Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
TRABALHO PARA VT INTEGRAL Saude humana

Pré-visualização | Página 1 de 2

UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA – CAMPUS RECIFE
Curso: EDUCAÇÃO FÍSICANOTA
Disciplinas: Saúde Humana: Crescimento e Desenvolvimento 
Professor(a): Erika Patrícia Silva e Fagner Barros
Avaliação: VT Turma: N1 Data 16 /11/2020
	ATENÇÃO
		1. A avaliação é individual e corresponde à Verificação de Trabalho (VT)
2. Valor total da VT é de 0,0 a 10 pontos.
3. CRITÉRIOS:
3.1- Organização - (1,5 pontos)
3.2- Coerência nas respostas. (3,0 pontos)
3.3- Objetividade (1,5 pontos)
3.4- Nível de conhecimento apresentado (qualidade do conteúdo) - (4,0 pontos)
TRABALHO PARA VT:
	 OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM 
	1. Compreender a aplicabilidade dos conhecimentos do crescimento e desenvolvimento humano à Educação física
2. Identificar os instrumentos, métodos e procedimentos para averiguação do crescimento e desenvolvimento humano.
3. Compreender como a saúde está associada ao crescimento e desenvolvimento e como a educação pode contribuir. 
ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS
ATIVIDADE 1: 
a) O aluno deverá fazer a leitura do artigo - Crescimento e desenvolvimento
aplicado à Educação Física e ao Esporte, Dartagnan Pinto GUEDES (2011).
ATIVIDADE 2:
b) Após a leitura do artigo, responder as seguintes perguntas:
1. Qual é a relação existente entre a Educação Física e os conhecimentos acerca do crescimento e desenvolvimento humano?
 Alguns fatores predominantes no crescimento e desenvolvimento dos jovens envolvem aspectos educacionais e de promoção da saúde, trazendo assim uma relação com a Educação Física além de que as informações coletadas pelos profissionais poderão auxiliar na identificação de fatores ambientais que, possivelmente, venham, na sequência, induzir a alguma disfunção relativa à saúde.
2. Qual a diferença entre crescimento, desenvolvimento e maturação?
  O crescimento destina- se às transformações quantitativas, enquanto o desenvolvimento engloba simultaneamente tanto as transformações quantitativas quanto as qualitativas e é resultante de aspectos associados ao próprio processo de crescimento físico. Ja à maturação biológica refere-se às sucessivas modificações que se processam em determinado tecido, sistema ou função até que seu estágio final seja alcançado. Portanto, a maturação deve ser entendida como o processo de amadurecimento mediante o qual se atinge o estado maduro, ou seja, a maturidade.
3. Como se dá a monitoração do crescimento físico?
Pela Antropometria
4. Qual a relação das análises antropométricas associadas ao crescimento físico?
Segundo os especialistas a estatura e o peso corporal são os principais indicadores no Crescimento físico. E a antropometria tem a função de análise desses indicadores, sendo assim a relação entre eles.
5. Quais são as variações que o crescimento físico pode apresentar e quais as causa destas variações?
As são as comparações de dados antropométricos provenientes de países industrializados com os de países subdesenvolvidos mostram que as diferenças das condições socioeconômicas podem ser responsáveis por variações de crescimento físico em maior grau. (12% de variação para as medidas de estatura e 30% para as medidas de peso corporal) que diferenças étnicas (variações de 3 a 5% respectivamente para as medidas de estatura e de peso corporal)
6. Qual a importância das informações relacionadas à maturação biológica para o profissional de Educação física?
Além da idade cronológica, as informações sobre os estágios de maturação biológica podem definir-se como de fundamental importância quando do desenvolvimento de análises de atributos associados aos aspectos morfológicos e funcionais de indivíduos jovens. Além disso, a avaliação a respeito da maturação pode ser mais uma ferramenta para prognósticos, monitoramento, comparação e estabelecer relações entre fenômenos envolvidos com o processo maturacional e, assim, é capaz de responder diversas dúvudas para atuar de uma forma benéfica e correta para o indivíduo.
7. Explique a diferença entre idade biológica e idade cronológica. 
A idade cronológica refere-se aos anos de vida do jovem em relação ao calendário civil; logo, pode ser estabelecida mediante diferenças entre determinada data e sua data de nascimento.
A idade biológica corresponde ao estágio em que determinado indicador biológico se encontra em seu “continuum” maturacional; logo, oferece informações sobre sua maturação biológica.
8. Apresente exemplos práticos onde é possível observar as diferenças a diferença entre idade biológica e idade cronológica. 
 Podemos ter como exemplos a; pressão arterial, potência cardiorrespiratória, níveis de glicose e de lipídios no sangue, rugas na pele, etc. A quantidade e qualidade da massa óssea é um bom parâmetro para avaliar a idade biológica. A capacidade dos rins em filtrar as toxinas e do intestino em manter seu funcionamento regular, também são outros parâmetros que fazem parte da avaliação da idade corporal.
9. Quais são os recursos utilizados para estimar a idade biológica?
Os recursos ultilizados são a base dos testes na, idade de erupção dos dentes temporários e permanentes - maturação dental; idade de aparecimento das características sexuais secundárias - maturação sexual; idade de ossificação e fusões epifisiais - maturação óssea; e idade de alcance de diferentes proporções em relação à estatura adulta - maturação morfológica.
10. Apresente as alterações que podem ocorrer no desempenho motor durante as fases da vida (infância, adolescência, adulto, idoso).
As alteraçães podem acontecer tanto no trato fisiológico relacionada aos apectos da maturação biológica, o organismo em especial pois é sujeito a influência ambientais e comportamentais tanto de naturaza positiva como negativa.
11. O que são capacidades motoras e como se classificam?
Capacidade motora é um traço ou qualidade geral do indivíduo relacionada ao seu desempenho numa diversidade de habilidades ou de tarefas.
 As capacidades classificam-se em: Capacidades motoras condicionais onde observasse as características da ação muscular, a disponibilidade de energia biológica e, por conseguinte, as condições orgânicas. E Capacidades motoras coordenativas que o ponto central refere-se aos processos de controle motor, responsável pela organização e formação dos movimentos.
12. O que são os testes motores, qual o a finalidade da sua aplicação e o que se pode esta a partir deles?
O teste motor de uma forma geral acompanha o desempenho motor é procurar obter informações do tipo quantitativo que possam propiciar comparações inter e intra-jovens com o objetivo de identificar comportamento relacionado aos aspectos de conduta e de solicitação motora. A sua finalidade é procurar solicitar predominancia de uma capacidade motora específica e através disso tentar estabelecer a variável fisiológica que deverá melhor relacionar-se com os resultados a serem alcançados.
13. Como precisa ser organizada uma bateria de teste motores?
Cada teste motor deverá apresentar informações com relação a grupo específi co de fatores associados à determinada solicitação motora e se constituirá, portanto, em uma unidade totalmente independente dentro do rol das capacidades motoras
14. Como devem ser interpretados os resultados de testes motores?
Por critério, faz-se necessário levar em conta que um mesmo valor, produzido por um mesmo jovem em um mesmo momento, pode receber julgamento diferente se analisado frente a uma ou a outra proposta de ponto de corte. Em vista disso, deve-se levar em conta que análises de escores provenientes de testes motores mediante pontos de corte relativos aos indicadores de desempenho motor associados à aptidão física relacionada à saúde, até então disponibilizadas na literatura, deverão ser realizadas com alguma reserva.
15. Faça as suas considerações pessoais acerca do estudo realizado. Como esse contribuiu no seu aprendizado.
O artigo relata assuntos importantes, que por uma falta de negligência ou talves má vontade de alguns profissionais, tais não levam esse conhecimeto
Página12