Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Unidade 2
Estruturalismo
1. 
Dentre as bases do Estruturalismo, cujo representante mais importante é Ferdinand de Saussure, destacam-se questões relacionadas à estrutura das línguas.
Analise as alternativas e indique a que traduz de forma completa os objetivos do Estruturalismo:
Você acertou!
D. 
Explicar a estrutura das línguas, como elas funcionam e o que é pertinente para elas.
Os objetivos do Estruturalismo estão ligados a explanar a estrutura das línguas, o seu funcionamento e o que é pertinente para elas. Assim, não faz parte dos objetivos compreender como ocorrem os processos de fala dentro de um idioma, mensurar as relações entre as palavras de um idioma, analisar como os interlocutores se relacionam e executam os processos de comunicação, nem mesmo analisar o signo linguístico e sua função dentro de um idioma.
2. 
Dentre as dicotomias definidas por Saussure, tem-se a de que o signo linguístico é composto por significado e significante.
A relação que se estabelece entre o significado e o significante é arbitrária. Isso quer dizer que:
Você acertou!
A. 
a ideia de "nuvem" não está ligada por relação alguma à sequência de sons de n-u-v-e-m que lhe serve de significante.
O signo linguístico define-se por uma imagem acústica (significante) + conceito (significado). Porém, um conceito não tem qualquer relação interior a uma imagem acústica, de modo que definimos que o signo linguístico é arbitrário. Assim, a ideia de "nuvem" não está ligada por relação alguma à sequência de sons de n-u-v-e-m que lhe serve de significante, bem como a ideia de "flor" não tem uma ligação interna à sequência de sons f-l-o-r.
3. 
A estrutura da linguagem, para Saussure, é organizada a partir de dicotomias, as quais se relacionam a duas partes que se complementam para explicar um todo.
Tais dicotomias têm como objetivo: Você acertou!
B. 
compreender as relações que se estabelecem dentro do sistema linguístico.
As dicotomias de Saussure explicam o sistema linguístico, a estrutura da linguagem e o signo linguístico e, dessa forma, servem para entender as relações que se estabelecem dentro do sistema linguístico. Não objetivam distinguir o significante e o significado, analisar o signo linguístico, refletir sobre língua e fala ou contrapor um falante em relação a outro dentro de uma mesma língua.​​​​​​​
4. 
Um princípio relevante para a compreensão do signo linguístico diz respeito à linearidade do significante, que é organizadora do fluxo textual.
Quanto à linearidade, assinale a assertiva correta:
Você acertou!
E. 
O significante é linear por ter uma extensão mensurável em uma única dimensão, uma linha.
O significante tem a característica da linearidade, pois desenvolve-se no tempo e tem a extensão e a mensurabilidade em uma só dimensão, uma linha. Isso quer dizer que não se produz mais do que um som por vez, ou seja, não é possível produzir mais de um elemento linguístico ao mesmo tempo. Além disso, é o signo linguístico que se constitui de imagem acústica + conceito, o que não diz respeito à linearidade do significante.
5. 
No Brasil, os estudos de Linguística tomam força a partir dos anos 1960, com os primeiros cursos em universidades brasileiras.
Quanto aos estudos estruturalistas no Brasil, é correto afirmar que:
Você acertou!
C. 
as ideias de Saussure chegam com anos de diferença, no Brasil, em relação à Europa. As primeiras análises não consideram questões específicas da língua, mas difundem ideias relacionadas à linguagem e só posteriormente, com Mattoso Câmara, é feita a investigação da disciplina Linguística.
Os estudos estruturalistas no Brasil não chegaram no país concomitantemente com as vanguardas europeia e americana. Segundo o prefácio da edição brasileira do Curso de linguística geral, a obra chega ao país com 59 anos de atraso, sendo as primeiras reflexões sobre o Estruturalismo muito associadas ao estado da arte em relação à história gramatical. Somente uma segunda geração de críticos, a partir de Mattoso Câmara, difundiu as ideias reflexivas sobre a Linguística e os princípios da linguagem defendidos por Saussure.

Mais conteúdos dessa disciplina