Buscar

envelhecer com saúde (1)


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

ENVELHECER COM SAÚDE: ESTIMULANDO O AUTOCUIDADO
1. Introdução
No Brasil, a expectativa de vida tem sofrido, nas últimas décadas, variadas mudanças. Uma delas é o aumento da população idosa, uma vez que a queda da mortalidade e fecundidade, encontram-se juntos ao processo de crescimento populacional.
Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que a idade mediana da população brasileira chegará a 45,6 anos em 2060. E no mesmo ano o percentual de pessoas com mais de 65 anos será de 25,5%, ou seja, 1 pra cada 4 brasileiros serão idosos. 
A mesma pesquisa realizada pelo IBGE indica que no ano de 2039 o número de idosos com mais de 65 anos excederá o de crianças de até 14 anos, o que acelera a trajetória de envelhecimento da população. Assim, essa população necessitará de um cuidado diferenciado, envolvendo diferentes níveis de atenção.
Inúmeras transformações naturais acometem o indivíduo, como mudanças físicas, psicológicas e sociais influenciando diretamente a saúde e qualidade de vida de idosos, entretanto o estilo de vida adotado durante toda a vida pode acelerar de forma precoce alterações orgânicas e mentais. Logo, necessitam de intervenção por meio de ações de promoção da saúde.
A ações educativas é uma das principais estratégias de promoção de saúde, elas estimulam as pessoas a refletirem sobre sua condição de vida, saúde e as ações exercidas em relação ao autocuidado como também sua interação entre a condição de saúde, o meio o qual está inserido e o contexto familiar.
Recomenda-se que o envelhecer seja compreendido como algo que passa pelo modo de como se vive, ou seja, deve-se atentar para atitudes saudáveis tais como: atividade física regular, alimentação adequada, o não uso de substâncias químicas e/ou psicoativas, higiene pessoal. Assim pessoas que mantém esse modo de vida mesmo sendo acometidas por patologias comuns a terceira idade, como hipertensão arterial sistêmica ou diabetes mellitus, dificilmente desenvolverão características acentuadas de fragilidade e poderão usufruir de uma vida sem tantas limitações ou incapacidade funcional.
De tal modo, o objetivo desse trabalho é descrever o projeto, “Envelhecer com saúde: estimulando o autocuidado, no qual será evidenciado para o público-alvo a importância do autocuidado, promovendo a saúde e prevenindo agravos, além de possibilitar a aproximação e troca de saberes entre a comunidade e os profissionais de saúde.
2. MATERIAIS E MÉTODOS
Trata-se da descrição de um escopo do projeto voltado para a promoção da saúde de idosos a partir de 60 anos de idade, no qual será realizado no mês de outubro de 2022 na UBS da zona sul de Teresina-PI. O projeto foi idealizado e será realizado por discentes do curso de Enfermagem e coordenado pela docente responsável pela turma.
O projeto ocorrerá durante 4 semanas, sendo 1 encontro por semana, onde realizaremos junto com os idosos, palestras, apresentações e aplicações de dinâmicas através de ações educativas e lúdicas. Os temas para as atividades foram escolhidos a partir de problemas que se fazem presentes no cotidiano dos idosos devido a patologias comuns na terceira idade.
PRIMEIRA ATIVIDADE
(Atividade voltada para o acolhimento, onde os idosos passam a se conhecer e estabelecem vínculos entre si, facilitando a interação do grupo).
SEGUNDA ATIVIDADE
(Atividade voltada para conhecimento de como aferir pressão e glicemia).
TERCEIRA ATIVIDADE
(Atividade voltada para demonstração de alimentação saudável).
QUARTA ATIVIDADE
(Atividade voltada para o estimulo e demonstração de atividade física, incluindo musicoterapia e dança).
3. RESULTADOS E DISCUSSÕES 
4. REFERÊNCIAS