Buscar

MANEJO MONKEYPOX-2022

Prévia do material em texto

MANEJO MONKEYPOX/2022
1. Notificar casos com suspeita clínica da doença às lideranças, os quais incluem, obrigatoriamente, os sintomas:
a. Presença de erupções cutâneas do tipo papulovesicular uniforme E adenomegalia E febre (casos sem adenomegalia não são incluídos como suspeitos).
CASOS SUSPEITOS:
· Isolar imediatamente o colaborador, manter medidas de precaução de contato.
· Afastamento inicial de 7 dias. Seguir fluxo de tele atendimento:
· Colaborador encaminha atestado médico à sua liderança;
· Liderança encaminha atestado via e-mail no endereço medicina.trabalho@gruposantamartadf.com.br dentro do período de 24 horas da data de emissão do documento. O corpo do e-mail deverá conter o nome do colaborador, matrícula e telefone atualizado com whatsapp;
· O teleatendimento será iniciado após o recebimento do atestado via e-mail. Todo o atendimento será feito inicialmente via texto, seguindo para atendimento por vídeo chamada.
· Encaminhar colaborador para realização de confirmação laboratorial de caso suspeito dentro das primeiras 72 horas após o primeiro atendimento clínico (qPCR e/ou sequenciamento: disponíveis no laboratório SABIN e LACEN).
· Funcionamento do teleatendimento:
· Será enviada uma mensagem inicial contendo link para resposta de formulário. O atendimento será iniciado apenas após o preenchimento completo deste.
· Neste formulário serão solicitadas imagens das lesões e de regiões adenomegálicas, últimas aferições de temperatura corporal e sintomas apresentados. O colaborador deverá anexar os arquivos em espaço disponibilizado para tal.
· O colaborador será reavaliado a cada 5 dias, por vídeochamada para avaliação de evolução de quadro clínico. Serão solicitadas imagens das lesões e de regiões adenomegálicas, últimas aferições de temperatura corporal e sintomas apresentados.
· No 5º dia, em caso de remissão de sinais e sintomas (ausência de febre e lesões), colaborador fica APTO a retornar para suas atividades laborais.
· No 5º dia, em caso de piora dos sinais e sintomas, segue acompanhamento com nova avaliação no 7º dia de sintomas, com acompanhamento a cada 7 dias.
· ENCERRAMENTO DE FLUXO: remissão de sinais e sintomas, ausência de lesões e desaparecimento das crostas em caso de apresentação de lesões.
· Em caso de qPCR e/ou sequenciamento POSITIVO, encaminhamento ao INSS a partir de 16 dias de afastamento.
CASOS NÃO SUSPEITOS:
· Acompanhamento ambulatorial para investigação da causa. Colaborador não será encaminhado ao teleatendimento.
CONTACTANTES:
· Observar sintomas durante 7 dias.
· Contactantes assintomáticos não serão afastados.
www.hospitalsantamarta.com.br
61 3961-3000 | 61 3451-3000
Setor E, Área Especial 01 e 17
Taguatinga Sul - Brasília -DF

Continue navegando