Buscar

ATIVIDADE - AULA 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. (CESPE/TJ-PI/JUIZ ESTADUAL/2014) De acordo com o Código Civil, o título de crédito, documento necessário ao exercício do direito literal e autônomo nele contido, somente produz efeito quando preenchidos os requisitos legais. Com base nessa informação e na teoria geral dos títulos de crédito, assinale a opção correta.
a) De acordo com a teoria da emissão, embasada nos estudos de Kuntze, os títulos de crédito representam obrigações abstratas, porquanto a causa não é essencial à formação do título.
b) Reputam-se abstratos ou perfeitos os chamados títulos representativos, cuja circulação importa a transferência da mercadoria a que se referem, como o conhecimento de transporte ferroviário ou marítimo e a duplicata.
c) Consoante o princípio da autonomia, o título de crédito desvincula-se do negócio jurídico que lhe deu origem, ou seja, questões relativas a esse negócio jurídico subjacente não afetam o cumprimento da obrigação do título.
d) Enquanto estiver em circulação, só o título de crédito poderá ser dado em garantia, ou ser objeto de medidas judiciais, e não separadamente os direitos ou mercadorias que ele represente.
e) O conceito mais clássico de título de crédito, praticamente reproduzido no artigo 887 do Código Civil, foi elaborado por Tullio Ascarelli.
2. (CESPE/TJ/RO/ANALISTA PROCESSUAL/2012) A afirmação de que s quem exibe o título pode pretender a satisfação da obrigação nele representada corresponde ao princípio da
a) autonomia.
b) pessoalidade.
c) literalidade.
d) representação.
e) cartularidade.
3. (CESPE/OAB-SP/2009) Assinale a opção em que é apresentada declaração cambial que transmite, de modo imediato, a propriedade do título de crédito.
a) endosso-mandato
b) endosso-penhor
c) endosso puro e simples.
d) mera assinatura do beneficiário ou tomador no anverso do título
4. (CESPE/OAB/2/2008) Os títulos de crédito são tradicionalmente concebidos como documentos que apresentam requisitos formais de existência e validade, de acordo com o regulado para cada espécie. Quanto aos seus requisitos essenciais, a nota promissória:
a) Poderá não indicar o nome do sacado, permitindo-se, nesse caso, saque ao portador.
b) Precisa ser denominada, com sua espécie identificada no texto do título.
c) Poderá ser firmada por assinatura a rogo, se o sacador não puder ou não souber assiná-la.
d) Conterá mandato puro e simples de pagar quantia determinada.

Outros materiais