Buscar

Avaliação II - Individual (Cod; 686801) Língua Brasileira de Sinais - Libras (MAT52)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação II - Individual (Cod.:686801) Língua Brasileira de Sinais - Libras (MAT52)
Prova 40335089
Período para responder 13/11/2021 - 05/12/2021
1 - A construção da língua de sinais segue alguns critérios estabelecidos pela linguística, cabe a nós, enquanto profissionais educacionais ou não, usuários de libras ou não, termos cautela e levarmos em consideração os tipos de sinais quanto ao gênero, quanto à forma, quanto à concordância e quanto à composição.Assinale a alternativa CORRETA quanto à composição:
A) Simples e compostos.
B) Gênero e numeral.
C) Lugar e localização.
D) Icônicos e arbitrários.
2 - Para o estudo das formas de comunicações das pessoas com deficiência auditiva, precisamos entender os conceitos de linguagem e língua e sabermos diferenciá-los, para por fim, identificar qual conceito é correto para LIBRAS.Diante disso, assinale a alternativa CORRETA que conceitua a língua e a linguagem:
A) A linguagem existe como um código linguístico usado por uma sociedade, assim ela é totalmente social, sendo então, LIBRAS uma linguagem. Já a língua é aplicada não apenas nas línguas faladas.
B) A língua é aplicada não apenas nas línguas faladas, mas em todos os sistemas de comunicação, sejam artificiais ou naturais. Já a linguagem existe como um código linguístico usado por uma sociedade, assim ela é totalmente social.
C) A linguagem é aplicada não apenas nas línguas faladas, mas em todos os sistemas de comunicação, sejam artificiais ou naturais. Já a língua existe como um código linguístico usado por uma sociedade, assim ela é totalmente social.
D) A linguagem é oral, enquanto a língua é falada.
3 - Existem níveis em que os surdos utilizam a Língua Brasileira de Sinais – Libras ou Língua de Sinais Brasileira (LSB) por meio de vocabulário mais reduzido ou amplo/complexo, podendo ser comparada à Língua Portuguesa falada em nosso país, tendo vocabulário popular (coloquial) e o erudito. Considerando os mais utilizados, associe os itens entre o tipo de linguagem e sua descrição, utilizando o código a seguir:
I- Língua de sinais formal.
II- Língua de sinais informal ou nativa.
( I ) Não pode ser confundida com dialetos, gestos, mímicas ou pantomima (representações gestuais com o menor uso de palavras).
(II) Utiliza a estrutura da língua de sinais, que é a imagem do pensamento, usa posturas corporais e faciais adequadas.
( I ) Faz uso do processo anafórico, corretamente e os parâmetros, como configuração de mãos (CM), expressão e localização.
(II) Não utiliza as regras da Língua de Sinais e é composto pela imagem mental, do objeto, pessoa, animal ou situação a ser descrita.Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) II – I – II – I.
B) II – II – I – I.
C) I – II – I – II.
D) II – I – I – II.
4 - Alfabeto manual é um recurso utilizado por falantes da língua de sinais. Não é uma língua, e sim um código de representação das letras alfabéticas e apresentam algumas características próprias.Diante disso, assinale a alternativa CORRETA:
A) É espontâneo, e natural como a mímica.
B) Pode ser feito com uma ou as duas mãos. Existem letras paradas e letras que se movimentam.
C) Não necessita de boa destreza motora.
D) Os sinais de pontuação, tais como, vírgulas, ponto final e de interrogação, sempre são desenhados no ar.
5 - A Língua Brasileira de Sinais constitui-se em uma combinação de configurações, movimentos e pontos de articulação, que possibilitam a comunicação de ideias, valores, fatos, pensamentos e ações. Associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Identificação de pessoas que convivem ou são próximas de pessoas surdas.
II- Configuração de mãos.
III- Expressão facial/corporal.
IV- Movimento.
(III) Para o aluno com surdez, é de fundamental importância para a compreensão de certos sinais a expressão que é feita tanto por meio do rosto como do corpo.
( I ) Para identificação de pessoas do convívio dos surdos, geralmente estes se servem de características pessoais para identificá-las, para sinalizá-las em sua comunicação.
(II) Depende de cada pessoa, nos destros é comum a utilização da direita, os canhotos com a esquerda, e podemos encontrar também aqueles que se servem das duas mãos.
(IV) O aluno serve-se de sua intensidade ou então da representação de pluralidade para elaboração de determinados sinais, que buscam demonstrar, por exemplo, um movimento rápido.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) II - III - I - IV.
B) III - I - II - IV.
C) IV - II - III - I.
D) I - IV - II - III.
6 - A modalidade das pessoas surdas é visual-espacial e eles utilizam os olhos e não os ouvidos para se comunicarem. Mesmo que uma pessoa não saiba nada de sinais, o ponto principal de comunicação com os surdos é o olhar. Sobre a informação linguística, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(V) Para os ouvintes a audição é importante e a linguagem é aplicada não apenas nas línguas faladas.
(F) A comunidade surda não pode criar novos sinais podendo usar apenas os sinais já existentes.
(V) A LIBRAS é uma língua viva e está sempre evoluindo e é um sistema de escrita visual.
(F) A escrita da língua de sinais possibilita uma alfabetização e Letramento em língua de sinais por meio de um registro escrito.Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) F – F – V – V.
B) V – F – V – F.
C) V – F – F – V.
D) F – V – V – F.
7 - Português sinalizado ou bimodalismo é uma modalidade que tem sido usada na educação dos surdos durante muitos anos, produzindo exatamente cada palavra no português para a língua de sinais. Em geral usa a gramática da Língua Portuguesa, o objetivo é facilitar a comunicação. Diante disso, analise as sentenças a seguir:
I- Muitos surdos e ouvintes, pela falta de conhecimento e estudo de Libras, utilizam-se do bimodalismo para obter melhores resultados na comunicação com os surdos.
II- Com essa abordagem, a Libras não passa de um trampolim para se chegar à Língua Portuguesa, ou seja a Libras perde o seu valor como língua.
III- Essa prática fere profundamente as regras sintáticas da língua de Sinais, e torna difícil os surdos usuários de Libras entenderem a mensagem do conteúdo em situações mais complexas.Assinale a alternaiva CORRETA:
A) As sentenças I, II e III estão corretas.
B) Somente a sentença I está correta.
C) Somente a sentença II está correta.
D) Somente a sentença III está correta.
8 - As expressões são muito importantes para relação interpessoal em qualquer língua, revelam emoções e sentimentos (alegria, raiva, frio, calor etc.), atribuindo sentido aos fatos. As expressões na língua de sinais exercem dois papéis.Assinale a alternativa CORRETA que indica quais são:
A) Marcação de expressões e marcação de símbolos específicos.
B) Marcação da construção sintática e marcação de símbolos específicos.
C) Marcação da construção sintática e marcação de sinais específicos.
D) Marcação de expressões e marcação de sinais específicos.
9 - Ter um filho surdo é um grande desafio para os pais, principalmente quando ele inicia o processo de escolarização. É dever do poder público garantir o acesso à educação inclusiva nas escolas. Entretanto, para que a aprendizagem efetivamente aconteça, a família também precisa assumir, com a instituição escolar, o seu papel. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(F) Os pais não devem se preocupar em buscar uma escola que atenda às necessidades educacionais dos seus filhos surdos.
(V) As crianças com deficiência auditiva desfrutam dos mesmos direitos à escolarização como as demais crianças.
(V) Em geral, os pais desconhecem seus direitos diante da educação formal de seus filhos, consequentemente, faltam-lhes argumentos para usufruir, com propriedade, do exercício desse direito subjetivo: a educação.
(V) Quando uma criança surda entra na escola, o mais importante é poder contar com o apoio incondicional da família, assim como da rede escolar.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A)V - F - V - F.
B) F - F - F - V.
C) F - V - V - V.
D) V - V - F - F.
10 - Em Língua de Sinais as Expressões Não Manuais (ENM's), são de extrema importância, para efetivar uma comunicação com o sujeito surdo, pois a nossa face e corpo revela a intensidade dos sentimentos durante a realização do sinal, entretanto estas expressões podem ser realizadas somente no rosto, com a cabeça ou com o tronco, ou ainda, com a conjugação de todas essas partes. Um exemplo clássico de expressões não manuais usados de forma conjugada, é o sinal da palavra NÃO. Considerando a imagem em anexo, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Esse sinal usa as expressões simultaneamente (rosto, cabeça e tronco).
PORQUE
II- É um sinal que necessita somente do uso da configuração de mãos em letra G.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE DA IMAGEM: . Acesso em: 26 abr. 2021.
A) A primeira é verdadeira; e a segunda é falsa.
B) As duas são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
C) A primeira é uma afirmativa falsa; e a segunda, verdadeira.
D) As duas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.

Outros materiais