Buscar

Trabalho de IED

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Curso: Direito /1º semestre A
Disciplina: Introdução ao Estudo do direito
Profº.: Ademilson da Silva Oliveira
Acadêmicos:
David de Souza Vieira RA:8479230650 E-mail: david_.itz@hotmail.com
Isabelly RA: E-mail:
Juliana Doarth Vieira RA:1299257972 E-mail: julianadoarth1@hotmail.com 
Karen Novaes Brites RA: 8496216214 E-mail: karenferreiranbrites@gmail.com
Mateus Arakaki Marques RA: 8640281150 E-mail: mateus.arakaki@hotmail.com 
Rodrigo Santos da Silva RA: 8407116443 E-mail: rodrigosantos.dir@gmail.com 
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
“A estrutura apresentada por Norberto Bobbio para a construção de um ordenamento jurídico é coerente e adequada á atualidade?”
ETAPAS: 1 e 2
Campo Grande, MS
Março/2014.
Com base nos livros: Introdução ao Estudo do Direito de Paulo D. Gusmão e Introdução ao Estudo do Direito de Sílvio S. Venosa.
O direito é um conjunto de normas com função de organizar e disciplinara sociedade e a conduta humana. Segundo Bobbio uma definição muito curta para um amplo caminho que se desdobram em vários aspectos pode dizer que o direito é natural, positivo, negativo objetivo, direto, mutável e flexível a cada sociedade, temos ainda distinguirão de normas gerais e individuais, categórica, hipotéticas e mesmo com todas essas subdivisões ainda assim é pouco para definir o direito. Primeiramente saber diferenciar o direito natural, positivo e negativo é muito importante, pois, o direito natural tem como propósito agir de forma razoável na prática, o direito positivo é um conjunto de normas que obrigam a fazer algo e o direito negativo por sua vez te proíbe de fazer algo, mutável e flexível, pois cada sociedade tem um jeito de exercer o direito de se adaptar as mudanças que a sociedade necessita, o que faz com que as normas sejam cumpridas é a forma que as sanções são executadas, mais severamente ou mais brandas perante o infringir da lei, ainda temos os instrumentos jurídicos são os poderes: executivo, legislativo e judiciário e como uma aliada a Força, que por sua vez pode ser utilizada de duas formas como um instrumento ou como uma arma, sabe ainda que muitos têm a Força como uma forma de justiça e outros tem a Justiça como forma de força, o Ordenamento jurídico coerente tem por base não violar princípios básicos como Direitos humanos fundamentais que são direitos a vida e a liberdade procedendo deles os demais direitos e formando um conjunto sistematizado de normas contribuindo para os direitos e deveres, onde moral é diferente de Direito, pois nem tudo que imoral o Direito vai proibir, sabe-se ainda que a moral e os bons costumes, a tipicidade e a necessidade contribuíram para a formação do Direito, pois com isso concordamos com a teoria de Bobbio que não existem normas jurídicas isoladas, onde o sistema influenciam todos ao redor e nossa geração veem expandido e exercitando o Direito com toda sua eficácia e supremacia, com autoridade conhecimento e ousadia de lutar por uma sociedade mais justa! 
Qual a relação da ciência jurídica com outras? Quando se lê a teoria pura de Hans Kelsen, onde diz que o Direito é autônomo e as outras ciências não produzem Direito, pois não possui a função criadora, pois para o Autor o Direito teria que ser incontaminável por outras ciências, com esse olhar singular Kelsen mostra como é eficaz a norma quando obedecida pelos indivíduos, quando é produzido pela autoridade jurídica, isto é por aquele a quem o ordenamento atribui capacidade ou competência para produzir normas jurídicas.
Dessa forma que surgiram várias as críticas à Teoria Pura do Direito de Hans Kelsen, porque o direito não é autônomo, pois o mesmo necessita de outras ciências para se formar por completo, usando de fontes do Direito e tendo como aliados os poderes: Jurídico, Legislativo e Executivo, através da lei pela qual retiramos a norma jurídica onde o judiciário julga, o legislativo elege, vota e sanciona e o executivo então executa, o presidente segue o que diz a constituição. O legislativo por sua vez cria normas para aquilo que a constituição ainda é omissa ou não muito clara. As súmulas é um desdobramento de um ordenamento, cujo legislativo não funcionou, mas que já está lotando nos tribunais de jurisprudência.
A forma mais simples de se descrever uma norma jurídica é: um sistema de regras que serve para reger uma sociedade e evitar conflitos, e determinar os Direitos e Deveres, segundo Kelsen, o Direito é uma ciência alto suficiente, imutável, incondicionalmente Pura, não haveria outra ciência que pudesse se igualar ou substituir a mesma, tem em sua grande obra a Teoria Pura do Direito onde se relata que o ser e dever ser são implicados pelo simples falto da razão e emoção, entre fazer o que é certo e o que se tem como certo, onde a consciência do ser humano é um forte fator onde o guia, tendo assim a moral e os costumes como lei, onde uma boa parte das normas jurídicas são formadas de acordo com cada sociedade, assim se encaixando uma com a outra, e criando um Direito positivado, onde não há necessidade de estar escrito para se subentender que é uma lei e que acarretará punições, o ser é superior ao dever ser, que por sinal temos como principal fonte do Direito o costume. 
Sumula o que é uma? Resultado breve tem sentido de sumario, ou índice de alguma coisa. É o que de modo abreviadissímo explicar o teor do conteúdo integral de alguma coisa.

Outros materiais