Buscar

Prévia do material em texto

A manutenção preditiva é uma das mais modernas formas de manutenção conhecida, aplicada em diversos tipos de equipamentos industriais, sobretudo aqueles que possuem uma criticidade elevada. Considerada um elemento de garantia da confiabilidade, a adoção da manutenção preditiva tem trazido resultados de grande impacto em operações críticas. Com o avanço das tecnologias computacionais e, principalmente, da eletroeletrônica, temos conhecido inúmeras ferramentas de análise dinâmica e monitoramento crítico.
Sabendo dessa ampla utilização da manutenção preditiva, faça uma pesquisa e elabore uma dissertação acerca de: a) um modelo de indústria que comumente se utiliza da manutenção preditiva; b) um grupo de equipamentos desse tipo de indústria; c) as técnicas de manutenção preditiva que esse tipo de indústria e esse grupo de equipamentos se utiliza.
Para cada item, deverá ser abordado um detalhamento mínimo, de modo a contextualizar e posicionar sobre a escolha.
A Manutenção Preditiva tem como objetivo antecipar as falhas que podem ocorrer,evitando assim a parada não programada do equipamento.Esse tipo de manutenção pode ser acrescentado ao modelo de manutenção preventiva pois na sua execução não é necessário a parada do equipamento,e basta realizar uma boa observação para notar se há irregularidades a serem observadas como ruídos excessivos,vibração,alta temperatura e etc,que pode ser verificado pelo próprio operador em uma conversa com o manutencista informando qualquer anormalidade no funcionamento da máquina.
Um modelo de empresa que pode utilizar esse tipo de manutenção é a indústria química por exemplo. Onde há a movimentação e industrialização de líquidos que dependendo de sua composição se chegarem a certa temperatura ou nível de fluidez pode haver a perda da produção ou formulação.
Temos hoje na indústria que trabalho grandes tanques de armazenagem de matéria prima que de tempos em tempos devem ser agitadas ou movimentadas,para isso temos os equipamentos chamados mexedores. Esses são grandes pás misturadoras como em um liquidificador que juntamente com um temporizador no painel eletrônico tem seu funcionamento programado para funcionar durante 24h.Sendo assim esse equipamento não pode parar ou perderíamos 25ton de matéria prima.
Essas pás estão ligadas a um redutor que passa a energia elétrica para força mecânica realizando assim a movimentação do material.
Além da manutenção preventiva que é programada fazemos também a manutenção preditiva realizando o acompanhamento do redutor verificando o funcionamento das correias,verificando a movimentação e vibração destas. Verificamos a vibração e ruídos com um estetoscópio,para verificar se os rolamentos estão com bom funcionamento. Verificamos a temperatura com termômetro digital para verificar se há superaquecimento,verificamos visualmente se há vazamento de óleo nos pontos de retentores e fazemos amostragem de óleo de tempos em tempos.
Assim mantemos o equipamento em funcionamento contínuo,e se caso necessário uma parada programada antecipamos a retirada do material(Matéria prima) para outro tanque com o mesmo equipamento de dispersão.
Aqui utilizamos a metodologia da Manutenção Preventiva para todos os equipamentos,mas alguns necessitam de maior atenção para evitar a perda de material ou o dano ao equipamento por conta dos produtos utilizados,como os tanques de armazenagem por exemplo.