Buscar

BASE - Resolução do caso (N1) - ESCRITORIO DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS (PMO)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resolução do caso (N1) - ESCRITORIO DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS (PMO)
Aluna: Juliana Rodrigues da Silva Vieira / 2021
Analisando toda história e objetivo da empresa durante a primeira tentativa deimplementação do Esctirório de gerenciamento de projetos (PMO), conseguimos identificaralgumas causas de falhas no projeto como a falta de competência técnica da equipe formada pelospróprios colaboradores da empresa, que contribuiu para o desperdício e perda de recursos, a mádefinição dos requisitos, escopo, objetivos e entregas e a falta de um planejamento detalhado doprojeto: tarefas, estimativas, orçamentos e cronogramas.
Após a nova contratação, foram avaliadas as melhores estratégias a serem aplicadas para ocumprimento das exigências solicitadas pela diretoria, dentre elas: 1) A identif icação de novoscolaboradores capacitados para atuar no escritório de projetos, inicialmente, em projetos pilotos nãoestratégicos como uma forma de testar os sistemas informatizados, corrigir eventuais falhas ecapacitar os profissionais envolvidos. 2) A introdução da metodologia comum para condução dosprojetos junto com a criação do plano de programa de reestruturação, seguindo o método deRosemann (2015) com uma nova abordagem para determinar atividades de um escritório avaliandoa demanda por atividade vs a capacidade, onde não seria oferecido serviços extras e com o objetivode otimizar a utilização dos recursos financeiros, a diminuição dos custos, riscos e esforços, visandoo aumento dos benefícios esperados. 3) Assessoria no relacionamento entre projetos, no qual oescritório deverá acompanhar todos os planejamentos da organização, promovendo a disseminaçãode melhores práticas de gestão, a comunicação e a resolução de conflitos entre os projetos,promovendo a integração entre as áreas da empresa e buscando a otimização dos mesmos tendocomo objetivo principal “incorporar uma estrutura de excelência na gestão corporativa, promovendouma visão única, mais abrangente, consolidada e integrada do valor do negócio e das açõesnecessárias para acrescentar esse valor” (XAVIER & CASTELLANI, 2013). Com resultado desta análise, elaborou-se uma proposta para a padronização dos processosgerenciais tendo em vista que um escritório de projetos é uma estrutura organizacional criada paraatender a demanda em termos de coordenação do gerenciamento de projetos nas empresas. Segundoo PMI (Project Management Institute), eles são tipicamente implementados para formalizar epadronizar práticas, processos e operações de gerenciamento de projetos, e tendem a conduzir aresultados consistentes e a uma maior probabilidade de sucesso (PMBOK, 2008) O mesmo foi idealizado para fornecer suporte e melhoria contínua do monitoramento do desempenho dosprojetos e fornecer informações à Diretoria sobre à entrega de resultados consistentes e eficazes. 
Referencias bibliográficas:
ROSEMANN, M. “The Service Portfolio of a BPM Center of Excellence”. Em J. vom Brocke & MRosemann (Eds.), Handbook on business process management 2. Heidelberg: Springer-Verlag, 2ndedition, p. 381-398, 2015.XAVIER, C.M.S. CASTELLANI, M. A. “O conceito do Escritório de Projetos e Processos (EPP)”PMKB - Project Management Knowledge Base, 01/10/2013. Originalmente publicado na Revista
MundoPM Edição 49, Fevereiro/Março 2013. Disponível em: http://pmkb.com.br/artigo/escr itorio-de-projetos-e-processos-epp/ Acessado pela última vez: 09/08/2016em . Acesso em 18 abril 2012.PMBOK. Um Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos. PMI. 4ª edição.2008.

Continue navegando