Buscar

AD1- imagem, cultura e tecnologia 2021 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERDIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES FACULDADE DE EDUCAÇÃO/ FUNDAÇÃO CECIERJ
Consórcio CEDERJ/ UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD
Imagem, Cultura e Tecnologia
AD1 2021.2
Nome: 
Matrícula: 
Polo: 
O conceito de CULTURA é central para nossa disciplina e temos tratado dele a partir de diferentes aspectos. Para esta AD1, pedimos que você:
1 - Diga com as suas palavras o que compreende por cultura. 
A palavra Cultura possui diferentes conceitos. Podemos simplesmente reduzi-la à arte, e atribuir a ela (cultura), o significado de ser uma forma de produção artística. Contudo, ela também pode ser utilizada para denominar diversas coisas, como por exemplo, a produção de vegetais.
Comumente associamos a Cultura à intelectualidade, e denominamos de culta uma pessoa que tem um amplo e clássico repertório musical e linguístico, por exemplo, e inculta, a pessoa que é semi-analfabeta, fazendo transparecer que Cultura é algo que pertence a certas classes sociais que são privilegiadas na sociedade, e que a incultura está do lado dos não-privilegiados. No entanto, cultura significa muito mais do que isso. 
O conceito de Cultura está intimamente ligado ao de sociedade, e uma depende da outra para existir. A cultura é o traço mais importante para uma sociedade, pois é ela que une as pessoas, causando o elo tão necessário para que uma sociedade mantenha-se em funcionamento através de sentimentos de igualdade e pertencimento.
A Cultura tem a capacidade de fazer com que os indivíduos se incluam em torno de um projeto em comum de vida. Ela une, por exemplo, os brasileiros, dando o sentimento do que é ser brasileiro. 
Nesse sentido, portanto, podemos definir Cultura, como o conjunto de práticas que uma sociedade estabelece como sendo comum a todos os que nela vivem, e tendo essas práticas compostas por vários elementos, como a linguagem, a religiosidade, as crenças populares, a culinária, o vestuário, a forma de viver e as formas de produção artística. Em outras palavras, a Cultura é aquilo que expressa nossa verdadeira identidade e nos une enquanto povos de uma mesma origem.
2 - Escolha um aspecto relacionado à cultura e comente como o percebe em sua vida cotidiana. 
Enquanto vivencia a cultura, o ser humano produz manifestações. A música de um determinado povo, sua alimentação, obras de arte como pinturas e esculturas, suas moradias típicas e festas, são exemplos dessa produção. Podemos entender os aspectos culturais como sendo as especificidades que compõem certa cultura e que formaram uma pessoa diferente da outra.
Assim, um dos vários aspectos culturais existentes em nosso país e que vivencio em minha vida cotidiana, está ligado à culinária.
A comida é elemento de cultura material, pois representa circunstâncias e condições em que se reproduz a vida social. É ainda uma das formas com as quais o mundo ganha concretude, representa valores, símbolos e costumes.
A comida é essencial para entender os costumes de um povo. É, muitas vezes, responsável pela construção de discursos identitários de cada região do planeta. A memória afetiva das pessoas passa, quase sempre, pela cozinha, o que faz da comida uma expressão de cultura, memória e identidade. 
A culinária Nordestina, por exemplo, é bem diversificada e se destaca pelos temperos fortes e comidas apimentadas. Os pratos típicos são: carne de sol, buchada de bode, sarapatel, acarajé, vatapá, cururu, feijão verde, canjica, tapioca, peixes, frutos do mar etc.
 No Sudeste, o tutu de feijão, a feijoada, a linguiça, carne de porco e as postas de peixe com pirão são encontradas em diversos Estados da região.
Assim, posso percebê-la em todos os momentos da minha vida, seja quando vou preparar minhas comidas, quando passo por um restaurante, quando vou à padaria, feiras, num encontro com amigos, e até mesmo no ato de sentar-se à mesa para fazer as refeições. Os variados temperos me recordam, como o cheiro do alho torrando, enfim, muitas coisas do dia a dia fazem recordar da minha cultura Nordestina, os temperos utilizados pelos meus pais, avós, o modo de preparo, dentre outros. Tudo isso recorda minha infância e adolescência junto dos meus pais.
 Para mim, a comida não é somente um alimento; ela tem outros significados muito especiais. Tenho vários pratos que guarda no coração, como por exemplo, o baião de dois com peixe. Ele me faz recordar muitos momentos em família, e isso aquece o coração.
Os critérios de avaliação são: o cumprimento do que se pede e a qualidade da escrita. O prazo de envio é de 30 de agosto até 5 de setembro. 
Referências Bibliográficas:
CHAUÍ, Marilena. Cultura e democracia. En: Crítica y emancipación : Revista latinoamericana de Ciencias Sociales. Año 1, no. 1 (jun. 2008- ). Buenos Aires: CLACSO, 2008- . -- ISSN 1999-8104. 
CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. Ed. Ática, São Paulo, 2000.

Continue navegando