Buscar

Cultura organizacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

NOME DA INSTITUIÇÃO: UNINASSAU
NOME DO CURSO: Graduação EAD Pedagogia
NOME DA DISCIPLINA: Cultura Organizacional e Educação.
NOME DO PROFESSOR EXECUTOR: Dayanna Karla Gonzaga Ximenes
NOME DO TUTOR: Ana Paula Ferreira Mendes
NOME DO ALUNO:  Dirce Leme Domingues Barbosa
As adaptações curriculares são, portanto, oportunidades educacionais para agir contra as dificuldades de aprendizagem desses educandos. Presume-se que a adaptação do currículo regular, se necessário, seja adequada para atender às especificidades dos alunos com necessidades especiais. Não seria um novo currículo, mas um currículo ativo, em mudança e expansivo que realmente engloba a todos. Nessas situações, os currículos implicam em um planejamento pedagógico e em ações de ensino a partir de critérios definidos, por exemplo, de como e quando esse aluno deve aprender, e quais as formas de organização da sala de aula será mais eficaz para o processo de aprendizagem, e como avalia-lo posteriormente.
Diante desse desafio a escola poderá adotar estratégias como criar grupos de trabalhos pra que se discutam e implantem o projeto de inclusão, no qual será coordenado por um professor articulador, ou gestor escolar, mas que todos os envolvidos da escola tenham participação, principalmente pais e responsáveis desses educandos.
As formações são essenciais para alinhar o conhecimento à realidade da instituição, aprimorar as práticas e estimular a formação dos professores para uma postura mais positiva onde o plano de ação deve partir da equipe gestora contando com o envolvimento de todos. Estabelecer uma agenda mensal para que as reuniões e os encontros aconteçam no dia em que houver maior participação dos pais e responsáveis, por exemplo, na última sexta-feira de cada mês, caso não seja possível presencial a mesma poderá ser feita virtualmente.
Promover atividades educativas, recreativas e lúdicas que permitam a participação dessas crianças com deficiências, implantar um projeto educacional interdisciplinar que inclua professores, alunos, funcionários, pais e responsáveis.
Parceria entre o professor da sala multifuncional e a educação regular, fazendo com que essas disciplinas dialoguem, e que as experiências e estratégias que um desses profissionais encontrar possa expandir o caminho do outro e formar um trabalho com resultados mais positivos. A equipe de gestão é responsável pelo fornecimento de encaminhamentos e diretrizes a serem desenvolvidas. Nesse contexto, a observação que se faz em sala de aula no dia a dia, a assistência na atividade e o feedback do campo faz a diferença, já que todos sabem o seu significado no processo e compreendem e também aprendem com os colegas com a coincidência.
Fazer atividades em duplas, trios na sala de aula trabalhando o potencial dos alunos, os sensibilizando para as diferenças e resolução de conflitos que possam ocorrer.
Referências: 
Adaptações curriculares na educação inclusiva. Disponível em: 24/02/2008
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/pedagogia/adaptacoes-curriculares-na-educacao-inclusiva/45866#:~:text=As%20Adapta%C3%A7%C3%B5es%20Curriculares%20s%C3%A3o%20provid%C3%AAncias,e%20no%20processo%20de%20transforma%C3%A7%C3%A3o acesso em: 12/03/2021
O que é educação inclusiva? Disponível em: 04/05/2010 https://diversa.org.br/educacao-inclusiva/o-que-e-educacao-inclusiva/?gclid=Cj0KCQiAv6yCBhCLARIsABqJTjbNu0rtKY7HdXwItbQThdK2426yXmKh9dSqQaiE_N6UpBv6IdNk4rAaAoXUEALw_wcB acesso em: 12/03/2021

Outros materiais