Buscar

PASTEJO ROTACIONADO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PASTEJO ROTACIONADO
Há uma citação no Anuário de Agricultura do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) de 1922 que é a seguinte: “O mais barato de todos os alimentos é o pasto porque fornece um alimento balanceado a um custo baixo e a vaca faz sua própria colheita ... mas, em poucos casos, é o uso mais completo possível da pastagem”. Atualmente, há muito interesse na melhoria do manejo do pasto, isso não é nenhuma novidade, como a citação acima indica, e certamente tem sido o caso nos últimos 30 anos.
A rotação fornece às plantas dentro das pastagens o descanso da desfoliação repetida pelo pastejo, separando toda a unidade de pastagem em vários piquetes. Os piquetes são pastados por sua vez e o gado é movido para o próximo piquete e o pastoreio é proibido no piquete mais recente até o próximo evento de pastejo no ciclo. Esses sistemas podem ser tão simples com rotações semanais ou complexos com rotações diárias. A recomendação é ter pelo menos 4 piquetes com 7 dias de pastejo e 21 dias de descanso para cada ciclo de pastejo, para obter muitos dos benefícios do pastejo rotacionado; mas essa não é uma regra que se aplica a todos os casos, sendo necessária uma avaliação caso a caso.
O gado pastando em uma única pastagem com uma taxa de lotação moderada tem a vantagem de poder selecionar as plantas de toda a área de pastejo. Isso pode levar a um melhor desempenho, porque a qualidade da dieta, a proteína e a energia digestível podem ser maximizadas pelo animal em pastejo, pois há poucos limites para a seleção da dieta. Quando dividimos as pastagens em vários piquetes, limitamos o acesso às áreas, espécies de plantas ou plantas preferidas; o que limitará o consumo, a seletividade e o desempenho. No entanto, no pastejo contínuo as plantas mais desejadas acabam sendo super-utilizadas e morrendo, tendo sua quantidade em relação ao pasto total reduzida ao longo do tempo.
Costuma-se dizer que o pastejo contínuo pode levar a pastagens super-pastejadas, mas subutilizadas. O pastejo contínuo leva a uma má utilização da forragem, fertilização e recursos da terra. A utilização estimada da forragem no pastoreio contínuo é de 25% a 35%. O pastejo rotacionado aumenta a eficiência do pastejo para 65% em rotações de pastejo bem administradas e controladas. É por isso que se costuma dizer que as taxas de lotação podem ser duplicadas com o pastejo rotacionado. 
No sistema de pastejo rotacionado os animais não selecionam o capim, mas, ao se colocar mais animais na área, certamente ocorre um ganho maior por área, viabilizando o sistema. Isso pode ser associado a ferramentas de manejo, como por exemplo, deixar os animais mais exigentes pastejarem primeiro. Assim, pode haver perda de desempenho individual, mas haverá ganhos de desempenho geral, porque as taxas de lotação aumentarão.
Existem custos associados ao pastoreio rotacionado, como cercas, desenvolvimento de recursos hídricos e possibilidade de desempenho animal reduzido, mas também existem muitas vantagens. Aumento da utilização da forragem, mas com melhor retenção das espécies de forragem desejadas, potencial aumento da produtividade total da fazenda, redução do risco de seca, entre muitos outros.  
Porém, por se tratar de um sistema intensivo, e que demanda a construção de cercas e adubação das áreas, esse sistema pode não ser viável em algumas regiões, como por exemplo no Pantanal. Sistemas como o do Pantanal requerem outros objetivos e, principalmente, por serem ecossistemas naturais, não podem ser alterados.
Outra limitação poderia ser fazendas muito grandes e ainda pouco desbravadas, que demandam um sistema menos intensivo, não por seu potencial, mas sim, pela sua área muito extensa, que acaba inviabilizando a intensificação.
Todos os animais do rebanho podem se beneficiar em pastejar em sistema rotacionado desde que tenha lugar para todos os animais. O sistema serve principalmente para animais mais produtivos, de potencial para ganho, mas pode atender todos os animais desde que seja bem dimensionado. O mais importante nesse caso é que o sistema seja planejado e bem manejado.
Fonte consultada:
Benefits of rotational grazing (https://www.beefmagazine.com/beef/benefits-rotational-grazing)

Outros materiais