Buscar

tics 14

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Doscente: Josué Moura Telles
Discente: Lucas Shangenis de Holanda Gama
Curso: Medicina 3° período
Semana 14: Trauma no tórax 
No plantão de uma Unidade de Pequeno Porte de uma cidade do interior do Estado, dá entrada uma vítima de ferimento por arma branca (faca) nos dois hemitórax, que apresenta sinal evidente de perfuração à exploração digital (detectado ar e sangue na cavidade, bilateralmente). O paciente chega vivo à unidade, com queda rápida da pressão arterial, taquipnéia e cianose. Disponível na unidade apenas material para ressucitação cardiopulmonar. Não existe na unidade kit específico para drenagem torácica sob selo d'água. O que sugere nesta situação? Qual seria sua opinião?
Nesta situação de emergência, o mais ideal para amenizar o quadro clínico do paciente seria submetê-lo a um curativo de três pontos que consiste em um curativo de formato quadrangular que cubra todas as bordas ao redor da lesão causada pela faca. O grande objetivo desse tipo de procedimento é produzir um efeito de válvula que na inspiração o curativo colaba com a pele impedindo a entrada de ar atmosférico e na expiração (o lado não fixado) permitirá a saída de ar, evitando tampar os 4 lados a fim de impedir a formação de um possível pneumotórax hipertensivo que agravaria ainda mais o caso. 
Esse processo iria amenizar o quadro clínico agudo do paciente. Por esse motivo, após a realização desse curativo o paciente deveria ser enviado para um hospital de referência para que a drenagem pudesse ser realizada. 
Relação teórico prática
	É de suma importância para o médico plantonista de pronto socorro entender as inúmeras possibilidades de abordar pacientes com derrame pleural para que em casos de urgência e na ausência de materiais apropriados o paciente consiga ser atendido de maneira rápida e eficiente até poder ter acesso a um hospital de referência para poder ser atendido e drenado. 
Referências bibliográficas
MARIANI, Alessandro Wasum; TERRA, Ricardo Mingarini. Trauma Torácico. Acesso em, v. 2.
SETTE, Manoel Souza. Protocolo de diagnóstico e tratamento de perfurações de tórax em operações militares. 2020.

Continue navegando