Buscar

3

Prévia do material em texto

3a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	 
		Exercício: CEL1022_EX_A3_202002242582_V1 
	01/03/2022
	Aluno(a): SAMIRA ROSA VIDAL SILVA
	2022.1 EAD
	Disciplina: CEL1022 - ACONSELHAMENTO 
	202002242582
	
	 
		1
          Questão
	
	
	Um dos valores básicos no aconselhamento pode ser centrado no ¿Parakleto¿. Este tipo de valor seria visto em:
		
	
	obra de Cristo na cruz
	 
	obra no Espírito Santo
	
	obra na caridade s
	
	obra através dos homens
	
	obra da palavra de Deus
	Respondido em 01/03/2022 09:44:25
	
Explicação:
O Espírito Santo é o elemento principal no aconselhamento.
	
	
	 
		2
          Questão
	
	
	O aconselhamento é um exercício de ____________________ espiritual.  Às vezes o conselheiro ou a conselheira vão encontrar situações como Salomão (1Rs 3,16-28) em que deverá usar a _____________________ para chegar à verdade que liberta (Jo 8,32). O conselheiro ou a conselheira devem saber separar o trigo do joio (Mt 13,24-30). Devem saber usar os conhecimentos das __________________, sobretudo, da psicologia, da psicanálise, da parapsicologia, sociologia, da economia igualmente os conhecimentos teológico-bíblicos para diagnosticar, discernir, aconselhar, orientar e libertar (1Tm 3,1-13; 2Tm 3,14-17). Ser um conselheiro, uma conselheira da paz, que tranquiliza a mente, a alma e o espírito do aconselhado, como afirma o profeta Isaias (Is 9,6). O aconselhamento cristão leva o aconselhado a construir sua casa espiritual sobre a rocha que é Jesus Cristo.
Segundo os conteúdos estudados nesta aula, a sequência que dá sentido à tese defendida nesta aula é?
		
	 
	Discernimento, espada teológica e ciências humanas.
	
	Ciências humanas, espada teológica e discernimento.
	
	Ciências exatas, ciências biológicas e ciências humanas.
	
	Discernimento, ciências humanas e Teologia.
	
	Ciências Humanas, Teologia, Filosofia.
	Respondido em 01/03/2022 09:45:42
	
Explicação:
A sequência correta que completa esta tese é: Discernimento, espada teológica e ciências humanas.
	
	
	 
		3
          Questão
	
	
	O aconselhamento pastoral é uma prática religiosa milenar, portanto, podemos encontra-la em outras experiências religiosas nas culturas do oriente, da África e indígenas. Sobre o aconselhamento cristão marque a alternativa FALSA:
		
	
	O aconselhamento cristão não usa uma única metodologia, razão pela qual é transversal, inter, múlti, trans e pluridisciplinar (modus operandi).  É uma libertação, uma potencialização, e sustentação integral centrada no espírito. É holístico porque possibilita a cura e o crescimento em todas as dimensões: pessoal, familiar, comunitária, social ecológica e espiritual para prestar auxílio e fomentar o crescimento na direção da libertação integral da pessoa aconselhada. Ou seja, o aconselhamento auxilia a pessoa aconselhada em seis dimensões: equilibrar a mente, (Id, Ego e superego), revitalizar o corpo, renovar e enriquecer os relacionamentos íntimos, aprofundar a relação  com a natureza e a biosfera, crescer  na relação institucional significativa na vida da pessoa aconselhada, aprofundar e vitalizar o relacionamento da pessoa aconselhada com Deus.
	
	O aconselhamento cristão coloca um fardo leve e um jugo suave nos ombros do aconselhado (Mt 11,28-29). O aconselhador cristão é um Cireneu que ajuda a carregar a cruz injusta (Lc 23,26-32). Tem um ouvido misericordioso e uma palavra de conforto, consolo (Is 50,4-6). Tem um ombro de Samaritano (Lc 10,29-37). Portanto, por ter seu fundamento científico, sobretudo na psicologia não é dar conselho que segundo a sabedoria popular (bom senso) se fosse bom não seria de graça. Faz um profundo diagnóstico das causas da falta de orientação do aconselhado e o aconselha a parir dos fundamentos bíblicos e científicos rumo à plenitude da vida espiritual (Jo 10,10).
	 
	Em segundo lugar, Collins não estabelece como princípio o ato de ouvir.  O conselheiro cristão não deve estar apto a sempre poder fazer uma distinção a cada sessão de aconselhamento, a cada encontro com seu aconselhando entre escutar e ouvir o que seu aconselhando está tentando comunicar. Para Collins, ouvir no aconselhamento cristão não exige uma participação ativa do ouvinte.
	
	O aconselhamento cristão, embora use as mediações das ciências, ele é essencialmente teológico, ou seja, direção espiritual. É uma prática pastoral que dialoga com as psicoterapias, psicopedagogia, mas mantem sua autonomia espiritual, mística e pastoral. Ou seja, o aconselhador parte do buraco do Minotauro e vai para a gruta do profeta Elias. Parte das psicoterapias, das psicopedagogias e vai para o aconselhamento. As psicoterapias e psicopedagogias são para o diagnóstico, mas a terapêutica é teológica, espiritual-pastoral-mística.
	
	Quando tratamos do aconselhamento cristão e das técnicas que podem ser usadas nesse trabalho, acreditamos que alguns princípios devam ser considerados. Nesse caso, Gary Collins fornece princípios que devem ser observados pelo conselheiro. Para Collins, ¿quando se trata de ajudar as pessoas, não existem fórmulas milagrosas. Em primeiro lugar, é preciso dar atenção ao que o aconselhando está dizendo. Segundo Collins, o conselheiro deve procurar mostrar ao aconselhando que está prestando atenção a tudo o que ele diz.
	Respondido em 01/03/2022 09:47:56
	
Explicação:
Falsa é a que nega a tese de Collins sobre o princípio do ouvir no aconselhamento pastoral.
	
	
	 
		4
          Questão
	
	
	Segundo este teólogo e conselheiro pastoral o aconselhamento deve:
Facilitar o máximo desenvolvimento das potencialidades de uma pessoa, em cada estágio da vida, de forma que contribuam para o crescimento também das outras pessoas e para o desenvolvimento de uma sociedade na qual todas as pessoas tenham uma oportunidade de usar suas potencialidades plenas (...) ajudar as pessoas a se libertar de suas prisões de vida não vivida, recursos não usados e forças desperdiçadas. A aconselhadora é uma libertadora, uma possibilitadora de um processo através do qual as pessoas se libertam para viver a vida de forma mais plena e significativa. Através dessa experiência de libertação, as pessoas descobrem que a felicidade é um subproduto da realização de seus potenciais construtivos. Saúde mental-espiritual-relacional é o movimento contínuo na direção de viver a vida de maneira mais plena, alegre e produtiva. Integralidade é uma jornada de crescimento, não a chegada a um objetivo fixo e imóvel.
		
	
	Tomás Rodrigues Miranda sj.
	 
	Thomas Hobbes.
	
	Tomás de Aquino.
	
	Santo Agostinho.
	 
	Howard J. Clinebell.
	Respondido em 01/03/2022 09:48:43
	
Explicação:
 Esta tese é defendida por Howard J. Clinebell.O pensador que se fundamentou em Aristóteles foi Tomás de Aquino.
	
	
	 
		5
          Questão
	
	
	Sobre aconselhamento cristão, analise as afirmativas:
    
I - O terceiro princípio apresentado por Collins é não responder. Apesar de ouvir ser muitíssimo importante no trabalho de aconselhamento, o conselheiro pode e deve se limitar a tão somente ouvir. Na abordagem do princípio de responder, Collins aponta algumas maneiras como essa resposta pode ser dada por denotação, que é a técnica pela qual o conselheiro vai direcionando suavemente a conversação. Há também o retrucar, que é um meio de fazer o aconselhando perceber que estamos acompanhando o que ele diz e que conseguimos compreender como ele se sente ou pensa.
II - O aconselhamento cristão coloca um fardo leve e um jugo suave nos ombros do aconselhado (Mt 11,28-29). O aconselhador cristão é um Cireneu que ajuda a carregar a cruz injusta (Lc 23,26-32). Tem um ouvido misericordioso e uma palavra de conforto, consolo (Is 50,4-6). Tem um ombro de Samaritano (Lc 10,29-37).
III - Segundo Clinebell a aconselhadora é uma libertadora, uma possibilitadora de um processo através do qual as pessoas se libertam para viver a vida de forma mais plena e significativa. Através dessa experiência de libertação, as pessoas descobrem que a felicidadeé um subproduto da realização de seus potenciais construtivos.
Das afiormativas acima:
		
	 
	Somente II e III são verdadeiras.
	
	Somente I e II são falsas.
	
	Somente III é falsa.
	
	Somente II é falsa.
	 
	Somente I é falsa.
	Respondido em 01/03/2022 09:48:59
	
Explicação:
I é falsa porque as palavras conotação e retrucar não fazem parte dos princípios do aconselhamento cristão defendido por collins.

Continue navegando

Outros materiais