Buscar

AV 2 DE FISIOLOGIA DA ATIVIDADE MOTORA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AV 2 DE FISIOLOGIA DA ATIVIDADE MOTORA
1.Localizada ao longo do pescoço, logo abaixo da laringe, a tireoide secreta hormônios não esteróides, que são a tri-iodotironina e a tiroxina. Ambos atuam como reguladoras do metabolismo em geral, além do hormônio calcitonina, que auxilia na regulação do metabolismo do cálcio. Esses dois hormônios da tireoide, metabólicos, atuam de forma similar, aumentando a concentração metabólica de quase todos os tecidos, podendo, inclusive, aumentar a taxa metabólica de base do corpo de 60 a 100%. Sobre esses hormônios e sua relação com o exercício, marque a alternativa INCORRETA: 
Alternativa correta:
·  d) Durante o exercício submáximo de longa duração as taxas de tri-iodotironina permanecem constantes, após um aumento inicial de forma abrupta relacionada ao início do exercício, ao passo que as concentrações de tiroxina tendem a aumentar.
2.O sistema nervoso central contém mais de 100 milhões de neurônios, e é dividido em sistema nervoso central (cérebro, cerebelo, tronco cerebral e medula espinhal) e sistema nervoso periférico, formado por nervos e gânglios. Acerca do sistema nervoso central, julgue em verdadeiro (V) e falso (F), os itens abaixo: 
(   ) Existem três tipos diferentes de neurônios, os neurônios sensoriais, motores e o interneurônio. 
(   ) Os neurônios e células da glia são as principais células do sistema nervoso central, enquanto os neurônios são responsáveis pela recepção e transmissão dos estímulos do meio, enquanto as células da glia se dividem em micróglia (macrófagos especializados) e macroglia,
(   ) De acordo com seus tamanhos e formas de seus prolongamentos, os neurônios podem ser classificados em unipolar, bipolar, pseudo unipolar e multipolar.
Alternativa correta:
·  c) V, V, V
3. Em um indivíduo hígido, em repouso, o fígado e os rins juntos recebem quase a metade do sangue circulante. Durante o exercício, esse processo exige modificação. Sobre esse assunto, marque a alternativa CORRETA:
Alternativa correta:
·  a) Durante o exercício, o sangue é encaminhado para as regiões de maior necessidade. Assim, durante a execução de um exercício de resistência aeróbia de alta intensidade, os músculos recebem até 80% de todo o sangue disponível, em contrapartida, o fluxo para os rins e fígado é reduzido.
4. Toda vez que um músculo contrai, independentemente de ser uma contração concêntrica, isométrica ou excêntrica, a força produzida precisa ser graduada para que seja possível atender às demandas da tarefa ou atividade em questão. Sobre a geração de força, marque a alternativa CORRETA.
Alternativa correta:
·  e) A produção de força muscular é dependente da quantidade e do tipo de unidades motoras acionadas, da frequência de estimulação de cada unidade motora, do tamanho muscular, do comprimento das fibras do músculo e do sarcômero e da velocidade de contração muscular.
5. Quando o corpo está em repouso, toda a energia necessária é oriunda da quebra de carboidratos e gorduras. As proteínas realizam funções fundamentais, como enzimas que colaboram nas reações químicas, também são os tijolos estruturais do corpo, mas geralmente liberam pouca energia para o metabolismo. Durante a realização do exercício físico, a utilização de carboidratos varia de acordo com a intensidade e duração. Com base nessas informações, marque a alternativa CORRETA:
·  d) Durante o exercício de alta intensidade muscular e de curta duração, mais carboidratos são utilizados, com mínima dependência da gordura para a geração de ATP. Já no exercício de longa duração e menor intensidade, carboidratos e gordura são utilizados para o provimento contínuo de energia.
6. Nosso corpo metaboliza as substâncias de modo diferente de acordo com a duração e intensidade da atividade física. É necessária a ingestão de alimentos ricos em carboidratos, por exemplo, para que a energia muscular necessária seja fornecida. Sobre a intensidade dos exercícios físicos e sua duração e sua relação com o metabolismo de moléculas, analise as assertivas abaixo e assinale a correta:
Alternativa correta:
·  d) Em exercício de curta duração, mas de alta intensidade muscular, mais carboidratos serão utilizados para gerar ATP.
7. Tão logo o neurotransmissor se liga ao receptor, o sinal químico que cruzou a fenda sináptica volta a ser um sinal elétrico. A ligação causa um potencial graduado na membrana pós-sináptica. Um impulso que chega (aferente) pode ser excitatório ou inibitório. Sobre esse assunto, marque a alternativa CORRETA:
Alternativa correta:
·  c) Quando o impulso é excitatório provoca uma despolarização, chamado potencial pós-sináptico excitatório (PPSE). Já quando inibitório causa uma hiperpolarização, chamado potencial pós-sináptico inibitório (PPSI).
8. A energia necessária para nosso corpo funcionar vem da alimentação. É consumindo plantas, animais ou partes desses que obtemos nutrientes na forma de carboidratos, proteínas, lipídios entre outras biomoléculas importantes. A partir desses substratos energéticos, que são nossos combustíveis básicos, é possível que células os metabolizem para gerar a energia necessária para que funcionem. Enquanto o corpo está em repouso, nossa energia vem do metabolismo de carboidratos e gorduras, assim como em exercício de longa duração, porém de menor intensidade, no qual são utilizados primordialmente:
·  b) Carboidratos e gorduras para que haja provimento contínuo de energia.
9. Os músculos possuem tipos distintos de fibras. Um músculo esquelético possui fibras com velocidades distintas de encurtamento e de habilidade de gerar força máxima. Sobre os tipos de fibras, marque a alternativa CORRETA.
Alternativa correta:
·  c) A diferença na velocidade de contração das fibras dos tipos I e II se deve às diferentes formas da enzima miosina ATPase. Essa enzima decompõe o ATP para liberar energia, promovendo a contração muscular
10. Sobre a execução da contração muscular e como ela ocorre: 
 “Inicialmente, os potenciais de ação se cursam pelo __________ até suas terminações nas fibras musculares, em cada terminação, o ________ secreta uma pequena quantidade de _________, que age na área local da membrana da fibra muscular para abrir múltiplos canais de cátion. A abertura destes canais permite a difusão de grande quantidade de íons de sódio para o lado interno das membranas das fibras musculares, causando __________. Esse processo permite a abertura de canais de sódio, dependentes de voltagem, o que desencadeia o potencial de ação de membrana.”
·  b) nervo motor, nervo, acetilcolina e despolarização

Continue navegando

Outros materiais