Buscar

Atividade 01 Eng Manutenção

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Alequessandro de Jesus Fernandes
Disciplina: Engenharia de Manutenção e Confiabilidade
A manutenção preditiva é uma das mais modernas formas de manutenção conhecida, aplicada em diversos tipos de equipamentos industriais, sobretudo aqueles que possuem uma criticidade elevada. Considerada um elemento de garantia da confiabilidade, a adoção da manutenção preditiva tem trazido resultados de grande impacto em operações críticas. Com o avanço das tecnologias computacionais e, principalmente, da eletroeletrônica, temos conhecido inúmeras ferramentas de análise dinâmica e monitoramento crítico.
Sabendo dessa ampla utilização da manutenção preditiva, faça uma pesquisa e elabore uma dissertação acerca de: a) um modelo de indústria que comumente se utiliza da manutenção preditiva; b) um grupo de equipamentos desse tipo de indústria; c) as técnicas de manutenção preditiva que esse tipo de indústria e esse grupo de equipamentos se utiliza.
Para cada item, deverá ser abordado um detalhamento mínimo, de modo a contextualizar e posicionar sobre a escolha.
Resposta:
 A manutenção preditiva é considerada o método mais econômico e mais eficiente de reduzir o tempo de inatividade de um equipamento em sua empresa – tanto que é considerada um grande diferencial.
Em um modelo de manutenção preditiva, o trabalho é planejado com base em avaliações de diagnósticos que determinam quando e como executar o reparo.
Com o tempo, os equipamentos de uma planta industrial podem quebrar por vários motivos. Um deles é a falha mecânica, que pode ocorrer como resultado de conexões soltas, superaquecimento e alterações ou acréscimos às alterações de carga.
Algumas condições ambientais, com altos índices de umidade, ambientes corrosivos e grandes níveis de sujeira e poeira também levam a problemas que, com o tempo, podem aumentar os riscos de inatividade das máquinas – por isso são tão importantes relatórios com o histórico dos ativos.
Outro fator é o erro humano, que é imprevisível e pode colocar em risco a produtividade de suas linhas de produção.
Para evitar interrupções dispendiosas, que paralisam as operações e colocam em xeque a qualidade de seus produtos, muitas organizações estão agora mudando de um modelo de manutenção preventiva para os benefícios da manutenção preditiva.
Sobre a questão a) citada acima podemos citar como exemplo a indústria alimentícia, a de petróleo e a automotiva que estão cada vez mais alinhadas com as novas tecnologias, mas citarei aqui a indústria de Produção de alumínio secundário ( Fundição ramo de reciclagem de Alumínio) na qual eu trabalho, neste tipo de indústria uma parada corretiva representa ruptura na programação de produção uma vez que os equipamentos (fornos) trabalham em alta temperaturas e as possíveis intervenções só serão possível após o resfriamento do mesmo sem falar que a retomada é lenta e custosa.
b) Grupo de equipamentos deste tipo de indústria:
Fornos Rotativo, fornos de espera e esteiras e moldes para lingotamento.
Dentre os equipamentos acima cito como principal o forno rotativo que é o nosso gargalo de produção, a parte elétrica a parte mecânica e a parte refratária devem estar em perfeitas condições uma vez que este equipamento é muito exigido trabalhando 24 horas 7 dias por semana salvo para manutenção preventiva e preditivas e corretivas.
c) as técnicas de manutenção preditiva que esse tipo de indústria e esse grupo de equipamentos se utiliza.
Refratário realizamos medições da espessura dos refratário para verificar se ainda estamos dentro do range de espessura mínima com a utilização de uma trena laser; um termômetro infra vermelho realiza medições frequentes e diárias na carcaça do equipamento gerando para nós um relatório de temperatura da carcaça temperatura elevada podem indicar desgaste do refratário ou até mesmo trincas , desta forma podemos agendar manutenções neste refratário , lembro que antes deste tipo de medida as paradas aconteciam somente quando surgiam pontos de vermelhidão na carcaça do equipamento.
Parte mecânica: sensores monitoram os níveis de óleo das bombas de elevação e hidráulicas além do monitoramento dos roletes que movimentam o forno indicando o desgaste e nos oferecendo tempo hábil para substituição.
Parte elétrica: 
Sensores, controladores lógicos programáveis monitoram todo o equipamento que monitorado pelos operadores através de uma tela na sala de controle qualquer anomalia é disparado um alarme na tela indicando o local da possível falha desta maneira é acionada a equipe de manutenção emergencial para efetuar a corretiva.

Continue navegando

Outros materiais