Buscar

AV - » PSICOLOGIA SOCIAL I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
		
		
	 
	Fechar
	Avaliação: AV» PSICOLOGIA SOCIAL I 
	Tipo de Avaliação: AV 
	Aluno: 
	Professor:
	MARIA THEREZA TOLEDO
	Turma: 
	Nota da Prova: 8,0        Nota de Partic.: 1        Data: 26/08/2015 
	
	 1a Questão 
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	Será que o fato de estar em um grupo afeta o nosso desempenho nas tarefas que realizamos? Numa situação onde você se encontra puxando a corda na brincadeira "cabo de guerra" em uma festa de crianças, onde os pais de um grupo lutam contra os pais de outro grupo, você decide não se esforçar tanto quanto poderia. Como é denominada e como caracterizamos esse tipo de conduta? 
		
	
Resposta: Vadiagem Social, em tarefas coletivas que não somos responsável direto do sucesso ou fracaso, não somos tão exigido e tendemos a relaxar o nosso desempenho. Outro exemplo são os trabalhos em grupos nas escolas, que determinados alunos não participa e só coloca o nome no trabalho.
	
Gabarito: o aluno deverá descrever que essa conduta é denominada Indolência Social e refere-se à tendência de membros de um grupo gastar menos esforços na realização de tarefas em grupo em comparação dos esforços mostrados quando realizam as mesmas tarefas sozinhos. 
	
	
	 2a Questão 
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	A psicologia social define atitude como sendo uma organização duradoura de crenças e cognições em geral, dotada de carga afetiva pró ou contra um objeto social definido, que predispõe a uma ação coerente com as cognições e afetos relativos a este objeto. As atitudes seriam compostas por três componentes claramente discerníveis: o componente cognitivo, o componente afetivo e o componente comportamental. Considerando este contexto, descreva em que consiste o componente afetivo das atitudes.
		
	
Resposta: Cognitivo, está relacionado ao pensamento lógico, focado sucesso da escolha, ex. A compra de um carro novo, observando, potencia do motor, preço, revenda. etc Afetivo, está relacionado com os sentimentos, emoções, alegria, bem estar, ex. A escolha de um local de viagem pela lembrança de guando era criança já esteve com seus pais neste local. Comportamental, está relacionada com o comportamento em si, sem a presença do componente afetivo e nem cognitivo, ex. Uma pessoa gosta de esporte (basquete), e encontra um amigo e lhe faz um convite para correr na praia, apesar de nunca tivesse corrido na praia, aceita o convite.
	
Gabarito: O componente mais característico de uma atitude é o componente afetivo. Nisto as atitudes diferem, por exemplo, das crenças e das opiniões que, muitas vezes se integrem a uma atitude suscitando um afeto positivo ou negativo em reação a um objeto e predisposição à ação, não são necessariamente impregnados de conotação afetiva. Os componentes cognitivos e afetivos das atitudes tendem a ser coerentes entre si; a destruição da congruência afetivo-cognitiva através da alteração de qualquer um destes componentes põe em movimento processos de restauração da congruência, os quais, sob certas circunstâncias, conduzirão a uma reorganização atitudinal através de uma mudança complementar no componente não alterado previamente.
	
	
	 3a Questão 
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Os comportamentos pró-sociais são aqueles que representam ações ou atividades consideradas como socialmente positivas, visando atender às necessidades e ao bem-estar de outras pessoas, como, por exemplo:
		
	
	a socialização
	
	a interação
	
	a agressão
	
	a cooperação
	
	a individualidade
	
	
	 4a Questão 
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Normalmente, prestamos enorme atenção ao que o outro fala quando interagimos. Mas, na verdade, as palavras que ouvimos não representam a totalidade do que percebemos no momento. Existe outra fonte de informação muito importante além da fala que, muitas das vezes, percebemos sem tomar plena consciência delas. De acordo com o texto acima, estamos nos referindo a:
		
	
	Estereótipo
	
	Comunicação não verbal
	
	Comunicação verbal
	
	Comportamento Social
	
	Atribuição de causalidade
	
	
	 5a Questão 
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Uma mulher de 35 anos está fazendo uma rigorosa dieta para emagrecer. Sua maior dificuldade é gerenciar os horários da alimentação. Ela precisa comer a cada três horas e evitar ingerir líquidos durante as refeições. Além disso, ela está evitando doces, frituras, massas e refrigerantes. Mas, hoje, ao final do horário do trabalho, os seus colegas preparam uma festa surpresa para o gestor, com bolo, muitos doces, salgadinhos e refrigerante. Ela decidiu dar um abraço no chefe, ficar uns 15 minutos na festa, cumprimentar a todos e ir embora sem comer nada. Ao chegar em casa ela ficou muito feliz por ter conseguido resistir à tentação. Se correlacionarmos o caso citado com o conceito de autocontrole percebido, podemos afirmar que:
		
	
	A noção de autocontrole percebido não se aplica ao caso descrito na questão.
	
	Houve um autocontrole exercido, sem consciência da situação e do problema, o que pode fazer com ela caia em tentação de comer demasiadamente da próxima vez.
	
	Houve apenas um autocontrole exercido o que não promove a capacidade de persistir com a dieta.
	
	A noção de autocontrole exercido não se aplica ao caso descrito na questão.
	
	Houve um autocontrole percebido e a noção da capacidade de autoeficácia para persistir com a dieta.
	
	
	 6a Questão 
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	O termo facilitação social foi utilizado por Floyd Allport para significar a influência da presença de outras pessoas no desempenho de um indivíduo. Sobre o tema, seguintes as seguintes afirmativas: I - Watson (1928) e Shaw (1932) verificaram que o trabalho individual é mais eficiente na resolução de tarefas, devido a um maior número de ideias apresentadas e de debates esclarecedores. II - Na opinião de Zajonc (1965), o trabalho individual é mais eficaz quando se trata de aprendizado, enquanto a atuação dos indivíduos em grupo é mais eficaz quando se trata de respostas já bem aprendidas. III -Esses estudos desembocaram nos estudos de comportamento grupal, do inter-relacionamento entre seus membros, a emergência de liderança, os fatores que levavam um membro a comunicar-se com o outro. A partir das afirmativas anteriores, assinale a alternativa correta: 
		
	
	as afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	as afirmativas II e III estão corretas
	
	apenas a afirmativa II está correta.
	
	as afirmativas I e II estão corretas.
	
	apenas a afirmativa III está correta
	
	
	 7a Questão 
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	No que diz respeito a classificação de atitudes, analise o exemplo a seguir: Maria escolhe suas viagens em função de um ou outro local estar relacionado com alegria ou bem-estar, independentemente do que os guias turísticos ou as outras pessoas possam informar a respeito. Esse seria um exemplo de atitude de base:
		
	
	Cognitiva
	
	Afetiva
	
	Expressiva 
	
	Behaviorista
	
	Comportamental
	
	
	 8a Questão 
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Os preconceitos se referem, de uma forma ou de outra, a atitudes ou comportamentos negativos direcionados a indivíduos ou grupos, baseados num julgamento prévio que é mantido mesmo diante de fatos que o contradigam. Podemos identificar como fonte de origem para os preconceitos:
		
	
	A profecia auto-realizadora que faz com que, gradativamente, o sujeito vá atendendo às expectativas do outro.
	
	A facilitação social que acaba por influenciar o sujeito no sentido de se opor a determinados grupos minoritários.
	
	O processamento cognitivo da informação distorcida que acaba por resultar em atitudes incompatíveis com a realidade.
	
	As heurísticas de disponibilidade que com frequência provocam erros de interpretação por parte do indivíduo.
	
	Osestereótipos que são, na verdade, apenas uma forma de simplificar e agilizar nossa visão de mundo.
	
	
	 9a Questão 
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A Psicologia Social estuda o processo de tomada de decisão e influencia que o outro exerce nesse processo. Ele possui três fases que são denominadas:
		
	
	Fase pré-decisional, tomada de decisão e fase pós-decisional
	
	Fase pré-decisional, fase intermediária e fase pós decisional
	
	Fase inicial, tomada de decisão e fase intermediária
	
	Fase inicial, fase intermediária e fase pós-decisional
	
	Fase decisional, fase intermediária e fase pós-decisional
	
	
	 10a Questão 
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Dentro da interpretação de justiça nas relações interpessoais, pode-se dizer que um desses tipos apresenta uma percepção sobre o que se tem e o que gostaria de ter, esta recebe o nome de:
		
	
	Justiça alternativa 
	
	Justiça normativa 
	
	Justiça distributiva 
	
	Justiça retributiva 
	
	Justiça restaurativa 
	
	
	
Parte inferior do formulário