Buscar

AVALIAÇÃO ABORDAGEM E TRATAMENTO DE ÚLCERAS, OSTOMIAS E FERIDAS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

AVALIAÇÃO – ABORDAGEM E TRATAMENTO DE ÚLCERAS, OSTOMIAS E FERIDAS
A cicatrização de feridas cutâneas é um processo dinâmico, regulado por mecanismos celulares, humorais e moleculares, que se inicia após a lesão e pode durar anos, dependendo da extensão do envolvimento do tecido cutâneo. O processo consiste em fases sucessivas, divididas pedagogicamente em:
Resposta Marcada :
Inflamação, proliferação e remodelação.
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS RECEBIDOS 1
O ectoderma e o mesoderma são responsáveis ​​pela composição da pele humana e seus apêndices. O mesoderma se dobra para formar tubos neuronais, a parte externa produz epiderme e apêndices cutâneos, e a parte interna do tubo (neuroectoderma) produz melanócitos, nervos, receptores sensoriais, sistema nervoso periférico e sistema nervoso central, compartilham as mesmas células embrionárias, portanto têm uma conexão direta, permitindo a troca constante de informações sobre o ambiente externo entre esses sistemas.
Essa afirmação é:
Resposta Marcada :
Falsa
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS RECEBIDOS 1
Sobre as fases da cicatrização, julgue as afirmações a seguir:
I- Fase inflamatória começa após o trauma, levando ao reparo e substituição de células mortas e danificadas por células saudáveis.
II- Proliferativa ou de reconstrução é o estágio em que as células epiteliais cobrem a ferida. A presença de tecido de granulação. Tem duração variável. Pode iniciar no 2º dia nas feridas por primeira intenção ou somente após o preenchimento da cavidade através de uma ferida com segunda intenção de curar.
III- Remodelação ou maturação é a fase final do processo de cicatrização, ocorre a reorganização do colágeno.
IV- Epitelização é o processo de produção de colágeno, angiogênese, formação de tecido de granulação, retração e reepitelização de feridas.
Resposta Marcada :
I e III estão corretas
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS RECEBIDOS 1
As feridas traumáticas podem causadas acidentalmente por diversos fatores. Qual das alternativas NÃO é fator de feridas traumáticas?
Resposta Marcada :
Fator fisiológico
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS RECEBIDOS 1
Quais são os tipos de desbridamento?
Resposta Marcada :
Autolítico, enzimático, instrumental, mecânico, cirúrgico.
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS RECEBIDOS 1
Sobre as úlceras pépticas. Marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Uma úlcera esofágica é um buraco na parede do esôfago que é erodido pelos sucos digestivos ácidos secretados pelas células do estômago. Esta úlcera geralmente está localizada na parte inferior do esôfago.
( ) A principal causa de úlceras estomacais é a presença de Escherichia coli no estômago, mas esse problema também pode surgir de estresse ou má alimentação.
( ) O principal exame para o diagnóstico de úlceras é a tomografia computadorizada, que é um exame realizado sob sedação que permite a observação direta do esôfago, estômago e duodeno.
( ) Para diagnosticar a causa subjacente de uma úlcera péptica, alguns testes podem ser necessários, como testar a presença da bactéria Helicobacter pylori, que causa a úlcera. Os exames utilizados neste caso são: Exames de sangue e fezes.
Resposta Marcada :
V-F-F-V
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS RECEBIDOS 1
O processo de restauração do tecido epitelial necessita da ativação sistêmica da cascata de cicatrização, que apresenta 3 fases. Quais são elas?
Resposta Marcada :
Inflamatória, a proliferativa e maturação/reparo.
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS RECEBIDOS 1
São as principais indicações para o uso atual de ostomias. EXCETO:
Resposta Marcada :
Trauma e nefrite.
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS RECEBIDOS 1
Sobre a ostomia. Assinale V para verdadeiro e F para falso.
( ) Em uma ostomia, uma colostomia pode ser realizada em nível eletivo ou de emergência, ou pode ser classificada como uma ostomia temporária ou permanente, dependendo do motivo e da finalidade para a qual o dispositivo foi construído cirurgicamente.
( ) A ostomia, especialmente a colostomia, é bastante consistente no tratamento da doença colorretal, mas tal procedimento pode levar a uma variedade de complicações. Estes apresentam alta morbimortalidade, o que leva a uma diminuição da qualidade de vida dos estomizados.
( ) As complicações podem ser classificadas como recentes ou presentes, resultando em internações hospitalares mais curtas, taxas de readmissão mais altas e custos hospitalares mais baixos.
( ) A orientação sobre os cuidados e prevenção de complicações relacionadas à estomia deve ser complementada por suporte emocional dedicado, que pode ser fornecido em sessões de aconselhamento individual ou em grupo para minimizar o impacto psicológico e social.
Resposta Marcada :
V-V-F-V
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS RECEBIDOS 1
“É confeccionada na parede do íleo distal e exteriorizada através do quadrante inferior direito da parede abdominal anterior, com objetivo de desviar o efluente para o meio exterior. O ideal é que seja com protrusão de cerca de 3 centímetros e aspecto mamilar, para melhor adaptação do equipamento, devido característica irritante do efluente que oferece risco de lesão da pele periestomia”.
Essa afirmação se refere a:
Resposta Marcada :
Ileostomia
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS RECEBIDOS 1
Total10 / 10

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais