Buscar

1 Avaliação rep Biologia Molecular 1 20221

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS
Instituto Biomédico - IB
Departamento de Genètica e Biologia Molecular - DGBM
Disciplina de Biologia Molecular 1 
1º questão
O genoma de eucariotos possui uma grande proporção de elementos de transposição, algo em torno de 50%. Muitos deles são repetições de um mesmo transposson. A maior parte dessas sequências estão em região de heterocromatina e muitas dessas regiões possuem histonas com marcas epigenéticas de silenciamento (desacetilação, fosforilação e metilação). Parece existir uma contradição da importância biológica desses elementos, devido a sua grande representatividade no genoma e sua localização na heterocromatina. Comente sobre essa afirmativa, destacando possíveis benefícios e malefícios dos elementos de transposição.
2º questão
Gêmeos monozigóticos, que possuem o mesmo genótipo, podem apresentar diferenças fenotípicas, na susceptibilidade a doenças e em caracteres antropomórficos. Observe a figura abaixo, que mostra diferenças globais e lócus-especificas na acetilação de histonas H3 e H4 em grande coorte de gêmeos monozigóticos. A barra preta representa um dos gêmeos e a barra branca, o outro.
Qual a interpretação da figura acima com relação às modificações das histonas H3 e H4? A existência dessa informação pode ser útil em alguma área de diagnóstico molecular?
3º questão
Técnicas de sequenciamento de genoma atuais permite algumas pessoas pagar para sequenciar seu genoma. Existem banco de dados genéticos referentes a diferentes sequências genômicas associadas a doenças genéticas. Comparado aos tempos em que elas não existiam, o que essas facilidades podem permitir para a população?
4º questão
Existem agentes mutagênicos que são usados como pesticidas no agronegócio. Países produtores desses pesticidas proíbem seu uso em território nacional, mas não proíbem a produção e comercialização deles para países produtores de alimentos que não proíbem sua utilização. Alimentos produzidos com o uso destes pesticidas, carregam quantidades bioativas perigosas desses pesticidas capazes de causar malefícios nas pessoas que consomem esses alimentos. Países produtores desses pesticidas que proíbem sua utilização em seu território, compram os alimentos contaminados dos países que utilizam os pesticidas mutagênicos. Qual seria a vantagem da proibição do uso dos pesticidas para os países que compram e consomem os alimentos contaminados?
6o questão (2 pontos)
Uma determinada cepa mutante de levedura parou de crescer no seu meio de cultura ideal. Análises citogenéticas dessas células mostraram que todos os cromossomos delas eram menores que o normal. O que pode ter acontecido?
	 	 	 
7o questão (2 pontos)
Gabriel recebeu como primeira missão no laboratório isolar o gene da Vitória. Para isso ele desenhou oligos específicos para o gene, baseado na sequência do cDNA depositado no banco de dados no NCBI. Depois de correr o PCR da primeira tentativa, ele observou um imenso rastro. Quais seriam as dicas que você daria ao Gabriel para que ele alcançasse seu objetivo.

Outros materiais