Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação Final (Objetiva) - Individual pdf- Jogos, Brinquedos e Brincadeiras

User badge image
daniele

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

O DCNEI é um documento que orienta os educadores e dialoga de forma coletiva, inclusive, com os professores de educação física. O documento é o caminho para compreender a educação infantil e suas características. Uma das características dessa diretriz são as práticas pedagógicas, que necessitam contemplar as especificidades das crianças, além de possibilitar novas vivências dentro daquilo que o educador responsável preparou. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- O DCNEI enfatiza as propostas pedagógicas, mas não enfatiza a sua importância para o dia a dia na educação infantil.
II- Dentro da proposta pedagógica, é importante levar em considerações os eixos da educação infantil, que são as interações e as brincadeiras.
III- As crianças são apresentadas nas DCNEI como atores sociais, porém não é necessário planejamento na educação infantil.
IV- O DCNEI não é um documento oficial do MEC (Ministério da Educação), por isso não é necessário conhecê-lo.
A Somente a sentença I está correta.
B Somente a sentença III está correta.
C Somente a sentença II está correta.
D As sentenças II e IV estão corretas.

Nesta fase, a criança passa a ter noção de tamanho e necessita exercitar seu equilíbrio, gostando de realizar atividades de coordenação motora como abrir e fechar, empilhar, encaixar, puxar e empurrar.
Que fase é essa?
A 1 a 2 anos.
B 1 a 4 anos.
C 1 a 3 anos.
D 6 meses a 1 ano e meio.

A mancala é originária da África, surgida por volta do ano 2.000 a.C. É jogada atualmente em inúmeros países africanos, mas já extrapolou as fronteiras desse continente. Trata-se de um jogo com profundas raízes filosóficas que é jogado habitualmente com pequenas pedras ou sementes.
Qual o objetivo desse jogo?
A Ficar sem pedras.
B Ficar com, no mínimo, duas pedras.
C Não deixar nem um buraco vazio.
D Capturar o maior número de pedras.

As brincadeiras com música são uma ótima oportunidade para desenvolver no educando as qualidades do movimento expressivo.
Com relação às brincadeiras com música, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) As qualidades do movimento expressivo são caracterizadas como: leve/pesado, forte/ fraco, rápido/lento, fluido/interrompido, intensidade, duração, direção.
( ) Brincadeiras com música não visam a adoção de atitudes de valorização e apreciação de manifestações expressivas.
( ) As brincadeiras com música auxiliam o educando a conhecer algumas técnicas de execução de movimentos e utilizar-se delas.
( ) Brincadeiras com música são capazes de promover a improvisação nos alunos e de construir coreografias.
A V – F – V – F.
B V – F – F – V.
C F – V – V – V.
D V – F – V – V.

No sentido transversal, são apresentados temas estruturadores que compõem o campo de conhecimento da Educação Física nos anos finais do Ensino Fundamental. Os conhecimentos que compõem essa imensão reúnem saberes produzidos pela experimentação da prática corporal como os conhecimentos conceituais sobre sua estrutura e dinâmica, além dos significados a elas atribuídos.
Sobre isso, assinale a alternativa CORRETA que apresenta esses temas estruturadores:
A Dança; Hidroginástica e Lutas.
B Esporte; Ginástica (exercícios físicos) e Lutas.
C Esporte e Ginástica (exercícios físicos), apenas.
D Ginástica e jogos de tabuleiro.

As atividades recreativas elaboradas durante a prática profissional devem ser aplicadas na busca de valores educacionais, sendo desenvolvidas com objetivos preestabelecidos e organizados para sua execução. Elas são de grande importância para a formação do ser humano, em todo o seu desenvolvimento integral.
Diante disso, analise a situação a seguir:
Antônio, professor de Educação Física, iniciou suas atividades profissionais na Escola X. Ao conhecer os arredores da pequena cidade, percebeu que as crianças da vila não tinham o hábito de andar de bicicleta, nem de jogar futebol nas ruas. Com o tempo, percebeu também que elas não apresentavam interesse em realizar as atividades propostas durante as aulas de Educação Física.
Sobre qual deve ser o enfoque do professor diante desta situação apresentada pelos alunos da comunidade, assinale a alternativa CORRETA:
a) Desconsiderar a possibilidade de utilizar atividades competitivas para não gerar conflitos entre os alunos.
b) Adotar atividades que possuem níveis de esforço intenso para desenvolver as habilidades básicas.
c) Evitar a diversidade nas atividades lúdicas, adotando um modelo de aulas de Educação Física pautada na metodologia tradicional.
d) Promover atividades que integre jogos e brincadeiras com regras simples, para facilitar a compreensão e despertar o interesse.

De acordo com a teoria histórico-cultural, o homem aprende por meio das atividades que realiza, orientado por parceiros mais experientes. Os processos psicológicos superiores (a inteligência, a memória, a personalidade, a consciência, as emoções etc.) são funções especificamente humanas que ocorrem a partir dos processos de vida social e se desenvolvem especialmente na atividade principal da criança.
De acordo com a teoria hitórico-cultural, qual a atividade principal da criança nesse processo?
A Estudar.
B Jogar.
C Brincar.
D Concentrar.

A gama de esportes, jogos, lutas e ginásticas existentes no Brasil é imensa. Cada região, cada cidade, cada escola tem uma realidade e uma conjuntura que possibilitam a prática de uma parcela dessa gama.
De acordo com os PCNs de Educação Física Referente aos Esportes Coletivos, assinale a alternativa CORRETA:
A Corridas de velocidade, de resistência, com obstáculos, de revezamento; saltos em distância, em altura, triplo, futebol de campo, futsal, basquete, vôlei, vôlei de praia, handebol.
B Amarelinha, gato mia, pique-esconde, pular corda, tiro ao alvo.
C Futebol de campo, futsal, basquete, vôlei, beisebol, tênis de mesa.
D Futebol de campo, futsal, basquete, vôlei, vôlei de praia, handebol, futvôlei etc.

Para analisar a dimensão simbólica, devemos, mesmo que isso pareça arbitrário, decompor o brinquedo segundo determinados aspectos.
A respeito da representação, assinale a alternativa CORRETA:
A Preliminar à própria significação, à sua própria possibilidade. A originalidade do brinquedo provém dessa capacidade de ser um meio de expressão com volume. É um objeto dotado de significação, mas que continua sendo um objeto.
B Essa palavra tem origem latina. Vem de vinculum que quer dizer laço, algema, e é derivada do verbo vincire, que significa prender, seduzir, encantar. Vinculum virou brinco e originou o verbo brincar.
C O brinquedo pode representar a realidade ou reproduzir um mundo imaginário. Até mesmo antes de ser manipulado de forma lúdica, o brinquedo já representa uma significação incutida pela cultura na qual a criança está inserida.
D A palavra jogo é originária do latim iocus, e significa brinquedo, folguedo, divertimento, passatempo sujeito a regras, ou até mesmo uma série de coisas que formam uma coleção.

Acontece quando as metodologias e conhecimentos de outras disciplinas podem ser utilizados por professores de diversas áreas do conhecimento.
Que nome damos a essa ação?
A Base comum curricular.
B Interdisciplinaridade.
C Multidisciplina.
D Desenvolvimento social.

(ENADE, 2010) Para Roger Caillois, os jogos podem ser classificados em quatro modalidades: competitivos (agon), aleatórios (sorte), dramáticos (mimesis) e de êxtase (ilinx). Um programa de esporte e lazer comunitário deve ampliar e diversificar a oferta de atividades ludorrecreativas que denotem correspondência com as necessidades e os interesses da população envolvida.
Identifique as atividades que podem ser classificadas conforme alguma das modalidades de jogos apresentadas por esse autor.
I- Bingo.
II- Danças circulares.
III- Passeio de bicicleta.
IV- Brincadeiras de pegar.
V- Corrida em volta da praça.
A I e V.
B I, II e IV.
C II, III e IV.
D I, III e V.

(ENADE, 2014) Considere a situação em que uma professora da Educação Infantil, há cinco anos, prevê, no planejamento de suas aulas, a utilização de muitas brincadeiras em sala, que está organizada para atender às crianças em seus aspectos físicos, cognitivos, afetivos e motores. Considere, ainda, que, em determinada aula, seus alunos organizaram a sala para simular o atendimento a animais machucados e doentes. Enfileiraram bichos de pelúcia e começaram a tratá-los e medicá-los. Colocaram na porta uma placa que indicava que a sala era um consultório veterinário. Alguns alunos vestiram aventais e outros atuaram como atendentes ou donos dos animais.
Com base na situação descrita, infere-se que, entre os objetivos da atividade realizada pela professora, inclui-se o de:
I- Ensinar comportamentos sociais, por meio de processos de interação que se iniciam aos três anos de idade e, portanto, correspondem um nível mais elementar do desenvolvimento cognitivo da criança.
II- Desenvolver a sociabilidade e o senso de cooperação na criança.
III- Demonstrar às crianças a capacidade delas para agir como adultos, constituindo um ritual de passagem da infância para a adolescência.
IV- Auxiliar no desenvolvimento da imaginação e da capacidade de utilização de símbolos representativos de pessoas e coisas do mundo real.
A II e III.
B I, apenas.
C II e IV.
D I,III e IV.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

O DCNEI é um documento que orienta os educadores e dialoga de forma coletiva, inclusive, com os professores de educação física. O documento é o caminho para compreender a educação infantil e suas características. Uma das características dessa diretriz são as práticas pedagógicas, que necessitam contemplar as especificidades das crianças, além de possibilitar novas vivências dentro daquilo que o educador responsável preparou. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- O DCNEI enfatiza as propostas pedagógicas, mas não enfatiza a sua importância para o dia a dia na educação infantil.
II- Dentro da proposta pedagógica, é importante levar em considerações os eixos da educação infantil, que são as interações e as brincadeiras.
III- As crianças são apresentadas nas DCNEI como atores sociais, porém não é necessário planejamento na educação infantil.
IV- O DCNEI não é um documento oficial do MEC (Ministério da Educação), por isso não é necessário conhecê-lo.
A Somente a sentença I está correta.
B Somente a sentença III está correta.
C Somente a sentença II está correta.
D As sentenças II e IV estão corretas.

Nesta fase, a criança passa a ter noção de tamanho e necessita exercitar seu equilíbrio, gostando de realizar atividades de coordenação motora como abrir e fechar, empilhar, encaixar, puxar e empurrar.
Que fase é essa?
A 1 a 2 anos.
B 1 a 4 anos.
C 1 a 3 anos.
D 6 meses a 1 ano e meio.

A mancala é originária da África, surgida por volta do ano 2.000 a.C. É jogada atualmente em inúmeros países africanos, mas já extrapolou as fronteiras desse continente. Trata-se de um jogo com profundas raízes filosóficas que é jogado habitualmente com pequenas pedras ou sementes.
Qual o objetivo desse jogo?
A Ficar sem pedras.
B Ficar com, no mínimo, duas pedras.
C Não deixar nem um buraco vazio.
D Capturar o maior número de pedras.

As brincadeiras com música são uma ótima oportunidade para desenvolver no educando as qualidades do movimento expressivo.
Com relação às brincadeiras com música, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) As qualidades do movimento expressivo são caracterizadas como: leve/pesado, forte/ fraco, rápido/lento, fluido/interrompido, intensidade, duração, direção.
( ) Brincadeiras com música não visam a adoção de atitudes de valorização e apreciação de manifestações expressivas.
( ) As brincadeiras com música auxiliam o educando a conhecer algumas técnicas de execução de movimentos e utilizar-se delas.
( ) Brincadeiras com música são capazes de promover a improvisação nos alunos e de construir coreografias.
A V – F – V – F.
B V – F – F – V.
C F – V – V – V.
D V – F – V – V.

No sentido transversal, são apresentados temas estruturadores que compõem o campo de conhecimento da Educação Física nos anos finais do Ensino Fundamental. Os conhecimentos que compõem essa imensão reúnem saberes produzidos pela experimentação da prática corporal como os conhecimentos conceituais sobre sua estrutura e dinâmica, além dos significados a elas atribuídos.
Sobre isso, assinale a alternativa CORRETA que apresenta esses temas estruturadores:
A Dança; Hidroginástica e Lutas.
B Esporte; Ginástica (exercícios físicos) e Lutas.
C Esporte e Ginástica (exercícios físicos), apenas.
D Ginástica e jogos de tabuleiro.

As atividades recreativas elaboradas durante a prática profissional devem ser aplicadas na busca de valores educacionais, sendo desenvolvidas com objetivos preestabelecidos e organizados para sua execução. Elas são de grande importância para a formação do ser humano, em todo o seu desenvolvimento integral.
Diante disso, analise a situação a seguir:
Antônio, professor de Educação Física, iniciou suas atividades profissionais na Escola X. Ao conhecer os arredores da pequena cidade, percebeu que as crianças da vila não tinham o hábito de andar de bicicleta, nem de jogar futebol nas ruas. Com o tempo, percebeu também que elas não apresentavam interesse em realizar as atividades propostas durante as aulas de Educação Física.
Sobre qual deve ser o enfoque do professor diante desta situação apresentada pelos alunos da comunidade, assinale a alternativa CORRETA:
a) Desconsiderar a possibilidade de utilizar atividades competitivas para não gerar conflitos entre os alunos.
b) Adotar atividades que possuem níveis de esforço intenso para desenvolver as habilidades básicas.
c) Evitar a diversidade nas atividades lúdicas, adotando um modelo de aulas de Educação Física pautada na metodologia tradicional.
d) Promover atividades que integre jogos e brincadeiras com regras simples, para facilitar a compreensão e despertar o interesse.

De acordo com a teoria histórico-cultural, o homem aprende por meio das atividades que realiza, orientado por parceiros mais experientes. Os processos psicológicos superiores (a inteligência, a memória, a personalidade, a consciência, as emoções etc.) são funções especificamente humanas que ocorrem a partir dos processos de vida social e se desenvolvem especialmente na atividade principal da criança.
De acordo com a teoria hitórico-cultural, qual a atividade principal da criança nesse processo?
A Estudar.
B Jogar.
C Brincar.
D Concentrar.

A gama de esportes, jogos, lutas e ginásticas existentes no Brasil é imensa. Cada região, cada cidade, cada escola tem uma realidade e uma conjuntura que possibilitam a prática de uma parcela dessa gama.
De acordo com os PCNs de Educação Física Referente aos Esportes Coletivos, assinale a alternativa CORRETA:
A Corridas de velocidade, de resistência, com obstáculos, de revezamento; saltos em distância, em altura, triplo, futebol de campo, futsal, basquete, vôlei, vôlei de praia, handebol.
B Amarelinha, gato mia, pique-esconde, pular corda, tiro ao alvo.
C Futebol de campo, futsal, basquete, vôlei, beisebol, tênis de mesa.
D Futebol de campo, futsal, basquete, vôlei, vôlei de praia, handebol, futvôlei etc.

Para analisar a dimensão simbólica, devemos, mesmo que isso pareça arbitrário, decompor o brinquedo segundo determinados aspectos.
A respeito da representação, assinale a alternativa CORRETA:
A Preliminar à própria significação, à sua própria possibilidade. A originalidade do brinquedo provém dessa capacidade de ser um meio de expressão com volume. É um objeto dotado de significação, mas que continua sendo um objeto.
B Essa palavra tem origem latina. Vem de vinculum que quer dizer laço, algema, e é derivada do verbo vincire, que significa prender, seduzir, encantar. Vinculum virou brinco e originou o verbo brincar.
C O brinquedo pode representar a realidade ou reproduzir um mundo imaginário. Até mesmo antes de ser manipulado de forma lúdica, o brinquedo já representa uma significação incutida pela cultura na qual a criança está inserida.
D A palavra jogo é originária do latim iocus, e significa brinquedo, folguedo, divertimento, passatempo sujeito a regras, ou até mesmo uma série de coisas que formam uma coleção.

Acontece quando as metodologias e conhecimentos de outras disciplinas podem ser utilizados por professores de diversas áreas do conhecimento.
Que nome damos a essa ação?
A Base comum curricular.
B Interdisciplinaridade.
C Multidisciplina.
D Desenvolvimento social.

(ENADE, 2010) Para Roger Caillois, os jogos podem ser classificados em quatro modalidades: competitivos (agon), aleatórios (sorte), dramáticos (mimesis) e de êxtase (ilinx). Um programa de esporte e lazer comunitário deve ampliar e diversificar a oferta de atividades ludorrecreativas que denotem correspondência com as necessidades e os interesses da população envolvida.
Identifique as atividades que podem ser classificadas conforme alguma das modalidades de jogos apresentadas por esse autor.
I- Bingo.
II- Danças circulares.
III- Passeio de bicicleta.
IV- Brincadeiras de pegar.
V- Corrida em volta da praça.
A I e V.
B I, II e IV.
C II, III e IV.
D I, III e V.

(ENADE, 2014) Considere a situação em que uma professora da Educação Infantil, há cinco anos, prevê, no planejamento de suas aulas, a utilização de muitas brincadeiras em sala, que está organizada para atender às crianças em seus aspectos físicos, cognitivos, afetivos e motores. Considere, ainda, que, em determinada aula, seus alunos organizaram a sala para simular o atendimento a animais machucados e doentes. Enfileiraram bichos de pelúcia e começaram a tratá-los e medicá-los. Colocaram na porta uma placa que indicava que a sala era um consultório veterinário. Alguns alunos vestiram aventais e outros atuaram como atendentes ou donos dos animais.
Com base na situação descrita, infere-se que, entre os objetivos da atividade realizada pela professora, inclui-se o de:
I- Ensinar comportamentos sociais, por meio de processos de interação que se iniciam aos três anos de idade e, portanto, correspondem um nível mais elementar do desenvolvimento cognitivo da criança.
II- Desenvolver a sociabilidade e o senso de cooperação na criança.
III- Demonstrar às crianças a capacidade delas para agir como adultos, constituindo um ritual de passagem da infância para a adolescência.
IV- Auxiliar no desenvolvimento da imaginação e da capacidade de utilização de símbolos representativos de pessoas e coisas do mundo real.
A II e III.
B I, apenas.
C II e IV.
D I,III e IV.

Prévia do material em texto

Prova Impressa
GABARITO | Avaliação Final (Objetiva) - Individual (Cod.:745688)
Peso da Avaliação 3,00
Prova 48039312
Qtd. de Questões 12
Acertos/Erros 10/2
Nota 10,00
O DCNEI é um documento que orienta os educadores e dialoga de forma coletiva, inclusive, com os professores 
de educação física. O documento é o caminho para compreender a educação infantil e suas características. Uma 
das características dessa diretriz são as práticas pedagógicas, que necessitam contemplar as especificidades das 
crianças, além de possibilitar novas vivências dentro daquilo que o educador responsável preparou. Sobre o 
exposto, analise as sentenças a seguir:
I- O DCNEI enfatiza as propostas pedagógicas, mas não enfatiza a sua importância para o dia a dia na educação 
infantil.
II- Dentro da proposta pedagógica, é importante levar em considerações os eixos da educação infantil, que são as 
interações e as brincadeiras.
III- As crianças são apresentadas nas DCNEI como atores sociais, porém não é necessário planejamento na 
educação infantil.
IV- O DCNEI não é um documento oficial do MEC (Ministério da Educação), por isso não é necessário conhecê-
lo.
Assinale a alternativa CORRETA:
A Somente a sentença I está correta.
B Somente a sentença III está correta.
C Somente a sentença II está correta.
D As sentenças II e IV estão corretas.
 VOLTAR
A+ Alterar modo de visualização
1
2
Nesta fase, a criança passa a ter noção de tamanho e necessita exercitar seu equilíbrio, gostando de realizar 
atividades de coordenação motora como abrir e fechar, empilhar, encaixar, puxar e empurrar.
Que fase é essa?
A 6 meses a 1 ano e meio.
B 1 a 3 anos.
C 1 a 2 anos.
D 1 a 4 anos.
A mancala é originária da África, surgida por volta do ano 2.000 a.C. É jogada atualmente em inúmeros países 
africanos, mas já extrapolou as fronteiras desse continente. Trata-se de um jogo com profundas raízes filosóficas 
que é jogado habitualmente com pequenas pedras ou sementes. 
Qual o objetivo desse jogo?
A Ficar sem pedras.
B Ficar com, no mínimo, duas pedras.
C Não deixar nem um buraco vazio.
D Capturar o maior número de pedras.
As brincadeiras com música são uma ótima oportunidade para desenvolver no educando as qualidades do 
movimento expressivo. Com relação às brincadeiras com música, classifique V para as sentenças verdadeiras e F 
para as falsas:
( ) As qualidades do movimento expressivo são caracterizadas como: leve/pesado, forte/ fraco, rápido/lento, 
fluido/interrompido, intensidade, duração, direção.
3
4
( ) Brincadeiras com música não visam a adoção de atitudes de valorização e apreciação de manifestações 
expressivas.
( ) As brincadeiras com música auxiliam o educando a conhecer algumas técnicas de execução de movimentos 
e utilizar-se delas.
( ) Brincadeiras com música são capazes de promover a improvisação nos alunos e de construir coreografias.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V – F – V – F.
B V – F – F – V.
C F – V – V – V.
D V – F – V – V.
No sentido transversal, são apresentados temas estruturadores que compõem o campo de conhecimento da 
Educação Física nos anos finais do Ensino Fundamental. Os conhecimentos que compõem essa imensão reúnem 
saberes produzidos pela experimentação da prática corporal como os conhecimentos conceituais sobre sua 
estrutura e dinâmica, além dos significados a elas atribuídos. 
Sobre isso, assinale a alternativa CORRETA que apresenta esses temas estruturadores:
A Dança; Hidroginástica e Lutas.
B Esporte; Ginástica (exercícios físicos) e Lutas.
C Esporte e Ginástica (exercícios físicos), apenas.
D Ginástica e jogos de tabuleiro.
As atividades recreativas elaboradas durante a prática profissional devem ser aplicadas na busca de valores 
educacionais, sendo desenvolvidas com objetivos preestabelecidos e organizados para sua execução. Elas são de 
grande importância para a formação do ser humano, em todo o seu desenvolvimento integral. Diante disso, 
analise a situação a seguir: Antônio, professor de Educação Física, iniciou suas atividades profissionais na 
5
6
Escola X. Ao conhecer os arredores da pequena cidade, percebeu que as crianças da vila não tinham o hábito de 
andar de bicicleta, nem de jogar futebol nas ruas. Com o tempo, percebeu também que elas não apresentavam 
interesse em realizar as atividades propostas durante as aulas de Educação Física. Sobre qual deve ser o enfoque 
do professor diante desta situação apresentada pelos alunos da comunidade, assinale a alternativa CORRETA:
A Adotar atividades que possuem níveis de esforço intenso para desenvolver as habilidades básicas.
B Promover atividades que integre jogos e brincadeiras com regras simples, para facilitar a compreensão e
despertar o interesse.
C Desconsiderar a possibilidade de utilizar atividades competitivas para não gerar conflitos entre os alunos.
D Evitar a diversidade nas atividades lúdicas, adotando um modelo de aulas de Educação Física pautada na
metodologia tradicional.
De acordo com a teoria histórico-cultural, o homem aprende por meio das atividades que realiza, orientado por 
parceiros mais experientes. Os processos psicológicos superiores (a inteligência, a memória, a personalidade, a 
consciência, as emoções etc.) são funções especificamente humanas que ocorrem a partir dos processos de vida 
social e se desenvolvem especialmente na atividade principal da criança. 
De acordo com a teoria hitórico-cultural, qual a atividade principal da criança nesse processo?
A Concentrar.
B Jogar.
C Estudar.
D Brincar.
A gama de esportes, jogos, lutas e ginásticas existentes no Brasil é imensa. Cada região, cada cidade, cada escola 
tem uma realidade e uma conjuntura que possibilitam a prática de uma parcela dessa gama. 
De acordo com os PCNs de Educação Física Referente aos Esportes Coletivos, assinale a alternativa CORRETA:
A Corridas de velocidade, de resistência, com obstáculos, de revezamento; saltos em distância, em altura,
triplo, futebol de campo, futsal, basquete, vôlei, vôlei de praia, handebol.
B Amarelinha, gato mia, pique-esconde, pular corda, tiro ao alvo.
C Futebol de campo, futsal, basquete, vôlei, beisebol, tênis de mesa.
7
8
D Futebol de campo, futsal, basquete, vôlei, vôlei de praia, handebol, futvôlei etc.
Para analisar a dimensão simbólica, devemos, mesmo que isso pareça arbitrário, decompor o brinquedo segundo 
determinados aspectos. 
A respeito da representação, assinale a alternativa CORRETA:
A
Preliminar à própria significação, à sua própria possibilidade. A originalidade do brinquedo provém dessa
capacidade de ser um meio de expressão com volume. É um objeto dotado de significação, mas que continua
sendo um objeto.
B Essa palavra tem origem latina. Vem de vinculum que quer dizer laço, algema, e é derivada do verbo vincire,
que significa prender, seduzir, encantar. Vinculum virou brinco e originou o verbo brincar.
C
O brinquedo pode representar a realidade ou reproduzir um mundo imaginário. Até mesmo antes de ser
manipulado de forma lúdica, o brinquedo já representa uma significação incutida pela cultura na qual a
criança está inserida.
D A palavra jogo é originária do latim iocus, e significa brinquedo, folguedo, divertimento, passatempo sujeito
a regras, ou até mesmo uma série de coisas que formam uma coleção.
Acontece quando as metodologias e conhecimentos de outras disciplinas podem ser utilizados por professores de 
diversas áreas do conhecimento.
Que nome damos a essa ação?
A Base comum curricular.
B Interdisciplinaridade.
C Multidisciplina.
D Desenvolvimento social.
9
10
(ENADE, 2010) Para Roger Caillois, os jogos podem ser classificados em quatro modalidades: 
competitivos (agon), aleatórios (sorte), dramáticos (mimesis) e de êxtase (ilinx). Um programa de esporte e lazer 
comunitário deve ampliar e diversificar a oferta de atividades ludorrecreativas que denotem correspondência com 
as necessidades e os interesses da população envolvida. Identifique as atividades que podem serclassificadas 
conforme alguma das modalidades de jogos apresentadas por esse autor. 
I- Bingo. 
II- Danças circulares. 
III- Passeio de bicicleta. 
IV- Brincadeiras de pegar. 
V- Corrida em volta da praça. 
Podem ser classificadas segundo esse autor apenas as atividades: 
FONTE: CAILLOIS, R. Os jogos e os homens. Lisboa: Portugal, 1990.
A II, III e IV.
B I e V.
C I, II e IV.
D I, III e V.
(ENADE, 2014) Considere a situação em que uma professora da Educação Infantil, há cinco anos, prevê, no 
planejamento de suas aulas, a utilização de muitas brincadeiras em sala, que está organizada para atender às 
crianças em seus aspectos físicos, cognitivos, afetivos e motores. Considere, ainda, que, em determinada aula, 
seus alunos organizaram a sala para simular o atendimento a animais machucados e doentes. Enfileiraram bichos 
de pelúcia e começaram a tratá-los e medicá-los. Colocaram na porta uma placa que indicava que a sala era um 
consultório veterinário. Alguns alunos vestiram aventais e outros atuaram como atendentes ou donos dos animais. 
Com base na situação descrita, infere-se que, entre os objetivos da atividade realizada pela professora, inclui-se o 
de: 
I- Ensinar comportamentos sociais, por meio de processos de interação que se iniciam aos três anos de idade e, 
portanto, correspondem um nível mais elementar do desenvolvimento cognitivo da criança. 
II- Desenvolver a sociabilidade e o senso de cooperação na criança. 
III- Demonstrar às crianças a capacidade delas para agir como adultos, constituindo um ritual de passagem da 
infância para a adolescência. 
IV- Auxiliar no desenvolvimento da imaginação e da capacidade de utilização de símbolos representativos de 
pessoas e coisas do mundo real. 
 
É correto o que se afirma em:
A I, apenas.
B I,III e IV.
C II e III.
D II e IV.
11
12
Imprimir

Mais conteúdos dessa disciplina