Buscar

Pergunta 10

Prévia do material em texto

1. Pergunta 10
Um dos problemas centrais da filosofia da ciência é a questão da demarcação científica. Entende-se por demarcação científica a tarefa de separar o que é ciência daquilo que não é. Para aqueles que empreenderam esse processo, estava subentendido que o conhecimento científico se colocava em um nível superior aos outros tipos de conhecimento (como o senso comum e as ideologias) e, assim sendo, era necessário deixar claro quando um fato ou uma afirmação estava cientificamente embasado e quando não. (Vieira 2010). Esses três tipos de conhecimento tem características mais determinantes: enquanto a ciência pressupõe replicabilidade e mudança, o senso comum está calcado em verdades definitivas, por sua vez as ideologias são ideias advindas da construção e das relações sociais.
Em Metodologia de pesquisa científica na prática / José Guilherme Silva Vieira. – Curitiba: Editora Fael, 2010.
Tendo isso em vista associe a primeira coluna com a segunda identificando as características do conhecimento científico, o conhecimento de senso comum e as ideologias.
Relacione o segundo grupo com os enumerados no primeiro grupo.
1. Conhecimento científico.
2. Conhecimento de Senso Comum.
3. Ideologias.
( )conhecimento produzido pelas relações sociais, possui razões muito determinadas para surgir e se conservar, não sendo um amontoado de ideias falsas, mas uma certa maneira de produção de ideias pela sociedade, ou melhor, por formas históricas determinadas das relações sociais.
( )objetiva construir o conhecimento, quando nos propomos a testar uma ideia ou invalidar outras já desenvolvidas, por meio do confronto de fatos e fenômenos da natureza baseado no que podemos ver, ouvir,tocar e testar.
( )aceito pela maioria dos indivíduos como a expressão da verdade final sobre algum tema, em determinado período. Ou seja, não deve ser discutido quando a maioria dos membros de uma comunidade acredita que já detém a verdade sobre determinado fato
Marque a alternativa que tem a ordem correta de numeração do segundo grupo:
4. Incorreta:
I, II e III
5. 
I, III e II
6. 
II, I e III
7. 
III, II e I
8. 
III, I e II
Resposta correta
.
2. Pergunta 2
Pesquisas exploratórias têm como objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explícito ou a constituir hipóteses. Estas pesquisas têm caráter preliminar e como objetivo principal o aprimoramento ou a descoberta de novas ideias. Seu planejamento é portanto, bastante flexível, de modo que possibilite a consideração dos mais variados aspectos relativos ao fato estudado. Na maioria dos casos, essas pesquisas envolvem: (a) levantamento bibliográfico; (b) entrevistas com pessoas que tiveram experiências práticas com o problema pesquisado; e (c) análise de exemplos que “estimulem a compreensão”, Embora o planejamento da pesquisa exploratória seja bastante flexível, na maioria dos casos assume a forma de pesquisa bibliográfica (Gil, 2002)
Gil, Antonio Carlos, Como elaborar projetas de pesquisas. - 4. ed. - São Paulo: Atlas, 2002.
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas, em seguida assinale a afirmativa correta a respeito das asserções:
A pesquisa exploratória é uma metodologia que costuma envolver pesquisa em livros, artigos e documentos; questionários com indivíduos que se envolveram com o problema pesquisado; análise de estudos de caso. E demais abordagens que envolvam o estabelecimento de informação sobre um tema de pesquisa.
Porque
Esse tipo de pesquisa também conhecida como pesquisa de base, e costuma não possuir caráter profundo e levanta dados e problemas que podem vir a servir de apoio para pesquisas futuras mais avançadas. É feita quando geralmente se pretende investigar temas pouco estudados, que possuem pouca informação acumulada.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
1. 
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Resposta correta
2. 
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
3. 
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
4. Incorreta:
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
5. 
As asserções I e II são falsas.
3. Pergunta 3
Avaliação externa e qualidade da educação: formação docente em questão
Ocimar Munhoz Alavarse[a], Cristiane Machado[b], Paulo Henrique Arcas[c]*
[a] Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil
[b] Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, SP, Brasil
[c] Instituto Internacional de Planeamiento de la Educación – IIPE UNESCO – Oficina Regional para
América Latina, Buenos Aires, Argentina
Resumo
A constatação dos novos contornos que o debate sobre a formação docente adquiriu a partir da ampliação de políticas de avaliações externas e o consequente desvelamento das dificuldades do oferecimento de um ensino de qualidade para todos ensejou este artigo. Objetiva-se problematizar: quais conhecimentos são necessários para que os professores explorem o potencial dos resultados das avaliações externas na perspectiva de ampliação da qualidade do ensino-aprendizagem nas escolas? Este estudo apresenta resultados de investigação com o objetivo de cotejar os resultados da avaliação externa Prova São Paulo com os resultados das avaliações internas feitas pelos professores. O campo de desenvolvimento da pesquisa foi a Rede Municipal de Ensino de São Paulo e a metodologia adotada foi a pesquisa-ação. Conclui-se que é premente a apropriação aprofundada, pelos professores, dos fundamentos, objetivos e resultados das avaliações externas, para que elas possam ser utilizadas como um complemento ao desenvolvimento do seu trabalho, servindo como mais um mecanismo para avançar na qualidade da educação pública oferecida. Há que se envidar esforços para que os professores sejam dotados de conhecimento sobre o contexto, os pressupostos, e o papel das avaliações externas, bem como o seu potencial de uso dos resultados no cotidiano da sala de aula. Por fim, ressalta-se que entender os resultados das avaliações externas é compreendê-los não como um fim em si mesmo, mas sim como possibilidade de associá-los às mudanças essenciais da escola pública.
Palavras-chave: Avaliação educacional. Avaliação externa. Formação docente. Qualidade da educação.
Considerando as informações do resumo do trabalho, que apresenta o tema de pesquisa, o problema de pesquisa, os objetivos, a metodologia, principais resultados e conclusões da pesquisa, observe as afirmativas e em seguida assinale a alternativa correta.
1. O tema do artigo é: Avaliação externa e qualidade da educação: formação docente em questão, foi produzido por três autores de três instituições de ensino distintas.
2. O problema de pesquisa é: Qual o papel ampliação de políticas de avaliações externas e o consequente desvelamento das dificuldades do oferecimento de um ensino de qualidade para todos.
3. A metodologia utilizada é a pesquisa ação, que é um tipo de pesquisa quantitativa, demonstrada pela utilização d o relacionamento de variáveis quantificáveis para obtenção dos resultados do trabalho.
4. Segundo a conclusão do trabalho, o resultado das avaliações externas não é suficiente como um fim em si mesmo, mas sim como possibilidade de associá-los às mudanças essenciais da escola pública.
Assinale a alternativa correta:
5. Incorreta:
São corretas I e II
6. 
São corretas I e III
7. 
São corretas I e IV
Resposta correta
8. 
São corretas II e III
9. 
São corretas II e IV
4. Pergunta 4
Considere o exemplo de fichamento abaixo:
Referência: SCLIAR, M. A ciência do falso testemunho. Folha de S. Paulo, São Paulo, 15 jan. 2006. Caderno Mais!
Resumo:
O presente artigo relata uma série de transgressões e fraudes científicas realizadas por pesquisadores renomados em suas áreas de pesquisas, ao longo do tempo. O autor faz acreditar que um pouco de egocentrismo e de apreço pela notoriedade motivaram os fatos.
Assuntos tratado na obra: Fraudes ao longo da história
“Em 1974, WilliamT. Summerlin, chefe da seção de imunologia de transplantes do famoso Instituto Sloan-Kettering, anunciou que podia transplantar em animais córneas, glândulas e pele, inclusive de espécies diferentes. E mostrava como prova um rato branco no qual um fragmento da pele preta de outro rato tinha sido enxertada. Mas era uma fraude: usando uma caneta hidrográfica, Summerlin simplesmente pintara de preto aquela parte” (SCLIAR, 2006, p. 1).
Local: Folha on-line. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ mais/fs1501200605.htm>. Acesso em: 5 jan. 2010.
Nele é possível, verificar as principais informações do trabalho lido, é possível ver o título do trabalho, uma breve síntese do texto, o assunto principal, uma citação selecionada e a fonte de pesquisa.
Sobre esse fichamento considere as afirmações a seguir e assinale a alternativa que contém as afirmações corretas:
1. O título do trabalho é “A ciência do falso testemunho”, e funciona como uma breve descrição do tema de pesquisa, mostrando ao leitor do que se trata o texto lido.
2. Folha on-line. Disponível em: . Acesso em: 5 jan. 2010. É a forma correta de listar o trabalho no referencial teórico de um artigo.
3. Podemos dizer que a citação retirada do texto é uma citação indireta, que é quando um autor faz uma interpretação do texto original do trabalho a ser citado.
4. O Resumo do fichamento é apenas uma breve síntese do texto feita para que se possa retomar brevemente o tema do texto, e não a transcrição do resumo do artigo original.
Assinale a alternativa correta:
5. 
São corretas I e II
6. 
São corretas I e III
7. 
São corretas I e IV
Resposta correta
8. Incorreta:
São corretas II e III
9. 
São corretas II e IV 
.
1. Pergunta 5
"Segundo Gil é sabido que toda e qualquer classificação se faz mediante algum critério. Com relação às pesquisas, é usual a classificação com base em seus objetivos gerais. Assim, é possível, classificar as pesquisas em três grandes grupos: exploratórias, descritivas e explicativas. Cada um desses tipos de pesquisa tem suas particularidades. Antônio Carlos Gil Disponível em : http://www.madani.adv.br/aula/Frederico/GIL.pdf Acesso em 16/04/2020. Associe o tipo de pesquisa na primeira coluna, com a suas características principais na segunda coluna
Relacione o segundo grupo com os enumerados no primeiro grupo.
1. Pesquisa exploratória.
2. Pesquisa descritiva.
3. Pesquisa explicativa.
( )Têm como objetivo primordial à descrição das características de determinada população ou fenômeno ou, então, o estabelecimento de relações entre variáveis. Uma de suas características mais significativa esta na utilização de técnicas padronizadas de coleta de dados, tais como o questionário e a observação sistêmica.
( )Têm como preocupação central identificar os fatores que determinam ou que contribuem para a ocorrência dos fenômenos. Esse é o tipo de pesquisa que mais aprofunda o conhecimento da realidade, porque explica a razão, o porquê das coisas. Por isso mesmo, é o tipo mais complexo e delicado, já que o risco de cometer erros aumenta consideravelmente.
( )Têm como objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema, com o intuito de torná-lo mais explícito ou a constituir hipóteses. Estas pesquisas têm como objetivo principal o aprimoramento de ideias ou a descoberta de intuições. Seu planejamento é flexível possibilitando a consideração dos mais variados aspectos relativos ao fato estudado.
Marque a alternativa que tem a ordem correta de numeração do segundo grupo:
4. 
II, III e I.
Resposta correta
5. 
I, II e III.
6. 
II, I e III.
7. 
III, II e I.
8. 
II, I e III.
2. Pergunta 6
3. Segundo Gil (2002) As pesquisas descritivas têm como objetivo primordial à descrição das características de determinada população ou fenômeno ou, então, o estabelecimento de relações entre variáveis. Serão inúmeros os estudos que podem ser classificados sob este título e uma de suas características mais significativas estão na utilização de técnicas padronizadas de coleta de dados, tais como o questionário e a observação sistêmica. Elas saem apenas do levantamento de dados e variáveis, como a pesquisa exploratória.
Entre as pesquisas descritivas, salientam-se aquelas que tem por objetivo estudar as características de um grupo: sua distribuição por idade, sexo, procedência, nível de escolaridade, estado de saúde física e mental etc. Outras pesquisas deste tipo são as que se propõem a estudar o nível de atendimento dos órgãos públicos de uma comunidade, as condições de habitação de seus habitantes, o índice de criminalidade que se registra etc.
Serão incluídas neste grupo as pesquisas que têm por objetivo levantar as opiniões, atitudes e crenças de uma população. Também serão pesquisas descritivas aquelas que visam descobrir a existência de associações entre variáveis, como, por exemplo, as pesquisas eleitorais que indicam a relação entre preferência político/partidária e nível de rendimentos ou de escolaridade. Algumas pesquisas descritivas vão além da simples identificação da existência de relações entre variáveis, e pretendem determinar a natureza dessa relação. Nesse caso, tem-se uma pesquisa descritiva que se aproxima da explicativa. Há, porém, pesquisas que, embora definidas como descritivas com base em seus objetivos acabam servindo mais para proporcionar uma nova visão do problema, o que as aproxima das pesquisas exploratórias.
Gil, Antonio Carlos, Como elaborar projetas de pesquisas. - 4. ed. - São Paulo: Atlas, 2002.
Com base no que se diz sobre pesquisas descritivas avalie as afirmações a seguir, logo após assinale a alternativa que aponta as afirmações CORRETAS.
1. A pesquisa descritiva é aquela que procura esclarecer os “porquês” que costumam ser deixados para segundo plano pela pesquisa explicativa, que em geral fazem questionamentos mais simples.
2. Institutos de pesquisas que objetivam traçar um perfil de consumidor ou, ainda, analisar as condições de mercado para produtos e serviços, utilizam-se desse tipo de pesquisa para o levantamento desses dados.
3. pesquisa sobre o comportamento social dos estudantes com alguns questionamentos como quais são as práticas esportivas preferidas pelos meninos? E pelas meninas? contempla esse tipo de pesquisa.
4. Por lidar com poucas variáveis quantificáveis, os primeiros levantamentos de dados sobre determinado fenômeno, publicados de forma preliminar, são classificados como pesquisa descritiva.
Assinale a alternativa correta:
5. 
I e II.
6. 
I e III.
7. 
II e III.
Resposta correta
8. 
II e IV.
9. 
III e IV.
são tipos de pesquisa descritiva, o mesmo vale para as pesquisas de comportamento social, citadas na afirmação III que também é correta. A afirmação 4 é errada, as pesquisas preliminares podem levantar muitos dados, mas sem descrevê-los, são as pesquisas exploratórias.
4. Pergunta 7
Vacina fora do senso comum
No ano de 2019, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza conseguiu atingir a meta prevista de 90% de cobertura do público-alvo. Alguns grupos classificados como mais vulneráveis não conseguiram atingir essa meta, entre eles, crianças (82,8%) e gestantes (81,8%). Isso significa que mais de 2,6 milhões de crianças e 3,8 milhões de gestantes deixaram de ser vacinadas. Essa diminuição na procura dos postos de vacinação está relacionada a vários motivos. No entanto, há um fator específico que preocupa as organizações ligadas a área da saúde, que é o crescimento de movimentos anti vacinação, e que ameaça reverter o progresso feito nessa área. Esse movimento ganhou visibilidade na internet, e seus adeptos defendem a ideia de que as vacinas são uma forma de propagar doenças, como câncer. A propagação dessas doenças, por sua vez, possui o objetivo de diminuir a população mundial por parte de governos e instituições. Os principais argumentos que fundamentam e fortalecem essa ideia, são coisas como: “eu não vacinei meu filho e ele não ficou doente, ou seja, as vacinas são inúteis!”. Ou ainda, “por que me vacinar contra, por exemplo, poliomielite, se não há casos, no Brasil, há mais de 20 anos?”.Não é muito difícil refutar esse tipo de pensamento. As metas de vacinação de 90% a 95%, fazem com que a maioria das pessoas estejam imunes a uma determinada doença. Logo, por mais que uma pessoa não se vacine, ela estará em contato com muitas pessoas vacinadas e, portanto, terá poucas chances de contrair a doença (esse fenômeno é conhecido como “imunidade de rebanho”). Ao mesmo tempo, caso a pessoa contraia a doença, ela não encontrará com muita facilidade pessoas que não estão vacinadas, o que dificulta a propagação da enfermidade. Já o fato das doenças como a poliomielite, que pode levar à paralisia de membros inferiores nos casos mais graves, terem sido eliminadas em nosso país, os agentes infecciosos que as causam, continuam a circular em algumas partes do mundo e, com um mundo totalmente interligado, não é impossível que doenças eliminadas em uma região, voltem a aparecer. Como é o caso do Sarampo, que voltou a se manifestar em países da Europa desde 2005. A vacinação é uma questão de saúde pública, e arrisco dizer, à nível mundial. Logo, ao deixar de se vacinar, ou de vacinar seus filhos, as pessoas colocam em riscos todos a sua volta, sem contar o investimento de tempo e dinheiro que foi investido no combate a essas doenças. Adaptado de :https://www3.unicentro.br/petfisica/2019/09/27/vacina-fora-do-senso-comum/ A partir do texto apresentado analise as afirmações abaixo, sobre conhecimento de senso comum e conhecimento científico e assinale a resposta correta:
1. 
O conhecimento de senso comum e o conhecimento científico podem apontar para a mesma evidência, como a utilização da casca do salgueiro como medicamento, não precisam ser antagônicos, mas diferem por princípio metodológico.
Resposta correta
2. 
Os movimentos anti vacina são motivados por conhecimento científico válido, em trabalhos científicos, onde observações pontuais são extrapoladas como sendo uma verdade definitiva.
3. 
A Natureza da pesquisa científica é a de confirmação ou a negação do que o senso comum já observou de forma empírica.
4. Incorreta:
Segundo o conhecimento científico, campanhas de vacinação são eficazes para proteger o indivíduo, mas não possui efeito claro na saúde pública, e portanto se deve vacinar todos os indivíduos de uma população.
5. 
Imunidade de Rebanho é um termo utilizado pelo senso comum para definir a situação onde todos os indivíduos de uma população estão vacinados e protegidos contra uma doença infecciosa.
.
5. Pergunta 8
“O senso comum contribui para que a ciência progrida a partir de dificuldades que emergem no dia-a-dia das pessoas. Poderíamos elencar várias situações problemas vividas em contextos sociais que exigem da comunidade científica a necessidade de pesquisar, de aprofundar interpretações dos achados e propor soluções ou indicar caminhos para as dificuldades enfrentadas pela população. Muito antes de a farmacologia moderna desvendar cientificamente a ação da cafeína sobre o sistema nervoso central, especialmente seu efeito estimulante, as comunidades indígenas da Amazônia se beneficiavam das propriedades desta substância no alívio da fadiga, através do emprego do guaraná, sem necessariamente compreender sua composição química ou outras possibilidades terapêuticas. Contextos socioculturais diferentes permitem comunidades diversas experimentarem vivências únicas, formularem suas visões de mundo e, a partir destas, desenvolverem maneiras de viver.” (Rios et al, 2006) https://www.scielosp.org/article/csc/2007.v12n2/501-509/es/ Acesso Jan 2020. Sobre as diferenças entre conhecimento de senso comum e conhecimento científico assinale a alternativa correta.
1. 
O conhecimento de senso comum difere do conhecimento científico por sua forma de obtenção não sistematizada, mas com frequência pode confirmar observações assistemáticas feitas pelo senso comum. 
Resposta correta
2. Incorreta:
As observações feitas pelas comunidades indígenas acerca dos efeitos estimulantes do guaraná apontam para o fato de que o método científico é utilizado não só por pesquisadores em ciência.
3. 
O conhecimento de senso comum existe em contraponto ao conhecimento científico, por isso estão divididos em dois tipos específicos de conhecimento.
4. 
O conhecimento de senso comum é o precursor dos temas de pesquisa que o conhecimento científico busca investigar e formalizar dentro do método científico.
5. 
O conhecimento de senso comum é independente do contexto sociocultural da comunidade que o construiu, enquanto o conhecimento científico é dependente desse mesmo contexto.
6. Pergunta 9
É sabido que toda e qualquer classificação se faz mediante algum critério. Com relação às pesquisas, é usual a classificação com base em seus objetivos gerais. Assim, é possível classificar as pesquisas em três grandes grupos: exploratórias, descritivas e explicativas.
Pesquisas exploratórias têm como objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema, com o intuito de torná-lo mais explícito ou a constituir hipóteses. Estas pesquisas têm como objetivo principal o aprimoramento de idéias ou a descoberta de intuições. Seu planejamento é flexível possibilitando a consideração dos mais variados aspectos relativos ao fato estudado. As pesquisas descritivas têm como objetivo primordial à descrição das características de determinada população ou fenômeno ou, então, o estabelecimento de relações entre variáveis. Uma de suas características mais significativas estão na utilização de técnicas padronizadas de coleta de dados, tais como o questionário e a observação sistêmica. Pesquisas explicativas têm como preocupação central identificar os fatores que determinam ou que contribuem para a ocorrência dos fenômenos. Esse é o tipo de pesquisa que mais aprofunda o conhecimento da realidade, porque explica a razão, o porquê das coisas. Por isso mesmo, é o tipo mais complexo e delicado, já que o risco de cometer erros aumenta consideravelmente. O conhecimento científico está assentado nos resultados oferecidos pelos estudos explicativos. Isso não significa, porém, que as pesquisas exploratórias e descritivas tenham menos valor, porque quase sempre constituem etapa prévia indispensável para que se possa obter explicações cientificas. Por Antônio Carlos Gil Disponível em :http://www.madani.adv.br/aula/Frederico/GIL.pdf Acesso em 16/04/2020. Observe as sentenças: É correto o que se afirma em:
1. Uma pesquisa explicativa pode ser a continuação de outra descritiva, posto que a identificação dos fatores que determinam um fenômeno exige que este esteja suficientemente descrito e detalhado.
2. Pesquisas descritivas são pesquisas que fazem levantamentos preliminares, a servir de apoio para pesquisas futuras mais avançadas, como os primeiros levantamentos de dados sobre a destruição dos recursos naturais.
3. Um tema que já se encontre em estágio relativamente avançado de pesquisa e vasto conhecimento agregado, por ser objeto frequente de pesquisadores e não pode ser o foco de uma pesquisa exploratória.
4. As pesquisas eleitorais, por exemplo, são claramente explicativas, bem como levantamentos sobre o consumo de álcool ou, ainda, sobre o tabagismo também costumam ser, como outras pesquisas que analisam variáveis.
Assinale a alternativa correta:
5. 
I e II.
6. 
I e III.
Resposta correta
7. 
II e III.
8. 
I e IV.
9. 
II e IV.
7. Pergunta 10
O filósofo austríaco Karl Popper do século XX, foi o grande defensor do método hipotético-dedutivo. De acordo com esse método, o cientista deve se ocupar em um processo contínuo de elaboração de hipóteses científicas e de submissão das mesmas a testes de validação. O método hipotético-dedutivo é o que costumeiramente utilizamos em nossos trabalhos de conclusão de curso. Os passos básicos do modelo hipotético-dedutivo de Popper incluem a formulação de um problema de pesquisa, a partir de um tema científico válido, a confecção de uma hipótese (possível solução para esse problema) e o teste de verificação da hipótese (metodologia), que termina por sua comprovação (chamada por Popper de verificação) ou negação (falseamento).Na visão popperiana, a ciência evoluiria (no sentido de progredir, amadurecer) como resultado do embate entre teorias. Assim, um enunciado de uma lei ou teoria ganharia o status científico se fosse comprovado pelos fatos, por dados observáveis e por experimentos capazes de serem reproduzidos por todos que assim desejassem, a fim de testar a veracidade dessa teoria, independente das premissas e hipóteses do trabalho.
Com base nisso avalie as seguintes afirmações e em seguida assinale a alternativa que contém as que forem corretas.
1. Um problema de pesquisa é construído a partir de uma pergunta de pesquisa, de onde partem hipóteses, que são respostas provisórias a essa pergunta criada a partir de um tema de pesquisa.
2. Quais são as principais causas de desnutrição em crianças entre 0 e 5 anos no município de São Paulo, é uma pergunta de pesquisa válida.
3. Hipóteses de pesquisa só serão consideradas válidas do ponto de vista científico se ao final da avaliação feita pela metodologia do trabalho elas forem confirmadas.
4. Uma vez confirmada uma hipótese de pesquisa, em ciência, está descartada a necessidade de que exista reprodutibilidade do método utilizado na investigação.
Assinale a alternativa correta:
5. 
I e II
Resposta correta
6. 
I e III
7. 
I e IV
8. 
II e III
9. 
II e IV

Continue navegando