Buscar

SOI III TICs Semana 10


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Nome do Acadêmico
	Sergio Mendes Dutra
	Matrícula
	0017624
	Nome da Atividade
	No plantão de uma Unidade de Pequeno Porte de uma cidade do interior do Estado, dá entrada uma vítima de ferimento por arma branca (faca) nos dois hemitórax, que apresenta sinal evidente de perfuração à exploração digital (detectado ar e sangue na cavidade, bilateralmente). O paciente chega vivo à unidade, com queda rápida da pressão arterial, taquipneia e cianose. Disponível na unidade apenas material para ressuscitação cardiopulmonar. Não existe na unidade kit específico para drenagem torácica sob selo d'água. O que sugere nesta situação? Qual seria sua opinião?
	Período
	3º
Resposta;
Conforme o quadro clinico apresentado o paciente observa-se que se trata de um pneumotórax traumático, com hemotórax devido a presença de sangue na cavidade pleural. Vemos um rebaixamento para um caso hipertensivo, quando é citado "queda rápida de pressão arterial, taquipneia e cianose": a fase de compensação já não é o suficiente.
Para o tratamento do caso, sem a existência de kit básico para a drenagem torácica sobre o selo d'água e, devido à urgência da situação, é recomendado o curativo valvulado ou curativo de três pontas. Logo após, o paciente deve ser transferido para um centro com mais recursos disponíveis ao seu adequado tratamento.
Essa lesão descrita no problema é um dos mais preocupantes para equipe, um trauma torácico que interfere diretamente na dinâmica respiratória da vítima. O curativo de três pontas é amplamente divulgado, e importante no manejo do trauma torácico também facilmente realizável.
Seria um curativo quadrangular que cubra todas as bordas da lesão, mas apenas três de seus lados devem ser fixados com esparadrapo, assim acontecerá um efeito válvula. Quando o paciente inspirar, a sucção da ferida fará o curativo colabar, fazendo com que o ar entre no pulmão pelas vias aéreas, e não pelo trauma causado. E quando houver expiração, o lado não fixado permitirá o escape de ar. 
O material utilizado tem de ser impermeável, geralmente é tido o plástico da embalagem de gaze. Antes de aplicar o esparadrapo e fazer a estabilização, é importante limpar a região com éter, retirando resíduos como sangue e suor que dificultam a fixação do adesivo.
O que é a Síndrome de Löer?
‌Referências:
DIAS, Marcos André Figueiras, et al. Ferimento em tórax com arma branca oculta na lesão: relato de caso. Revista Eletrônica Acervo Saúde: 2020.
SIATE/CBPR. Manual de Atendimento Pré Hospitalar - SIATE/CBPR. Governo do Paraná: Paraná. 2018.
‌