Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
PLANO DE NEGÓCIO COSMÉTICO E PERFUMARIA

Pré-visualização | Página 1 de 1

1
Daiane Cordeiro Santos Rosa Duarte
PLANO DE NEGÓCIO – COSMÉTICO E PERFUMARIA
CASCALHO RICO/MG 2022
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO	3
ANÁLISE DE MERCADO	3
ESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA A LOJA	4
PLANO OPERACIONAL	5
PLANO FINANCEIRO...........................................................................................5
5.1 Estimativas de gastos fixos.............................................................................5
AVALIAÇÃO DO PLANO DE NEGÓCIO..............................................................................................................6
REFERÊNCIAS	6
1. INTRODUÇÃO
Nesse relatório apresenta-se informações sobre qual é a forma de atuação da empresa de cosméticos Beleza Única (fictícia), criada em 2011, e diante desse cenário político e econômico que o país atravessa a empresa, de pequeno porte, precisa analisar se ainda vale a apena manter ou ampliar investimentos, sem afetar o quadro de funcionárias com possíveis demissões.
Beleza Única atua no ramo de comércio de cosméticos, perfumaria, higiene pessoal e produtos de tratamento estético em geral, especialmente voltado para o público feminino. Os produtos mais vendidos são da linha de tratamento e embelezamento de cabelos e cremes para massagem corporal.
A empresa oferece produtos de qualidade, modernos e inovadores que comparados a outras marcas mais conhecidas, proporcionam as mesmas finalidades, com preços acessíveis. Trabalha também com produtos de marcas famosas a preços mais elevados. Seus produtos são adquiridos direto dos fornecedores. Com alguns dos seus fornecedores, mantém representação exclusivas de suas marcas, especialmente de produtos importados destinados a tratamentos intensivos de cabelo e estética facial.
· Missão da empresa: Comercializar produtos que atenda às necessidades do cliente. Garantir as tendências de mercado altamente renováveis nesse ramo. Manter atendimento individual e especializados para profissionais de estética e beleza de salões e clinicas de tratamento estético.
· Visão da empresa: Ser referência no município pelo conjunto de marcas disponíveis, qualidade e preços. Ser considerada como a melhor opção por clientes, funcionários e fornecedores devido à qualidade dos produtos, atendimento e relacionamentos.
· Valores: Honestidade, comprometimento com a qualidade e a valorização do capital humano. Inovação, melhora contínua.
2. ANÁLISE DE MERCADO
A empresa está bem localizada, em área central da cidade, oferece um espaço amplo e estacionamento próprio. Atendimento diferenciado por disponibilizar ambiente para teste de produtos de maquiagem. Trabalha com produtos de marcas tradicionais e outras que são menos conhecidas que permite a venda com preços acessíveis.
As maiores concorrentes que a empresa enfrenta são as redes de farmácias, supermercados e lojas de departamentos que vendem os produtos mais procurados por preços bem mais em conta devido a condição de terem uma diversidade de outros produtos que concorrem para as estratégias de lucro.
No momento a crise do COVID19, a elevação do dólar e o alto índice de desemprego, está enfraquecendo a economia brasileira e refletindo diretamente no poder de compra da população, no ramo de cosméticos não é diferente. Ainda que a crise se reflita nessa atividade, os produtos que antes eram reconhecidos como luxuosos e dispensáveis, hoje independente da classe social, são tidos como necessários para cuidados de higiene e bem estar. Esse conceito deve ser explorado pelo empreendedor, assim como a manutenção dos preços como forma de estimular a venda.
3. ESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA A LOJA
Público alvo: consumidores finais, em geral mulheres; clínicas de estéticas, esteticistas e profissionais da área de beleza.
Alvo de consumo: cosméticos, perfumaria, higiene pessoal e produtos de tratamento estético em geral e toucador
Concorrentes: farmácias, supermercados e lojas de departamentos
Vantagem competitiva: Localização; ausência de lojas especializadas no ramo.
Inclusive a loja também vende os produtos de toucador multimarcas: pentes, unhas postiças, lixas de unhas, ceras depiladoras, algodão em disco, lenços umedecidos, palitos de madeira, luvas, removedores de esmalte, esmaltes. A variedade de produtos da loja inclui marcas de xampus, condicionadores, perfumes e cremes hidrantes e de massagens, sabonetes líquidos, reparadores de pontas de cabelos, esmaltes.
A loja faz venda de produtos que são conhecidos e recomendados por usuárias e profissionais da área, pela qualidade e preço. A política de preços da loja oferece produtos com preço dentro da média de mercado e produtos mais populares, de marcas conhecidas voltados para a classe C inspirados em marcas da classe A. Os produtos mais vendidos pela concorrência são identificados e também oferecidos como forma de atrair a clientela.
4. PLANO OPERACIONAL
Por ser uma empresa pequena, o plano de negócios para os próximos 12 meses deve manterá as seguintes estratégias:
5. PLANO FINANCEIRO
O capital inicial da empresa Beleza Única é próprio, proveniente de economias pessoais. O local de funcionamento também. Móveis e equipamentos quitados. A folha de pagamento está sendo garantida por vendas de produtos indispensáveis à higiene e tratamento de beleza.
5.1. Estimativas de gastos fixos
	
	
Considerando o valor total de custos fixos aproximado a 12.000,00 (doze mil reais), estima-se que o faturamento para não causar prejuízo seja no mínimo de R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais).
6. AVALIAÇÃO DO PLANO DE NEGÓCIO
Com as incertezas no ambiente nacional, faz com que o consumidor pesquise novas formas de consumo e consequentemente abrir mãos de certos investimentos. No ramo de cosmético e perfumaria isso representa oportunidade para a participação de pequenas marcas para indicar produtos substitutos a preços moderados.
Portanto a empresa ainda pode manter-se no mercado, sem a necessidade de ampliar investimentos, mas mantendo o giro de produtos indispensáveis mesmo que com margem mínima de lucro. Deve manter o quadro de funcionárias para preservar a qualidade de atendimento e não perder funcionários capacitados para o mercado concorrente.
REFERÊNCIAS
COMO FAZER UM PLANO DE NEGÓCIOS SIMPLES, PASSO A PASSO. A Samba Tech 27/11/2021. Disponível em: <https://sambatech.com/blog/insights/plano-de-negocios/>. Acesso em: 20 de jul. de 2022.
Confira os 13 passos necessários para fazer uma análise de mercado. FOCCO Solução de Gestão 04/06/2019. Disponível em: <https://foccoerp.com.br/blog/analise-de-mercado/>. Acesso em: 29 de jul. de 2022.
Como Elaborar um Plano de Marketing. Sebrae. Disponível em: <https://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/UFs/MG/Sebrae%20de%20A%20a%20Z/Plano+de+Marketing.pdf>. Acesso em: 29 de jul. de 2022.
Planejamento operacional: Entenda o que é e como colocá-lo em prática na sua agência. Agências de Resultados 22/03/2021. Disponível em: <https://resultadosdigitais.com.br/agencias/planejamento-operacional/>. Acesso em: 31 de jul. de 2022.
PLANO FINANCEIRO: ESSENCIAL PARA O SEU PLANO DE NEGÓCIOS. 4 Cinco. Disponível em: <https://4cinco.com/plano-financeiro/>. Acesso em: 03 de Ago. de 2022.
1
 
 
D
aiane 
C
ordeiro 
S
antos 
R
osa 
D
uarte
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
PLANO DE NEGÓCIO 
–
 
COSMÉTICO E PERFUMARIA
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
CASCALHO RICO/MG 2022
 
1 
 
Daiane Cordeiro Santos Rosa Duarte 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
PLANO DE NEGÓCIO – COSMÉTICO E PERFUMARIA 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
CASCALHO RICO/MG 2022