pensão por morte. Sobre essa temática assinale a alternativa correta.
a) A concessão de pensão por morte para filhos menores que 21 anos ou inválido/deficiente não sofre influência direta com o número de contribuições vertidas pelo segurado falecido.
b) O número de contribuições vertidas pelo segurado (menos que 18) antes do óbito irá influenciar no prazo para recebimento do benefício de pensão por morte para todos os dependentes.
c) Se o óbito ocorrer depois de vertidas 18 (dezoito) contribuições mensais e pelo menos 2 (dois) anos após o início do casamento ou da união estável o benefício irá durar de acordo com a idade do segurado falecido.
d) A pensão por morte sempre será vitalícia para cônjuge e companheiro.
e) Nenhuma resposta está correta.
8 (valor 2,0) Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para cada assertiva abaixo, relacionados aos dependentes do segurado, de acordo com a legislação em vigência(após a EC 103/2019)
( ) Os pais podem ser dependentes do filho segurado para fins de pensão por morte, entretanto, a sua dependência econômica deve ser comprovada.
( ) o cônjuge, a companheira, o companheiro e o filho não emancipado, de qualquer condição, menor de 21 (vinte e um) anos ou inválido ou que tenha deficiência intelectual ou mental ou deficiência grave, devem comprovar dependência econômica.
( ) o irmão não emancipado, de qualquer condição, menor de 21 (vinte e um) anos ou inválido ou que tenha deficiência intelectual ou mental ou deficiência grave, possuem dependência econômica presumida.
( ) o cônjuge, a companheira, o companheiro e o filho não emancipado, de qualquer condição, menor de 21 (vinte e um) anos ou inválido ou que tenha deficiência intelectual ou mental ou deficiência grave, possuem dependência econômica presumida.
Gabarito:
1 – 
2 –
3 – 
4 – 
5 – 
6 – 
7 – 
8 –

Continue navegando