Buscar

Portfólio I

Prévia do material em texto

Faculdade Pitágoras de Mossoró RN
Curso de Serviço Social
ANTONIA GRAZIELA MEDEIROS DO NASCIMENTO
MAGNA AMANDA QUEIROZ DE OLIVEIRA
MARIA ELIZANIRA DE FREITAS VASCONCELOS
MÁRCIA KEULLY ALVES DA SILVA
RACISMO: A Discriminação e o Preconceito na Atualidade
Mossoró-RN
2019
ANTONIA GRAZIELA MEDEIROS DO NASCIMENTO
MAGNA AMANDA QUEIROZ DE OLIVEIRA
MARIA ELIZANIRA DE FREITAS VASCONCELOS
MÁRCIA KEULLY ALVES DA SILVA
1. RACISMO: A Discriminação e o Preconceito na Atualidade
Portfólio apresentado no curso de Serviço Social da Faculdade Pitágoras de Mossoró-RN,orientado pela professora Ana Caroline Tavares de Melo,como requisito parcial para a conclusão da disciplina Atividades Interdisciplinares.
Mossoró-RN
2019
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO................................................................................................ 4
2. AS ORIGENS DO RACISMO NO BRASIL.....................................................5 
3. INCOERÊNCIA INTELECTIVA DO TRATAMENTO DESIGUAL NA DIFERENÇA RACIAL.........................................................................................6
4. MANIFESTAÇÃO DO RACISMO INSTITUCIONAL.......................................7
5. A DESVALORIZAÇÃO DA CULTURA, DOS VALORES E DA IDENTIDADE DA POPULAÇÃO NEGRA E A INFLUÊNCIA NO EMOCIONAL.......................8
 6. CONCLUSÃO..................................................................................................9
REFERÊNCIAS
1 INTRODUÇÃO 
	O estudo exprime a realidade sobre o racismo em várias esferas, desde a sua origem até os dias atuais. Objetiva-se provocar ainda no espaço acadêmico fomentar uma reflexão no tocante ao racismo no âmbito social.
 Em um mundo em constantes mudanças, mesmo assim,ainda está muito presente o racismo,o preconceito e a discriminação levando a sociedade a doenças psicológicas. 
 De acordo com os estudos realizados no decorrer das disciplinas é possível compreender que tanto o racismo quanto a desigualdade são fruto do capitalismo.
	Já foram adotadas políticas públicas para impulsionar a construção da base de igualdade no âmbito social e econômico.Diante de tanta desigualdade, também pode-se retratar o racismo institucional em relação à realidade social brasileira.
Tendo como base o artigo 1º Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948 DUDH) “Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão e consciência e devem agir em relação umas às outras com espírito de fraternidade”. 
Porém, a população negra continua sendo inferiores,sofrendo desigualdades sociais de gênero e escravidão.
2 AS ORIGENS DO RACISMO NO BRASIL
 O racismo foi percebido pelo filósofo alemão karl Marx (1818 - 1883). O racismo compõe todas as formas de exploração,uma delas é o capitalismo que depende de hierarquias raciais pela qual se beneficia. Assim surgiu o racismo no Brasil através do capitalismo, com isso vieram as grandes transformações da humanidade,a transformação no modo de produção,resultando assim nas classes dominantes (burgueses) e classes dominadas (proletariado).
Primeiro surge a necessidade da mão de obra negra,depois a justificativa ideológica,então,primeiro nasce o capitalismo e depois o racismo.O racismo assim como a desigualdade é um produto do capitalismo,pois ele depende do racismo tanto como para obter lucro quanto para ter o domínio,o racismo impulsionou o capitalismo.
 O sistema capitalista de produção não trouxe melhorias para a população negra brasileira,suas condições de vida continuam precárias.Mesmo abolidos eram tratados como inferiores e discriminados pela sua cor de pele.A desigualdade racial nos dias atuais ainda são frequentes.Estudos revelam que a cor de pele é um item fundamental na estruturação das desigualdades no Brasil,pessoas negras têm acesso mais restritos à educação e emprego,refletindo assim no nível de desenvolvimento da população negra.Na atualidade o racismo ainda predomina de uma forma não muito diferente,pois os negros e os menos favorecidos financeiramente sofrem preconceitos e discriminação,por meios virtuais como:postagens ofensivas,bullying entre outros.
3 INCOERÊNCIA INTELECTIVA DO TRATAMENTO DESIGUAL
	Construir pontes que aproximam a realidade de brancos e negros no Brasil é um desafio monumental, tanto no âmbito social, como econômico. Nas últimas décadas, políticas públicas de diversas áreas foram adotadas em diferentes níveis de governo para impulsionar a construção da base de igualdade. Houve um grande avanço com relação a melhores condições de vida da população negra, bem como acesso a serviços e direitos. Entretanto, ainda não é possível superar a questão do abismo racial; precisa- se apostar em políticas de ações de forma consistente como a secretaria da Promoção da Igualdade social.
Direitos universais devem ser trabalhados na questão do preconceito e discriminação e adotar medidas de fazer valer a participação das pessoas não pela sua classe social ou pela cor da pele, mas, sim pelo potencial que cada um tem e pode desempenhar na sociedade.
Diante dessas ações, vivendo num País capitalista e consumista, podemos dizer que o Estado tem grande impulso e contribuir bastante para fazer com essas mudanças acontecessem e continuem acontecendo; ou seja tudo vai evoluindo com o passar do tempo e as mudanças forem polêmicas em todas as áreas. Devemos trabalhar a inclusão dos negros; na área da saúde, educação, lazer, não impondo e nem criando barreiras, mas sim mostrando que tudo é capaz com o trabalho em conjunto e melhorar as estatísticas dessas desigualdades dentro do contexto da incoerência intelectiva. 
4 MANIFESTAÇÃO DO RACISMO INSTITUCIONAL
 O racismo institucional se manifesta na esfera pública ou privada.Isso faz com que os negros,indígenas e imigrantes “não brancos” sejam discriminados em relação à saúde,educação,segurança,onde os negros são marginalizados nas diversas áreas do âmbito social.
 Com base nisso vamos refletir sobre o racismo institucional em relação à realidade social brasileira,assim como seu vínculo com ações,demandas e disputas do movimento negro em frente ao poder público.Há uma desconstrução em relação ao racismo,a forma de trabalho e a desigualdade na distribuição de serviços,benefícios e oportunidades aos diferentes segmentos da população do ponto de vista racial.
 O racismo institucional está presente nas mais diversas situações,ou seja,quanto o atendimento que um colaborador realiza em serviço (atendimento) discriminatório,toda responsabilidade é da instituição,visto que tem regras a serem cumpridas,e são criadas pelas instituições.
 Segundo números da pesquisa Nacional de Saúde/PNS divulgada em 2013 mais de 11,6% das mulheres e 11,8% dos homens são de cor negra e foram discriminados no setor de serviço de saúde no Brasil.
 O índice de mortalidade materna (morte na gravidez,parto ou pós-parto) é maior nas mulheres negras.Isso ocorre devido às atitudes e as formas como elas são atendidas,de uma forma diferenciada das mulheres brancas,consultas mais curtas e menos exames solicitados.
 Na segurança pública existe um alto índice de homicídios contra os negros,na maioria das vezes são causadas pelo racismo existente nas corporações públicas e por falta de políticas públicas.De acordo com os dados,de 2006 à 2015,do índice de vulnerabilidade Juvenil(IVJ) Violência e Desigualdade Racial (VDR) à cada 100 pessoas que sofrem homicídio no Brasil,71 são negros.A pesquisa também mostra que os jovens negros do sexo masculino continuam sendo assassinados como se estivessem na guerra todos os anos.
 Já na educação com a criação de cotas,o número de jovens negros que podem chegar às universidades evoluiu bastante.Antes dessas Leis serem criadas o racismo institucional era muito grande e os negros quase não conseguiam ter acesso a uma faculdade.Outra área também afetada pelo racismo institucional é o ambientede trabalho.
4 A DESVALORIZAÇÃO DA CULTURA,DOS VALORES E DA IDENTIDADE DA POPULAÇÃO NEGRA E A INFLUÊNCIA NO EMOCIONAL
 Mesmo com tantas informações e com todo material fornecido nos dias de hoje, ainda vemos muitas situações onde predomina a discriminação e racismo pela cor da pele do indivÍduo.
 Devido tantas formas diferentes e hábitos antigos, começando muitas vezes desde a esfera, adolescência e sendo levado para toda a vida do negro. Muitos deles são vistos apenas como trabalhadores braçais, empregado ou mesmo alguém sem valor algum para a sociedade.
 Dessa maneira, devido a tantos preconceitos e discriminação referentes aos negros e pobres que encontram no seu dia a dia, muitos acabam de tanto passarem por certas situações, se questionando e acreditando que realmente existe algo de errado consigo mesmo, acabam não tendo autoestima, disposição para superar tais situações e para procurar melhorias para a sua vida, sendo assim, acreditam no que uma parte da sociedade impõe sobre eles.
 Devido isso, muitas dessas pessoas acabam desistindo de seus objetivos iniciais, por se sentirem inferiores a outros, abandonados e rejeitados adquirem doenças psicológicas que podem se agravar, como a depressão, baixa-estima, inferioridade, raiva e outros problemas sociais.
5 CONCLUSÃO
 O presente estudo foi de suma importância para a compreensão do racismo no âmbito social.
 Baseado na situação problema,(sociedade,racismo e discriminação nos tempos atuais) nos textos elaborados,nos estudos feitos,tirando como base pertinente e cujo enfoque foi destacado,pode-se considerar todo o contexto do racismo,sua manifestação, com base nas diferentes diversificações,como também a questão social,psíquica de cada cidadão independente de tudo que os rodeiam.
 A atuação de profissionais como psicólogos e assistentes sociais é fundamental nas instituições,realizando acompanhamentos das situações sofridas por pessoas afetadas com esse tipo de preconceito “o racismo institucional”.
 A questão dos recursos humanos está associada ao desenvolvimento de valores intelectuais e morais entre os seres humanos, que se trabalhada ameniza a questão do preconceito e discriminação em diferentes áreas, objetivando uma mudança da questão para melhorar as condições de vida de cada um.
REFERÊNCIAS
MARX,Karl e ENGELS Friedrich.Manifesto do partido comunista.Londres:Editora Ridendo Castigat Mores,1848.
REVISTA, Outubro. Raça, Classe e Marxismo, disponível em < http://outubrorevista.com.br/wp-content/uploads/2019/01/07_Keeanga-Yamahtta-Taylor.pdf >. Acesso em 18 de Outubro de 2019 às 14:00 horas.
Revistas, @ PUC-SP.O marxismo e a questão racial no Brasil, disponível em <https://revistas.pucsp.br › article › pdf >. Acesso em 18 de Outubro de 2019 às 19:00 horas.
ESCOLA,Brasil.Racismo: Racismo Estrutural,Causas, exemplos e lei, disponível em < https://brasilescola.uol.com.br ›>. Acesso em 23 de Outubro de 2019 às 18:30.

Continue navegando