Buscar

Desafio - reengenharia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Desafio
A Reengenharia surge em um momento de crise em que o mercado econômico e, consequentemente, todas as empresas sofrem com a instabilidade do câmbio, a inflação, a deflação e a falta de credibilidade nos governos. No Brasil,  essa crise ainda mais agravada, influenciando diretamente nos negócios, com empresas fechando as portas, custos altos de produção e poder de compra reduzido. Enfim, havia a necessidade de uma reação em novos rumos a seguir  e estes momentos propiciaram oportunidades e ameaças para as pessoas e as organizações. Neste caso, a partir da crise, se apresentou uma nova forma de fazer as coisas, sendo lançada uma nova técnica de gestão, quando todo o mercado mundial estava ansioso por alguma saída, criando um grande alvoroço no meio empresarial devido a ansiedade em resolver todos os seus problemas. Na década de 90, fim do século XX, a Reengenharia vira referencial a ser seguido em todas as organizações em prol de resultados mais efetivos, maiores lucros e redução de custos.
Diante disso, quais aspectos devem ser considerados antes da adesão de uma nova técnica de gestão como a Reengenharia, em uma empresa que passa por este momento de crise e com alto grau de risco?
Padrão de resposta esperado
Na Reengenharia, assim como em toda nova técnica de gestão que surge, há o anseio para que se utilize nas organizações imediatamente, quase como um modismo a ser repetido por todos. Porém, cada empresa tem suas peculiaridades, portes e tipos de negócio diferenciados. Para isso, há a necessidade de diagnosticar e avaliar se aquela técnica a ser implementada é adequada para aquela empresa, naquele momento. A Reengenharia por exemplo, traz mudanças muito profundas na forma de Administrar e de repensar o trabalho, podendo causar - caso fracasse - grandes estragos na sua imagem interna e externa, e as empresas vivem daquilo que demonstram e do que é para os seus clientes e funcionários. Por isso a confiança é algo que precisa de atenção. Para a implementação da Reengenharia,o principal componente é a adesão de toda a organização perante o entendimento de tudo o que será alterado, e implantado de novo, necessitando do engajamento e esforço colaborativo de todos.

Continue navegando